Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Hiperêmese gravídica: entenda doença que causa náuseas e vômitos excessivos durante a gestação

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

18 maio 2020 - 00h03

As náuseas e vômitos representam as condições médicas mais comuns da gravidez causando apreensão nas mulheres. Nas suas formas mais graves, são chamadas de hiperêmese gravídica, caracterizada por náusea extremamente forte e vômitos excessivos durante a gestação, que vão além do normal e impedem a mulher de se alimentar como esperado, causam à gestante uma perda de peso corporal de 5%, desidratação, distúrbios hidroeletrolíticos e deficiência nutricional.

Usualmente manifesta-se a partir da quinta semana de gravidez e perdura até a décima oitava semana. Acomete de 0,3 a 2% de todas as gestações, e constitui a indicação predominante para hospitalização no começo da gravidez. Embora os casos de mortalidade sejam raros, a hiperêmese gravídica tem sido associada à morbidade materna e fetal.

Apesar de extensa pesquisa nesse campo, a etiologia (causa) da doença é amplamente desconhecida. A literatura recente, aponta para uma predisposição genética, além de fatores previamente estudados, como contribuições infecciosas, psiquiátricas e hormonais.

O diagnóstico é feito através de uma avaliação médica, com base nos sintomas e em exames para verificar a presença de desidratação e outras possíveis causas dos vômitos. O tratamento inclui, inicialmente, jejum e depois líquidos contendo eletrólitos e vitaminas administrados pela veia e medicamentos para aliviar a náusea, todos prescritos e avaliados pelo médico. 

Nesse sentido o cuidar do paciente na nutrição durante o período gestacional, faz parte das preocupações de um bom programa de pré-natal, e no que diz respeito a nutrição no tratamento a hiperêmese gravídica, a manutenção do estado nutricional adequado durante a gravidez, acaba sendo uma atitude que protege mãe e bebê de deficiências de determinados nutrientes e promove o crescimento adequado do feto, além de permitir uma recuperação pós-parto mais rápida. 

É importante ressaltar, que gestantes com hiperêmese gravídica é diferentemente daquelas com enjoo matinal normal, elas perdem peso e ficam desidratadas, mas algumas das orientações nutricionais para minimizar sintomas como náusea e vômitos na gestação são: alimentação fracionada e em menor volume, realização do café da manhã, optar por alimentos mais sólidos ao acordar, consumo de alimentos a temperatura mais fria, uso de gengibre em preparações, evitar ficar próximo ao local em que os alimentos estão sendo preparados (cheiro dos alimentos podem causar náuseas), preferir temperos suaves, não ingerir líquidos durante as refeições e realizar consumo hídrico adequado, evitando a desidratação.  

Contudo, existe pouca evidência consistente e de alta qualidade que apoie qualquer uma das intervenções testadas para hiperêmese gravídica. Entretanto, estudos mostram que essa condição prejudica o bem-estar e o estado psicológico das grávidas. Quando o estado nutricional da gestante é ameaçado, a segurança de mãe e feto podem estar em risco. Por isso, intervir com uma abordagem nutricional correta pode ter grande significado na evolução clínica do par mãe-bebê.

*Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde. Possui especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Covid-19 e cuidados com delivery
Hiperêmese gravídica: entenda doença que causa náuseas e vômitos excessivos durante a gestação
Data de validade: vamos levar a sério?
A “milagrosa” água com limão
Como evitar a contaminação de Salmonella spp em ovos

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher