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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Tipos de Whey Protein: qual a diferença?

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03 maio 2021 - 00h03

Suplementos alimentares são amplamente utilizados, não apenas por atletas, mas também entre os praticantes de exercício físico, com o objetivo de aumentar o desempenho ou promover mudanças estéticas, principalmente relacionadas ao aumento da massa muscular e à redução da gordura corporal. Atualmente, mais de 50% da população brasileira utiliza algum tipo de suplemento alimentar, sendo o mais consumido pelos brasileiros o Whey Protein (WP). 

WP é um suplemento alimentar em pó que consiste em um concentrado de proteínas, do qual se utiliza como matéria-prima principal o soro do leite para sua produção. Possuem elevado valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada e são facilmente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo.

A prescrição do uso de suplementos nutricionais, como o WP, deve ser realizada por nutricionistas ou médicos especializados, após adequada avaliação nutricional. Porém, essa aquisição tem sido até mesmo por iniciativa própria. Contudo, vale esclarecer que, o consumo excessivo do suplemento, ou seja, a ingestão além das recomendações diárias, quando não calculada de maneira personalidade e individual, pode contribuir para o ganho de peso, além de comprometer o funcionamento de alguns órgãos.

Existem três tipos de produtos comercializados de Whey Protein, como Whey Protein Concentrado (WPC), o Whey Protein Isolado (WPI) e o Whey Protein Hidrolisado (WPH) que são classificados de acordo com a técnica utilizada, isto é, com seu grau de filtragem e de quebra das proteínas presentes, o que pode gerar dúvidas na hora da utilização. 

O Whey Concentrado foi primeiro a ser desenvolvido, sendo obtido na primeira etapa de produção, geralmente contém cerca de 80% de proteína e apresenta lactose. Refere-se a Whey Isolado o produto que passou por outras etapas de purificação no processo de fabricação, apresentando conteúdo proteico acima de 90% e retirada da lactose. Já o Whey Hidrolisado é o Whey Isolado após sofrer processo de hidrólise, ou seja, a quebra da proteína em fragmentos menores, o que facilitaria a digestão e absorção, porém a maior velocidade de absorção não resulta em maiores efeitos sobre o ganho de massa muscular e, portanto, o uso do Whey Hidrolisado só se faz necessário após análise individual do paciente.

Recentemente, é possível observar também os suplementos de Whey tipo “Blend’s” que possuem em sua composição vários tipos proteicos. A finalidade é obter um perfil completo de aminoácidos e promover diferentes tempos de absorção destes. Porém este tipo “Blend” proteico pode reunir somente proteínas de origem animal, ou ser acrescido de proteína vegetal no mesmo produto, podendo ser comercializado como uma estratégia da indústria de reduzir os custos da produção, já que proteínas de origem vegetal são extraídas com um custo menor para o fabricante, se comparadas às de origem animal. Assim, a intenção da indústria em adicionar proteína vegetal a este tipo de produto não é necessariamente aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes, mas alcançar maiores lucros. 

Leia o rótulo! Nele encontramos todos os ingredientes que o Whey Protein possui, sendo importante classificá-los de acordo com a quantidade de cada ingrediente. Geralmente, o primeiro ingrediente listado no rótulo é aquele que está mais presente no produto. Portanto, é provável que a WPI, WPC ou WPH apareça primeiro. Estes acrônimos representam o tipo de filtragem do soro de leite. Por fim, se você está comprando um produto proteico, ele deve conter proteína! Fique esperto!

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

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