Amanhã, dia 14 de maio, a exibição do filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial” marca o início do projeto “Educação Pelo Cinema”, uma atividade de extensão da Faculdade de Educação - FAED da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O projeto Educação pelo Cinema tem como finalidade usar os filmes como ferramenta lúdica para estimular o debate sobre os desafios da educação.
Nesta edição de 2011, o projeto terá como tema a inclusão social, com o objetivo de promover um espaço de debate e reflexão sobre as situações cotidianas experienciadas pelas pessoas com necessidades educacionais especiais, com ênfase para as relações interpessoais, a escola, o trabalho e o lazer.
O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI) e está sob coordenação das professoras Grazielly Vilhalva Silva do Nascimento, Aline Maira da Silva e Janete de Melo Nantes.
Primeira sessão
O filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial” conta a história de Ishaan Awasthi, um menino que já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente. Segundo o menino, as letras dançam em sua frente e ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção.
Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança como as outras.
Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho e de sua vida. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua vontade de viver.
“Como estrelas na terra – toda criança é especial” será exibido no próximo dia 14, sábado, das 14 às 18 horas, no cineauditório da Unidade I da UFGD, que fica da rua João da Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. Nesse dia será feita a inscrição das pessoas interessadas em participar do projeto de extensão, que totaliza 40 horas, e que dá direito a um certificado ao final das atividades. Serão oferecidas 80 vagas e a inscrição é gratuita.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ambiental apreende animais silvestres abatidos em patrulhamento
Tarifaço: Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade

Foragido morre após invadir casa e se esconde sob veículo
Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas
CORUMBÁJustiça mantém condenação por morte de recém-nascido em hospital
OMS recomenda lenacapavir injetável para prevenção do HIV
CAMPO GRANDEFerido a facadas por ex ciumento está internado em estado grave

Seminário sobre Violência contra Mulheres será em 31 de julho

Polícia Civil prende dupla envolvida em furto de caminhonetes
Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
Mais Lidas

Morre em Dourados Jaime Carvalho, proprietário da tradicional Banca do Jaime

Padrasto é preso acusado de estupro de enteadas após denúncia da irmã mais velha

Carro pega fogo após colisão, homem morre e menor fica ferido em Dourados
