Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Orégano: seus benefícios e uso na culinária

contatonutrifernanda@gmail.com

25 outubro 2021 - 00h02

Bastante aromática e de sabor marcante e levemente amargo, o orégano é uma erva de diversas espécies. Variedade da manjerona e semelhante ao tomilho, os tipos com sabores mais fortes são considerados os melhores.

Ainda que a composição química dependa da espécie, do clima, da altitude e do tempo em que a planta é colhida, todas as espécies do gênero

Origanum são ricas em vários compostos fenólicos, lipídios e ácidos graxos, flavonoides e antocianinas, que são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares por seu papel antioxidante.

O orégano traz também inúmeros outros benefícios, pois é utilizado contra tosse, dor de cabeça, ação anti-inflamatória e antibactericida e ainda estudos mostram propriedades em reduzir a glicemia em diabéticos.

Como utiliza-lo na culinária? O tempero vai bem com as massas e seus respectivos molhos. Também harmoniza com caldeiradas e assados, cozidos com aves, saladas de legumes e verduras, queijos e molhos com queijos. Recomenda-se, não cozinhar este tempero, seja ele fresco ou seco, a indicação é adicionar ao prato depois de pronto, pois perde-se seus benefícios terapêuticos com o cozimento. 

Vale destacar que por ter um sabor forte e ser da cultura do brasileiro, o orégano é um recurso indicado para diminuir o sódio. Experimente trocar o sal pelo orégano em saladas e para não ter uma comida sem graça no final do preparo, aposte nesta erva. 

Por fim, seu consumo não costuma ter restrições, mas o excesso pode causar náuseas, vômitos e irritações na pele para quem é alérgico a erva. Sempre consulte um médico em caso de reações adversas, ou mesmo se for gestante e quiser consumir o óleo de orégano.

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo de validade: entenda a diferença entre alimento contaminado e estragado
Carne vermelha: consuma com moderação
Câncer e consumo de álcool
Ovos aumentam o colesterol: mito ou verdade?
Orégano: seus benefícios e uso na culinária

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED