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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

FODMAP: conheça o conjunto de alimentos fermentáveis

14 março 2022 - 00h04
FODMAP é um acrônimo para um conjunto de carboidratos osmóticos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas: “Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols”. Estes são tipos de carboidratos de cadeia curta, presentes em diversos alimentos, incluindo trigo (frutanos), pêra (frutose), leite de vaca (lactose), legumes (galactooligossacarídeos, GOS) e nectarina (polióis). De forma direta, consiste em um grupo de carboidratos osmóticos de cadeia curta e rápida fermentação. 
 
Esses tipos de alimentos são lentamente absorvidos ou não são digeridos no intestino, além de serem muito fermentados por bactérias do intestino, causando sintomas como má digestão, dor abdominal, excesso de gases e diarreia e que podem alternar com constipação em pessoas que tem síndrome do intestino irritável. Alguns alimentos apresentam uma ação fermentável maior durante a digestão e, consequentemente, podem causar desconfortos e inchaço abdominal. 
 
Pesquisas atuais evidenciam a eficácia da eliminação temporária de alimentos ricos em FODMAPs na redução de sintomas gastrointestinais em indivíduos com síndrome do intestino irritável.
 
São diversos alimentos ricos em FODMAPs, na lista abaixo segue alguns exemplos:
 
Cereais e massas: cereais contendo trigo e centeio e cereais com xarope de milho, além de pães, bolos e biscoitos;
 
Frutas: pêra, maçã, manga, nectarina, abacate, pêssego, melancia, cereja e frutas secas;
 
Hortaliças e leguminosas: beterraba, brócolis, alcachofra, aspargo, couve, alho, alho-poró, quiabo, grão de bico, cebola, couve-flor, ervilha, lentilha e feijão;
 
Laticínios: leite de vaca, cabra ou ovelha, iogurte (mesmo desnatado), sorvete, queijo fresco e cremoso (ricota, cottage, cream cheese).
 
Vale ressaltar que, como são muitos os alimentos ricos em FODMAPs, o nível de restrição é grande tornando a dieta bastante complexa, neste sentido a dieta de baixo FODMAPs é prescrita temporariamente, até que os alimentos gatilhos sejam identificados. Isso porque a carga prebiótica da dieta é baixa, o que pode levar a quadros de constipação e disbiose caso ela seja mantida por muito tempo.
 
É muito importante ter o cuidado de informar ao paciente o que ele pode incluir na alimentação durante a dieta restrita em FODMAPs, sendo assim existe também a lista de alimentos pobres em FODMAPs. Segue alguns exemplos:
 
Frutas: amora, banana, uva, abacaxi, melão carambola, kiwi, limão, lima, laranja, tangerina, maracujá e morango;
 
Hortaliças e leguminosas: abóbora, abobrinha, cenoura, aipo, milho, berinjela, alface, cebolinha, pepino, alface, tomate, espinafre, broto de
bambu, batata inglesa e batata doce;
 
Cereais e massas: farinhas, pães, macarrão e biscoitos sem glúten, produtos com farinha de milho ou mandioca, arroz, tapioca, quinoa e macarrão de arroz.
 
Laticínios: leite sem lactose, iogurte sem lactose, leite de soja, leite de arroz ou amêndoa e manteiga.
 
No mais, se você apresenta sintomas como estes mencionados acima, ou é portador da síndrome do intestino irritável, recomenda-se procurar um nutricionista para uma correta e individualizada orientação nutricional.
 
*Fernanda Viana é mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News.
 

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