Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Orégano: muito mais que um temperinho

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

20 janeiro 2020 - 07h05

Variedade da manjerona e parente do tomilho, o orégano é uma erva de diversas espécies, bastante aromática e de sabor forte e levemente amargo. Os tipos com sabores mais fortes são considerados os melhores.

Ainda que a composição química dependa da espécie, do clima, da altitude e do tempo em que a planta é colhida, todas as espécies do gênero Origanum são ricas em vários compostos fenólicos, lipídios e ácidos graxos, flavonoides e antocianinas, que são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares por seu papel antioxidante.

O orégano traz também inúmeros outros benefícios, pois é utilizado contra tosse, dor de cabeça, irritação, ação anti-inflamatória e antibactericida e ainda estudos mostram propriedades em reduzir a glicemia em diabéticos.

Como utiliza-lo na culinária? O tempero vai bem com as massas e seus respectivos molhos. Também harmoniza com caldeiradas e assados, cozidos com aves, saladas de legumes e verduras, queijos e molhos com queijos. De preferência, não cozinhe este tempero, seja ele fresco ou seco, adicione-o ao prato depois de pronto, pois ele perde seus benefícios terapêuticos com o cozimento.

Vale destacar que por ter um sabor forte e ser da cultura do brasileiro, o orégano é um recurso para quem quer diminuir o sódio. Experimente trocar o sal pelo orégano em saladas, e para não ter uma comida sem graça no final do preparo, aposte nesta erva.

Por fim, seu consumo não costuma ter restrições, mas o excesso pode causar náuseas, vômitos e irritações na pele para quem é alérgico a erva. Sempre consulte um médico em caso de reações adversas, ou mesmo se for gestante e quiser consumir o óleo de orégano.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alimentação durante a quarentena: como driblar a ansiedade?
COVID-19 coronavírus: fuja das fake news que envolvam nutrição
Brasileiro consome sal em excesso, mas não tem consciência disso
Mulheres, dietas e autoestima
Como fortalecer a imunidade através da alimentação?

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51