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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Gergelim: uma semente nutritiva e versátil

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21 março 2022 - 00h03

As sementes de gergelim (Sesamum indicum L.) são cultivadas em regiões tropicais de todo o mundo desde os tempos pré-históricos, suas sementes podem ter a coloração preta ou bege/branca, consumida com casca ou crua, torrado ou in natura. 

Em termos de valor nutricional, esta semente é valiosa por seu alto teor de: proteínas, lipídeos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Por este motivo, o gergelim é importante na redução dos níveis de colesterol, além de ter propriedades anticancerígenas e antioxidantes.

Por conter proteína e cálcio, essa sementinha pode prevenir doenças como a osteoporose (desmineralização óssea); melhorar controle glicêmico, pois não permite que a insulina seja secretada de maneira aguda; reduzir o volume da ingestão calórica e por controlar a quantidade consumida entre as refeições pelo aumento da saciedade. Também é fonte de gordura do bem, seu óleo no seu interior da semente umedece e lubrifica a parede intestinal, fazendo com que melhore sinais de constipação, aumente o movimento intestinal, além de evitar fezes ressecadas e endurecidas

Fornece aproximadamente 90 kcal em 1 colher de sopa (15g), esta medida caseira torna-se recomendada para uso diário, mas é preciso cautela no ingestão e não consumir de forma exagerada. 

Para o uso culinário, podem ser usadas como tempero em saladas e arroz, já a semente torrada e moída (farinha) é aproveitada como massa para biscoito, bolachas, bolos, doces, sopas, mingaus, pães e pastas; e pode ser empregada também no enriquecimento de alimentos. 

O óleo e farelo, extraídos em nível artesanal, são usados na produção de doces (como o pé de moleque), gersal (sal iodado misturado com gergelim para tempero culinário), adicionado ao fubá e na fabricação de pães em geral.

Além do mais, é com o gergelim que é produzido o tahine, uma pasta muito usada na cozinha árabe como complemento de pratos doces e salgados. Ele pode ser feito com sementes descascadas ou integrais. A versão integral é mais amarga, porém concentra maior quantidade de vitaminas, cálcio e proteínas.

Como armazenar? Acondicionar suas sementes em um recipiente hermético em local seco e sem exposição à luz. Isso irá garantir maior frescor, além de preservar os nutrientes e evitar a rancificação de óleo.

Por fim, o gergelim tem baixo custo, apresenta facilidade e variedade nas formas de preparo, além de sabor e aroma agradáveis, o que o torna um alimento com grande potencial para a promoção do consumo de antioxidantes naturais. Experimente!

*Fernanda Viana é mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News.

 

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