domingo, 07 de agosto de 2022
Dourados
29°max
18°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

O uso de termogênico é seguro?

contatonutrifernanda@gmail.com

11 julho 2022 - 00h04

LCertos alimentos estimulam o corpo a produzir mais calor, ou seja, queimar mais calorias, também conhecido como aumentar o metabolismo. O gasto energético gerado pelos processos de ingestão, digestão, absorção, utilização e estocagem dos alimentos ingeridos é denominado “termogênese induzida pela dieta”. Os alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático, sendo alguns exemplos o café, chá verde, pimenta, canela e gengibre.

Embora muitas pessoas tolerem bem os suplementos termogênicos, eles podem causar efeitos colaterais desagradáveis em alguns como: náuseas, constipação, dor abdominal e dores de cabeça. Ademais, são contraindicados para pessoas hipertensas, que sofrem de arritmia cardíaca, que apresentam histórico de infarto, entre outros problemas cardíacos. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos em quantidades acima do recomendado.

Vale ressaltar, que se o objetivo é perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se bem, pois a ingestão exagerada de termogênicos pode gerar efeitos desagradáveis e devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.

A quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado e a prática frequente de atividades físicas.

Por fim, difícil dizer que os termogênicos podem funcionar, pois apresentam um efeito muito pequeno se comparado a outras atitudes que podem colaborar no processo de emagrecimento, como fazer escolhas por alimentos menos calóricos e mais nutritivos, dando preferência ao consumo de comida de verdade, feita a partir de produtos in natura, e a prática de atividade física regularmente. Cuide-se e faça boas escolhas!

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea

Dicas de nutrição para controlar a diarreia

Como diminuir a ingestão de sal na alimentação?

O uso de termogênico é seguro?

Índice glicêmico: saiba como controlar o açúcar no sangue

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Mulher que morreu em acidente na BR-463 era agrônoma de Dourados

TRAGÉDIAS

Agosto começa com quatro mortes por acidentes de trânsito em Dourados 

LUTO

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente

TENTAVIVA DE HOMICÍDIO

Susto provocado por cachorro e discussão terminam com ciclista baleado