Menu
Busca quinta, 01 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como fortalecer a imunidade através da alimentação?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

02 março 2020 - 00h03

O sistema imunológico do corpo humano é a defesa do organismo contra agentes infecciosos, e é constituído por uma complexa rede de células e moléculas, que têm o papel de nos defender contra bactérias e vírus contidas no ar. Este sistema tem importante relação com a nutrição, pois há interação entre a ingestão adequada de nutrientes, o aumento no estresse oxidativo e a ocorrência de processos infecciosos, com depleção imunitária. 

O que você come influencia sua saúde, reflete em sua imunidade, diminui as chances de ficar doente e ajuda na recuperação mais rapidamente, mas é importante dizer, que não existe um alimento perfeito, e sim quanto mais variada e colorida a alimentação, maiores as chances de ter um sistema imunológico bem preparado. Em destaque os principais micronutrientes que agem em benefício do sistema imunitário, são: 

- Ferro: a deficiência de ferro é a carência nutricional mais prevalente no mundo. As principais fontes deste mineral são as carnes, principalmente as vermelhas e vísceras, pois possuem maior quantidade de ferro heme. Destaca-se que o consumo deve ser feito com moderação e com acompanhamento nutricional, já que o excesso de carne vermelha pode estar ligado a problemas no coração.

- Zinco: é um micronutriente encontrado principalmente em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais. Atua como cofator em uma variedade de sistemas enzimáticos, sendo vital para a síntese proteica.

- Vitamina D:  pode ser encontrada em alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, porém sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar.

- Vitamina A: desempenha várias funções no organismo, sendo importante para a visão, reprodução, defesa antioxidante e, claro, na função imunológica. Esta vitamina é encontrada em fontes dietéticas de origem animal, como fígado, peixe, leite e derivados. E os óleos, frutas e vegetais possuem carotenóides, que são convertidos em vitamina A no organismo. 

-Vitamina E: é encontrada em grande variedade de alimentos de origem vegetal (óleos vegetais, germe de trigo, nozes e grãos integrais), sua deficiência pode comprometer vários aspectos da resposta imune.

-Vitamina C: presente principalmente em frutas e hortaliças, como frutas cítricas, frutas vermelhas, batatas, tomates, repolho, brócolis e etc... Esta vitamina possui atividade antioxidante, a qual evita o dano oxidativo das células imunes.

Por último, mas não menos importante, estudos têm mostrado que uma alimentação regrada, juntamente com nutrientes específicos, beneficia a resposta imunológica quando associados também ao exercício físico, então apostando em um estilo de vida equilibrado, é possível ter um sistema imunológico eficaz, conferindo ao indivíduo uma verdadeira “saúde de ferro”.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vitamina D e a automedicação
É possível substituir o arroz em uma dieta brasileira?
Churrasco e saúde
Tempero artificial: como isso afeta sua saúde e nutrição?
Interferência do uso de aparelhos eletrônicos durante as refeições

Mais Lidas

DECIBÉIS
Operação do Gaeco mira fraudes em licitações e cumpre cinco mandados em Dourados
INVESTIGAÇÃO
Policiais do Gaeco fazem nova operação em Dourados
DOURADOS
Gaeco deixa edifício com documentos apreendidos após mais de 5h
CAPITAL
Mulher com mandado de prisão em aberto é executada com oito tiros