O planejamento alimentar atua como uma direção na alimentação otimizando tempo e facilitando a obtenção da saúde e, consequentemente, o alcance do peso adequado.
O ato de planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece é de extrema importância, pois de fato o planejamento das refeições, desde a compra até o consumo do alimento ou da preparação culinária, reduz a probabilidade de ingestão de alimentos processados e ultraprocessados, além de facilitar a adesão de alimentos saudáveis por toda a família.
Neste sentido, introduzir na rotina o hábito de planejar detalhadamente as refeições pode trazer muitas vantagens, como: economia no mercado, otimização do tempo, contribuição para uma alimentação nutricionalmente equilibrada e controle do peso.
Diante de tal concepção é necessário lembrar que sair de casa pela manhã sem saber o que comer durante o dia não é o caminho adequado, muito menos deixar para resolver isso ao longo do dia na correria e stress do trabalho ou da rotina, isso provavelmente vai acabar no consumo daquilo que é mais fácil, rápido e acessível, ou seja, alimentos não saudáveis e pouco equilibrados que contribuem para o aumento do peso.
Sendo assim, confira algumas dicas para iniciar um planejamento alimentar:
- Escolha um dia específico da semana para planejar o cardápio (semanal ou mensal) e para escrever sua lista de compras, outro para fazer as compras e outra para preparar as refeições ou parte delas;
- Ao preparar uma receita, faça porções extras para outro dia da semana ou para congelar e usar em outra semana;
- Distribua com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo de refeições;
- Para os lanchinhos prefira frutas, iogurtes, oleaginosas (como castanhas, nozes e sementes), pois são fáceis de transportar e nutritivas.
Alerta para o momento da compra de lanchinhos: não cair em opções consideradas saudáveis, que na verdade nem sempre são. Leia o rótulo;
- É importante também se preocupar com o transporte de marmitas e lanches para evitar a contaminação por microrganismos, deste modo, utilize bolsas e garrafas térmicas, pois preservam a temperatura por até três horas. O ideal é que após esse período a marmita volte a ser refrigerada, por isso as bolsas servem apenas para levar até o local.
No mais, lembre-se que o planejamento alimentar é a garantia para a obtenção de seus objetivos, no prazo correto para a manutenção da saúde, sem causar danos ao seu corpo e prejudicar seu organismo. Seja consciente e não busque qualquer “dieta” na internet ou revistas.
Procure um profissional nutricionista que realmente seja habilitado para te ajudar e tenha responsabilidade sobre a sua saúde.
*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News.