Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como organizar a geladeira da forma correta

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

06 abril 2020 - 00h03

A organização dos alimentos dentro da geladeira para muitos pode parecer óbvio, mas saber como organizar de maneira correta, é de fundamental importância para a conservação de suas propriedades e período de validade. 

Muitos não sabem, mas alguns alimentos necessitam temperatura mais alta do que outros, e dentro da geladeira existe uma grande variação de temperatura. Sendo assim, armazená-los da forma correta no refrigerador é de grande valia. Vale destacar também, que além de ser necessária a higienização dos alimentos, os riscos de contaminação aumentam com o armazenamento incorreto e por tempo incorreto.

Dentro de uma geladeira doméstica alcançam-se temperaturas entre 6 e 10°C na parte inferior, e de 2 a -2°C na parte superior. No congelador, podem-se alcançar temperaturas entre -1°C e -4°C. Cada alimento tem seu lugar certo na geladeira, pois cada parte dela alcança uma temperatura diferente. Para reduzir o risco de contaminação dos alimentos, a geladeira deve estar organizada da seguinte forma:

Prateleira superior: quanto mais para o alto da geladeira, menor a temperatura. Nesta prateleira devem ficar os alimentos prontos para o consumo (como saladas e sobremesas). É o melhor local também para conservar produtos como leites e seus derivados, sempre em recipientes bem fechados. 

Prateleira do meio: este local é ideal para armazenar comidas já prontas (como arroz e feijão que sobraram do almoço, por exemplo) ou que estão em preparo (como uma carne descongelando ou que esteja curtindo temperos para ser assada depois). Atenção! Todos alimentos devem ser guardados em recipientes com tampas (nunca na embalagem original e panelas). Nesta prateleira, é necessário ficar atento para que não ocorra a contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos de um alimento geralmente cru contaminado, para um outro alimento que não esteja contaminado). 

Gaveta da parte debaixo: é a parte menos fria, portanto é o local ideal para frutas e verduras em geral. Já que, baixas temperaturas, danificam as verduras e frutas, impedindo sua durabilidade. Na gaveta ficam mais protegidas e sua resistência é maior.

Porta: é a parte onde há a maior variação de temperatura, isso se dá por abrirmos a porta toda hora. Por isso devemos deixar aqui produtos menos perecíveis, bebidas, molhos (ketchup, mostarda, pimenta), conservas (azeitona, palmito). O que não podemos guardar na porta são os ovos, devido a oscilação da temperatura. Quanto aos ovos, prefira deixá-los nas prateleiras superiores, pois frequente movimentação e o abre-e-fecha da geladeira, pode comprometer sua qualidade, há risco de sua casca rachar ou quebrar (pelo movimento da porta) e assim as bactérias ou sujidades se transferirem para a clara e a gema.

Além disso, saiba que a geladeira não deve ficar muito cheia de alimentos e as prateleiras não devem ser cobertas por panos, plásticos ou toalhas, porque isso dificulta que o ar frio circule. Verifique regularmente se a geladeira está funcionando de forma adequada e se as borrachas das portas estão em boas condições, garantindo o isolamento térmico. Abra a geladeira somente quando necessário e mantenha a porta aberta pelo menor espaço de tempo para evitar flutuações de temperatura. 

Dessa maneira, sempre que possível, prepare os alimentos em quantidade suficiente para consumo imediato. Se for preciso prepará-los com antecedência, guarde-os no refrigerador, acondicionados em recipientes tampados. Nunca deixe alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de duas horas. 

Por fim, saiba que uma geladeira bem organizada e limpa resulta não apenas em praticidade no dia a dia, como em uma alimentação mais saudável e economia para o bolso!

*Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde. Possui especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Covid-19 e cuidados com delivery
Hiperêmese gravídica: entenda doença que causa náuseas e vômitos excessivos durante a gestação
Data de validade: vamos levar a sério?
A “milagrosa” água com limão
Como evitar a contaminação de Salmonella spp em ovos

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher