quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Vegetais crucíferos: o que são e quais seus benefícios?

contatonutrifernanda@gmail.com

25 abril 2022 - 00h03

Vegetais crucíferos são um grupo diversificado que inclui brócolis, couve-flor, repolho, couve, rúcula, couve de Bruxelas, agrião e rabanete. Esses vegetais são ricos em nutrientes, incluindo vários carotenóides (beta-caroteno, luteína, zeaxantina), vitaminas (C, E, K e folato) e minerais (cálcio, ferro e potássio). Eles também são uma boa fonte de fibra. 

Os vegetais crucíferos contêm um grupo de substâncias conhecidas como glucosinolatos, que são produtos químicos contendo enxofre. Esses produtos químicos são responsáveis pelos benefícios à saúde que esses alimentos apresentam, como também pelo aroma pungente e sabor amargo. Pesquisas mostram que os glucosinolatos têm fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que promovem proteção às células de danos que causam doenças.

Neste sentido, vegetais crucíferos exibem propriedades anticancerígenas que podem contribuir para a redução do risco de cânceres de próstata, cólon, pulmão e mama. Os alimentos desta família também têm sido associados à redução do risco de doenças cardíacas e derrames.

Contudo, vegetais crucíferos, quando incluídos como parte regular da dieta diária (1 a 2 xícaras/ dia), estão associados a taxas mais baixas de doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Modificar hábitos alimentares não corresponde a ingerir um prato inteiro de hortaliças da noite para o dia, mas sim de melhorar a relação com os alimentos e introduzir gradualmente esses vegetais, dia após dia. Mude seus hábitos! 

*Fernanda Viana é mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Compulsão alimentar: como controlar?

O que são probióticos?

Descubra a melhor opção de óleo na cozinha

Não utilize óleo de coco para cozinhar

Vegetais crucíferos: o que são e quais seus benefícios?

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida