LCertos alimentos estimulam o corpo a produzir mais calor, ou seja, queimar mais calorias, também conhecido como aumentar o metabolismo. O gasto energético gerado pelos processos de ingestão, digestão, absorção, utilização e estocagem dos alimentos ingeridos é denominado “termogênese induzida pela dieta”. Os alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático, sendo alguns exemplos o café, chá verde, pimenta, canela e gengibre.
Embora muitas pessoas tolerem bem os suplementos termogênicos, eles podem causar efeitos colaterais desagradáveis em alguns como: náuseas, constipação, dor abdominal e dores de cabeça. Ademais, são contraindicados para pessoas hipertensas, que sofrem de arritmia cardíaca, que apresentam histórico de infarto, entre outros problemas cardíacos. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos em quantidades acima do recomendado.
Vale ressaltar, que se o objetivo é perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se bem, pois a ingestão exagerada de termogênicos pode gerar efeitos desagradáveis e devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.
A quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado e a prática frequente de atividades físicas.
Por fim, difícil dizer que os termogênicos podem funcionar, pois apresentam um efeito muito pequeno se comparado a outras atitudes que podem colaborar no processo de emagrecimento, como fazer escolhas por alimentos menos calóricos e mais nutritivos, dando preferência ao consumo de comida de verdade, feita a partir de produtos in natura, e a prática de atividade física regularmente. Cuide-se e faça boas escolhas!
Deixe seu Comentário
Leia Também
Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea
Dicas de nutrição para controlar a diarreia
Como diminuir a ingestão de sal na alimentação?
O uso de termogênico é seguro?
