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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Vale a pena substituir o pão francês por tapioca?

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28 junho 2021 - 00h03

A farinha de tapioca, produzida a parir da fécula da mandioca, é rica em amido e contem baixo teor de proteínas, gordura e minerais, o que a torna um alimento de alto teor calórico. Já o pão francês, é feito com farinha de trigo, água, fermento e sal, possui um maior teor de gorduras, sódio e contem glúten, por isso, para celíacos e hipertensos, a tapioca é uma boa opção para substituição.

Tanto a tapioca como o pão francês são fontes de carboidratos, que fornecem energia para o organismo e possuem alto índice glicêmico, o que significa que ao serem digeridos no nosso organismo, são absorvidos rapidamente. Além disso, são pobres em micronutrientes (vitaminas e minerais).

Vale notar que a tapioca é pobre em fibras, por isso é aconselhável adicionar linhaça, gergelim, aveia e chia na massa antes do preparo para obtenção de fibras.

Em termos de calorias a tapioca não difere tanto do pãozinho, em 50 gramas de pão francês (1 unidade) contêm cerca de 150 calorias, aproximadamente a mesma quantidade de tapioca que possui 110 calorias em 3 colheres de sopa rasa (50 gramas). Atenção para quem tem o hábito de despejar o saquinho de tapioca direto na panela, saiba que você pode estar consumindo uma quantidade muito elevada de calorias, contribuindo assim para o ganho de peso.

Estes aspectos também estão relacionados à combinação do recheio de tapioca, que pode aumentar o conteúdo calórico do prato, tornando-o não tão saudável. É aconselhável optar por vegetais, legumes, queijo branco, atum, frango, ovos e frutas, evitando acrescentar queijos gordos, manteiga e alimentos açucarados (geleia, chocolates, creme de avelã e leite condensado).

Exemplificando, a tapioca não é vilã, assim como o pão francês também não. Todos os alimentos podem e devem ser consumidos com moderação e bom senso, já que uma dieta saudável deve ser variada e equilibrada. Por outro lado, sabe-se que entre a tapioca e o pão integral, a melhor opção é o pão integral. Substituir o pão branco pelo do tipo integral, por sua vez, é vantajoso, desde que o primeiro ingrediente da lista de ingredientes seja a farinha integral.

Portanto, a escolha entre a tapioca e o pão branco é indiferente! Nenhum dos alimentos é perfeito ou completo. Assim, ambos podem ser incluídos em uma dieta equilibrada.

Se você gosta de comer pão francês no café da manhã, consuma. Não precisa comer o que o modismo alimentar impõe, coma o que te traz prazer e o que te agrada. Analise se não é o excesso de pão que você está comendo que te faz mal. 

 

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