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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Quais são os suplementos que melhoram diretamente o desempenho esportivo?

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24 maio 2021 - 00h03

Os suplementos esportivos desempenham um papel importante na conduta nutricional esportiva de atletas. São muito procurados por esportistas fisicamente ativos, principalmente porque são produtos atraentes que podem melhoram o desempenho físico. Entretanto, existem muitas substâncias vendidas em países do mundo inteiro, incluindo o Brasil, que têm pouca ou nenhuma eficácia e são consideradas prejudiciais à saúde.

Trabalhos científicos avaliados em meta-análises e revisões científicas de boa qualidade, demonstram que os únicos suplementos que possuem eficácia comprovada e direta no desempenho dos atletas, são: cafeína, creatina, nitrato (presente nas folhas verdes – espinafre, rúcula, aipo - e na beterraba), beta-alanina e bicarbonato de sódio.

A cafeína é um estimulante e tem provado melhorar o desempenho atlético em situações baseadas de resistência e em tarefas de sprint de curto prazo, supramáximos e / ou repetidas.

A suplementação com creatina monohidratada pode aumentar a força e potência muscular, contribuindo na massa magra.  Por esse motivo, é uma escolha popular para atletas de força como fisiculturistas, praticantes de CrossFit, velocistas ou jogadores de futebol.

O nitrato dietético (NO3-) é um suplemento popular que tem sido comumente investigado para avaliar benefícios para exercícios submáximos prolongados e esforços de alta intensidade, intermitentes e de curta duração. O nitrato aumenta a disponibilidade do óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico melhora o desempenho de certos tipos de fibras musculares contribuindo na eficiência respiratória celular, sendo um suplemento comumente utilizado entre corredores, remadores, triatletas e ciclistas.

A suplementação da beta-alanina pode intensificar a capacidade de tamponamento intracelular, capaz de reduzir a acidose responsável pela fadiga nos músculos e oferece efeitos benéficos no desempenho sustentado de exercícios de alta intensidade, melhorando a resistência.

Por outro lado, o bicarbonato de sódio atua como um agente tamponador do sangue e pode ser benéfico para exercícios de alta intensidade com duração de até 10 minutos, especialmente útil durante a última parte de um esforço árduo. Corredores, ciclistas e remadores são grupos de atletas que podem se beneficiar com o uso de bicarbonato de sódio.

Estes são cinco exemplos de suplementos que aumentam o desempenho e podem ser úteis para usar em conjunto a uma dieta saudável.

Lembre-se: a eficácia dos suplementos depende de vários fatores. Diferentes esportes e disciplinas exigem estratégias específicas baseadas nas características fisiológicas do exercício, tipo de treinamento (duração, frequência, intensidade), nível de aptidão física e saúde do indivíduo. Além disso, estratégias nutricionais específicas devem ser utilizadas em cada etapa. Treinamento, pré-competição, competição e recuperação. Não utilize suplementos sem prescrição. Procure um nutricionista!

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

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