O lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia à criança entre duas refeições principais. Não é preciso impor sacrifícios para oferecer um cardápio nutritivo e atraente, a chave é apresentar diferentes grupos alimentares que possam suprir a necessidade da criança.
O ideal é que um lanche intermediário contenha: uma porção de carboidrato, que fornece energia, como pães (integral, forma, sírio), bolachas (de preferência integrais e sem recheio) e bolos simples (sem coberturas e recheios); uma porção de frutas (frutas, suco de fruta natural ou água de coco) responsáveis pelas vitaminas, minerais e fibras e por fim, uma porção de lácteos (leite, queijos e iogurtes) para proteínas.
Além de apresentar os diferentes grupos alimentares, evitar monotonia de opções é recomendado, ou seja, procurar variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer.
Destaca-se também, a importância da hidratação para repor as perdas hídricas durante as atividades, sendo fundamental pais e professores orientarem e estimularem as crianças o consumo de água no período escolar.
No mais, deve-se evitar incluir bebidas como refrigerantes, sucos de frutas de caixinha (néctar), bebida de soja e lácteas (com sabor ou chocolate), assim como alimentos ultra processados, como bolinhos recheados, bolachas recheadas, salgadinhos, chocolates e etc. Estes alimentos contém uma grande quantidade de açúcar e de gorduras de má qualidade (gordura saturada e gordura vegetal), que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas como obesidade e diabetes por exemplo.
Se possível prepare junto com seus filhos a lancheira deles, dê opções saudáveis e faça com que a criança desenvolva interesse pelo comer bem e saudável. Cozinhe junto com seus filhos, assim estará estimulando o gosto deles pela alimentação saudável e por uma questão de higiene e saúde alimentar, é importante também ficar de olho na higienização dos alimentos e lancheiras, além de garantir que tudo está muito bem acondicionado e conservado.