Menu
Busca sábado, 24 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Nutrição e o câncer de mama

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

12 outubro 2020 - 00h03

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo inteiro e corresponde por quase 25% de todos os casos de câncer.

Vários fatores podem contribuir para o câncer de mama, tais como idade (mulheres acima de 50 anos), fatores hereditários (mutações genéticas), história reprodutiva (estimulação do estrogênio), estilo de vida e aumento do peso, especialmente, após a menopausa.

Cabe salientar que hábitos saudáveis desempenham um papel crucial na prevenção de doenças. A alimentação é vista como um dos fatores externos que causam a doença para que ela possa atuar no desenvolvimento, promoção e propagação do câncer, e é diferente de outros fatores de risco. 

Em decorrência dessa realidade, vale dizer que a alimentação considerada equilibrada não é tão difícil assim. Para o equilíbrio basta reduzir o consumo de gorduras saturadas no dia a dia, incluir moderadamente azeite nas refeições, privilegiar carnes magras, peixes, cereais integrais, frutas e oleaginosas. 

Outro aspecto não menos relevante é o hábito de incluir vegetais crucíferos na dieta, tais como brócolis, couve, repolho e couve-flor. Quanto ao uso de especiarias usufruir do alho, gengibre e cúrcuma no preparo dos alimentos.

É preciso considerar que nestes alimentos encontramos substâncias com propriedades que auxiliam na morte de células cancerígenas, evitando o desenvolvimento do tumor, uma vez que a literatura atual, demonstra que uma dieta pobre em grãos, vegetais, frutas e peixes tem impacto no desenvolvimento do câncer de mama.

No mais, conhecer e saber realizar a escolha correta dos alimentos exerce devida influência sobre o hábito alimentar saudável, tornando-se primordial que a população esteja consciente de que a educação nutricional e bons hábitos alimentares são fundamentais para se manter uma boa qualidade de vida. Cuide-se! A alimentação saudável e a prática de exercícios físico previne o câncer de mama e muitas outras doenças. E não se esqueça, um toque pode salvar sua vida! Faça o autoexame.

*Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde. Possui especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nutrição em cores
Nutrição e o câncer de mama
Beterraba e seus benefícios na prática esportiva
Vitamina D e a automedicação
É possível substituir o arroz em uma dieta brasileira?

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TRÂNSITO
Moto invade preferencial, é atingida por caminhonete e dois ficam feridos na Marcelino
TRÁFICO DE DROGAS
Jovens que saíram de Dourados são flagrados com maconha no interior paulista
PONTA PORÃ
PF faz segunda maior apreensão de cocaína do ano em MS