sexta, 12 de agosto de 2022
Dourados
25°max
13°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea

contatonutrifernanda@gmail.com

01 agosto 2022 - 00h03

Apesar de ambos serem produzidos a partir do leite, o iogurte e a bebida láctea apresentam diferenças importantes na consistência, no valor nutritivo e nos ingredientes utilizados.

Por ser mais diluída devido a presença do soro do leite, a bebida láctea pode até ser menos calórica que o iogurte, no entanto o iogurte possui maior quantidade de cálcio, proteínas e bactérias lácteas benéficas ao organismo, já que contribuem na flora intestinal. Portanto, do ponto de vista nutricional o iogurte é a melhor opção quando comparado a bebida láctea, sendo o iogurte um alimento mais completo em termos nutricionais. 

Vale esclarecer que a bebida láctea é constituída por no mínimo 51% de base láctea feita com soro do leite, tendo apena, no mínimo, 1 g de proteína a cada 100 g de produto. Assim, no restante dos ingredientes podem estar presentes aditivos, amido de milho e gordura vegetal. O ideal é substituir essas bebidas pela versão natural e, se possível, a caseira, que leva menos conservantes e corantes na fórmula.

A recomendação é evitar, sempre que possível, alimentos com conservantes e ingredientes que desconhecemos, além de investigar a tabela nutricional e comparar e os teores de açúcar, gordura saturada e sódio. Devemos escolher sempre pelos produtos com teores menores de açúcar, gordura e sódio, além de ingredientes mais conhecidos, assim o consumidor garante a aquisição de produtos com maior qualidade nutricional e menor risco de trazer prejuízos a sua saúde e da família.

Em decorrência dessa realidade podemos perceber que quanto mais natural melhor, ou seja, o iogurte ideal é aquele que tem apenas dois ingredientes: leite e fermento natural, ou no máximo três ingredientes, em que o terceiro seria um espessante. Verifique sempre os rótulos.

Cuide-se! 

*Fernanda Viana é mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo de validade de vegetais e frutas: Como saber?

Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea

Dicas de nutrição para controlar a diarreia

Como diminuir a ingestão de sal na alimentação?

O uso de termogênico é seguro?

Mais Lidas

TRAUMATISMO CRANIANO

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

ÁGUIA

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

BR-376

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos

LATROCÍNIO 

Adolescente de 16 e menina de 11 anos matam e jogam corpo de idoso em rio