domingo, 16 de março de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CULTURA

Grafites transformam muros da Unidade 1 da UFGD em poesia

10 outubro 2017 - 06h35Por Da Redação

“Arte que muda a rua, muro que vira poesia” faz parte do nome do I Festival de Grafite e representou bem o que foi realizado no último sábado nos muros da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A Unidade 1 agora chama a atenção de quem passa pelas ruas Olinda Pires de Almeida, Firmino Vieira de Matos e Gustavo Pavel por apresentar versos e imagens de indígenas, pantaneiros, jacarés, seriemas, araras, tuiuiús, tucanos, erva mate, flores e árvores.

A partir do tema “Mato Grosso do Sul: Sua Gente, Sua História e Sua Cultura”, em alusão aos 40 anos de criação do estado, foram colocadas em prática as seguintes propostas selecionadas via edital: “Avanço Sul-mato-grossense”, do grafiteiro Diego Henrique de Campos; “Caminhantes”, de Gabriel Freire Coelho Auto; “Araruana”, de Gislene Denize Brandão de Almeida e; “Cores do Sul”, de Renato Luiz Masson.

Para a coordenadora de cultura da UFGD, Gicelma Chacarosqui, o evento expandiu as políticas culturais da universidade para contemplar a arte urbana, com o grafite e o hip hop, e superou muito as expectativas. “A materialização das propostas e das oficinas foi lindo de ver. É inenarrável”, contou a coordenadora entusiasmada. Agora para a edição de 2018 do Festival, a idéia inicial é fazer grafite na Unidade 2, em ação articulada com as Faculdades.

Também neste sentido de aproximação com a comunidade, Giovana Inglês – que fez a obra “Caminhantes” com Gabriel Freire Coelho Auto – defendeu o grafite como uma forma de manifestação artística que reúne e usa o talento dos jovens de forma saudável, ainda mais em eventos como o da UFGD, em que os grafiteiros estão dentro da universidade.

Giovana e Gabriel e pesquisaram sobre o estado e a questão indígena para criar a proposta de grafite. A idéia de “Caminhantes” foi a de defender a educação como um instrumento para transformar a realidade e que pode ser usado pelos indígenas para a defesa dos seus direitos. Esse grafite usou diferentes estilos de grafia para apresentar os dizeres: Caminhante não há caminho, (caminho) se faz ao andar.

Além do grafite nos muros da Unidade 1, o Festival contou com as oficinas de Graffiti Real,  Stencil Arte e Graffiti Mural; o workshop “Grafitti e Escrita Urbana”, com Renderson Valentim; a exposição “Expressões” do artista plástico e grafiteiro Masson, de São José do Rio Preto (SP); apresentações de dança dos grupos Black Stars e Cris e Greg; de música com Sismo 9.5 e DJ Junex, batalha de rimas e campeonato de skate, por meio da parceria com o Coletivo Dourados City.

Durante a entrega da premiação do campeonato, Luan Damaso, do Coletivo Dourados City e estudante da UFGD, explicou que os prêmios eram simbólicos (produtos da marca DC Shoes) e que o objetivo foi mesmo de que a galera do skate e da tinta se divertissem. O resultado por categoria foi: Mirim – Paulo (1º lugar) e Pedro (2º lugar); Iniciante – Paulo Henrique (1º lugar) e Vitor (2º lugar); Amador – Guilherme Gui (1º lugar) e Luan Teixeira (2º lugar).

Também colaborando com a organização do evento, Denilson de Moraes, primeiro skatista profissional de MS (2005), disse que no estado o incentivo para qualquer esporte é difícil, ainda mais para o skate e que o Festival vai ficar na história de Dourados, com a universidade abrindo espaço para skate e grafite.
 
Confira mais fotos na página da UFGD no Facebook: https://www.facebook.com/pg/ufgdoficial/photos/?tab=album&album_id=1572876872758871

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação apreende quatro toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá
RECEITA

Operação apreende quatro toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá

Carreta carregada com óleo vegetal tomba no rodoanel da MS-306
ACIDENTE

Carreta carregada com óleo vegetal tomba no rodoanel da MS-306

Flamengo empata com Fluminense e conquista o 39º título carioca
FUTEBOL

Flamengo empata com Fluminense e conquista o 39º título carioca

Governo firma milésimo contrato de casas para vítimas de enchentes
Rio Grande do Sul

Governo firma milésimo contrato de casas para vítimas de enchentes

CBF abre processo eleitoral para escolha de Presidente
ESPORTE

CBF abre processo eleitoral para escolha de Presidente

ESPORTE

Norris vence caótico GP da Austrália; Bortoleto bate em estreia na F1

POLÍTICA

Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

ACIDENTE

Homem morre atropelado na BR-376 em Deodápolis

TRÁFICO

Passageiro que saiu de MS é preso com drogas em aeroporto de SP

ATAQUE

Jogador de futebol é baleado no pé antes de partida em Ivinhema

Mais Lidas

CAMPO GRANDE

Panificadora terá que indenizar em R$ 10 mil casal que encontrou larvas em pão

AVIAÇÃO CIVIL

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

INVESTIMENTOS

Prefeitura e governo do Estado lançam obras de infraestrutura em Dourados

CÂMARA DE DOURADOS

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências