Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Hortaliças hidropônicas: vantagens e desvantagens

contatonutrifernanda@gmail.com

18 outubro 2021 - 00h03

A hortaliça hidropônica é aquela produzida em um sistema de cultivo chamado hidroponia. As plantas são cultivadas em substrato ou solução nutritiva e não no solo.

Essa solução é balanceada, rica em nutrientes, com a presença de elementos como nitrogênio, fósforo, potássio, dentre outros, de acordo com cada espécie vegetal. Tem-se o controle rigoroso do pH e da concentração dos nutrientes para que o vegetal cresça nas melhores condições possíveis. A técnica também é adaptada conforme a região onde as plantas serão cultivadas em razão das diferenças climáticas, escassez de água ou falta de nutrientes. 

O cultivo é feito dentro de estufas de plástico, estruturas menores chamadas túneis altos e túneis baixos ou mesmo em edifícios fechados com iluminação artificial.

As hortaliças cultivadas no sistema hidropônico sofrem menos estresse do ambiente causado por ventos, chuvas, insolação ou organismos indesejados, resultando em plantas mais bonitas visualmente, sem manchas.

O sistema de cultivo em ambiente protegido (hidroponia) possibilita adequar as variações climáticas por meio de instrumentos de controle de temperatura e umidade, o que permite um cultivo ininterrupto durante todo ano. Isso influencia diretamente no tempo de pós-colheita ou prateleira dos produtos, pois plantas nestas condições crescem mais saudáveis. Além disso, produtos hidropônicos são colhidos e vendidos com a raiz, o que, consequentemente, contribui para o tempo de prateleira ser maior. Esses fatores possibilitam encontrar uma maior variedade de produtos ao longo do ano, garantindo, assim, maior oferta e mais estabilidade dos preços, tornando-os mais acessíveis à população.

Ademais, quando a cultura é conduzida corretamente, com nutrição e irrigação balanceadas e bom controle da temperatura e da umidade do ambiente onde elas se encontram, as plantas crescem vigorosas e estão menos sujeitas a pragas e doenças, assim, produtor pode diminuir a quantidade de pulverizações de agrotóxicos comparado ao cultivo convencional.

Contudo, quando ocorre um balanço inadequado da solução nutritiva e a sua posterior utilização podem causar sérios problemas às plantas e a saúde do homem. O meio de cultivo deve prover suporte às raízes e estruturas aéreas das plantas, reter boa umidade e, ainda, apresentar boa drenagem, ser totalmente inerte e facilmente disponível. Assim, somente materiais inertes podem entrar em contato com as plantas, se não conduzida de fora correta a nutrição desbalanceada pode resultar em hortaliças com menor valor nutricional, baixo teor de minerais como zinco e ferro, além do uso inadequado de água contaminada pode levar à presença de microrganismos patogênicos. 

Vale destacar também que a inadequada utilização de agrotóxicos, quando não se respeita o período de carência ou quando se utiliza um agrotóxico não autorizado para aquela cultura, pode resultar na presença de resíduos no alimento.

Neste sentido, é possível concluir que é necessário bastante conhecimento técnico e fisiológico: o agricultor precisa ficar atento à escolha das espécies de plantas mais adequadas, ao uso de recipientes apropriados e à aplicação correta de fertilizantes e materiais básicos para se obter sucesso com o cultivo hidropônico. 

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo de validade: entenda a diferença entre alimento contaminado e estragado
Carne vermelha: consuma com moderação
Câncer e consumo de álcool
Ovos aumentam o colesterol: mito ou verdade?
Orégano: seus benefícios e uso na culinária

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED