Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Consumo de linhaça e câncer de mama

contatonutrifernanda@gmail.com

04 outubro 2021 - 00h02

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo inteiro e corresponde por quase 25% de todos os casos. Vários fatores podem contribuir para o câncer de mama, tais como idade (mulheres acima de 50 anos), fatores hereditários (mutações genéticas), história reprodutiva (estimulação do estrogênio), estilo de vida e aumento do peso, especialmente após a menopausa.

Ressalta-se que hábitos saudáveis desempenham um papel crucial na prevenção do câncer e a alimentação é vista como um dos fatores externos que causam a doença para que ela possa atuar no desenvolvimento, promoção e propagação.

Diversas pesquisas apontam que o consumo de alimentos com alegação de propriedades funcionais, preservam a integridade e o bom funcionamento do organismo, e dentre estes alimentos encontra-se a semente de linhaça, a qual vem sendo amplamente estudada como aliada no tratamento e prevenção do câncer de mama.

A linhaça, considerada uma semente da planta do linho, é uma das plantas mais antigas da história, os primeiros relatos da semente são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Este alimento tem demonstrado diversas transformações biológicas que as tornam indispensáveis na prevenção e tratamento de algumas doenças como: diabetes tipo 2, doenças hepáticas, hipertensão, artrite reumatoide, contribuindo também na redução de riscos de doenças cardiovasculares e prevenção de certos tipos de câncer.

Vale destacar que a semente de linhaça é rica em lignana, um tipo de fibra que pode proporcionar um tratamento hormonal natural o que evita ou retarda o câncer de mama. Neste sentido, estudos atuais concentram-se também nos compostos associados pelos fenólicos que a linhaça proporciona, que em sua estrutura contém o dibenzilbutano – fitoquímicos biologicamente ativos com grande potencial anticancerígeno. 

Sua identificação como um alimento de propriedade funcional, está ligada ao perfil de composição de ácidos graxos com alto teor de ácido linolênico, que se relaciona com a prevenção de doenças. Sendo assim, a recomendação é de 1 colher de sopa ao dia, cerca de 30 gramas já oferecem quantidades que contribuem para suprir as recomendações diárias de micronutrientes, fibras alimentares e ácidos ômega 3 e 6.

É preciso ter cuidado ao usar sementes de linhaça, pois elas também apresentam certos riscos e efeitos colaterais. Um dos principais efeitos colaterais do óleo de linhaça e do consumo excessivo de linhaça é que ele pode diminuir a agregação plaquetária e aumentar o tempo de sangramento.

Portanto, apesar de todas as grandes propriedades e benefícios do consumo de linhaça, ela deve ser consumida com moderação e deve ser utilizada em sua forma natural e não suplementar. Diferentes efeitos colaterais e interações negativas de linhaça também são relatados. Para pacientes com câncer em tratamento, eles devem consultar seu oncologista e nutricionista sobre o consumo de uma dieta rica em sementes de linhaça, devido a preocupações com a redução da agregação plaquetária e outros possíveis efeitos negativos e efeitos colaterais e interações.

Cuide-se! A alimentação saudável e a prática de exercícios físico previne o câncer de mama e muitas outras doenças. E não se esqueça, um toque pode salvar sua vida! Faça o autoexame.

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hortaliças hidropônicas: vantagens e desvantagens
Utilização do gengibre no auxílio de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia em pacientes com câncer
Consumo de linhaça e câncer de mama
Diabéticos e o consumo de frutas
Setembro Amarelo: transtornos alimentares são fatores de risco ao suicídio

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada