Menu
Busca quarta, 12 de maio de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Descongelar alimentos de forma correta garante mais sabor e qualidade do alimento

contatonutrifernanda@gmail.com

12 abril 2021 - 00h02

O descongelamento é o processo que faz o alimento congelado retornar à sua condição natural e quando efetuado de maneira correta, além de evitar a alteração no sabor, também mantém a qualidade e propriedades nutricionais dos alimentos. As temperaturas abaixo de -18º C inibem parcialmente a deterioração dos alimentos, permitindo que muitas características sejam mantidas próximas ao natural.

Saiba que, para o descongelamento, não se deve usar a água corrente e nem deixar os alimentos em temperatura ambiente, pois ao descongelar um produto embaixo da torneira, ocorre grande desperdício de água. No entanto, cabe esclarecer que alimentos perecíveis não devem ficar fora da temperatura adequada, nem mesmo para serem descongelados, pois, nestas condições, eles podem levar a um aumento microbiológico das bactérias, que, em temperatura ambiente, se multiplicam em ritmo acelerado e podem gerar contaminação. 

Para descongelar de forma correta o alimento, é preciso retirar o produto do freezer com 24h de antecedência e acomodá-lo na geladeira. Mas para conservar de forma correta os alimentos ou refeições prontas, alguns cuidados simples fazem toda a diferença na preservação e preparo dos alimentos, como: verificar se há espaço de aproximadamente 2 cm entre o alimento e a borda do recipiente que será levado ao freezer (já que os líquidos se expandem ao congelar); utilizar etiquetas com o nome do alimento/preparação, quantidade, data de congelamento e de validade; congelar carnes cruas em pequenas porções (cubos, tiras, moída e em bifes de forma individual, separados por filme plástico) já que carnes cruas não podem ser recongeladas e essa prática contribuirá na preparação e evitará o desperdício e, por fim, retirar o ar das embalagens para evitar a formação de cristais de gelo que podem causar alterações nas características naturais do alimento durante o processo de congelamento.

Vale esclarecer que pratos prontos podem ser descongelados diretamente no forno ou micro-ondas. Já os alimentos que serão fritos podem ir direto à fritadeira; os vegetais branqueados devem ser refogados ou cozidos imediatamente e os molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo. 

Ressalta-se que produtos já descongelados não devem ser congelados novamente, devido as transformações e perda de nutrientes durante o processo. Porém, nem sempre é possível seguir esta recomendação, se a proposta for optar pela praticidade e saúde, a dica é: prepare e congele alimentos naturais e não adquira industrializados!

*Mestranda do Programa de Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Grupo de Pesquisa em Biologia Aplicada à Saúde - UFGD, Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Superando a perda de apetite do paciente com câncer
Tipos de Whey Protein: qual a diferença?
Nutrição na recuperação da Covid-19
O disfarce do açúcar nas indústrias: como o açúcar pode se esconder nos rótulos?
Descongelar alimentos de forma correta garante mais sabor e qualidade do alimento

Mais Lidas

PANDEMIA
Levado pela Covid-19, "João da União" deixa legado para família e em Dourados
INDÁPOLIS
'Frio' e com roupa ainda suja de sangue, assassino de tio não mostrou arrependimento ao ser preso
DOURADOS
Homem morre no HV após acidente com condutor que empinava moto
PANDEMIA
Novo decreto mantém toque de recolher às 21h e autoriza abertura de cinema em Dourados