segunda, 04 de julho de 2022
Dourados
32°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como consumir frutas nos dias frios?

contatonutrifernanda@gmail.com

06 junho 2022 - 00h02

Com as baixas temperatura, é possível observar que as comidas que muita gente acaba associando à esta época do ano são as chamadas comfort foods. O nome já descreve: comfort, de conforto, diz respeito à comida que traz aconchego e resgata as memórias afetivas. São alimentos que, além de saborosos, dão aquela sensação de bem-estar.

Nessa época do ano, a maioria das pessoas demonstram desejos por alimentos mais calóricos e quentinhos. Frutas não são muito desejadas e é importante dizer que isso é natural, pois ocorre o aumento do apetite e as necessidades energéticas do organismo humano estão mais elevadas em função da maior produção de calor para manter o corpo aquecido. Assim, é exatamente nessa época que se deve ter mais atenção com os alimentos ingeridos, para que excessos não sejam cometidos.

Então, de que maneira não excluir o grupo das frutas da alimentação nos dias frios? Saiba que utilizar a criatividade é fundamental, como utilizar as frutas para cobrir panquecas, waffles ou torradas nos lanches, ou também utilizar o abacaxi, maçã, banana ou pera assadas no forno ou air fryer e isso não precisa de muito tempo. Confira algumas receitas de frutas para serem consumidas nos dias frios: 

Maçãs assada no microondas com passas
Ingredientes:
4 maçãs fugi grandes
4 colheres de sopa de uvas passas 
1 colhes de café de canela

Modo de Preparo: Higienize as maçãs. Depois abra as maçãs pela parte superior e retire o miolo. Coloque uma pitada de canela na cavidade aberta de cada maçã e no mesmo espaço, acrescente as passas. Coloque as maçãs em uma forma de pirex. Leve as maçãs ao microondas por 5 a 7 minutos (em potência máxima). Para comê-las, deve esperar uns minutos, pois estarão muito quentes! Coma-as enquanto estão mornas, mas saiba que também ficam deliciosas frias.

Banana quentinha com mel
Ingredientes
1 unidade de banana nanica em rodelas;
1 colher de sobremesa de mel;
Canela em pó para polvilhar a gosto
1 colher sopa de iogurte 

Modo de preparo: Em uma frigideira coloque o mel e em seguida coloque a banana em rodelas. Deixe aquecer até a banana dourar. Coloque a banana ainda quente em uma taça e em seguida polvilhe a canela e acrescente o iogurte. Excelente opção para o lanche da tarde. 

Pera assada na Air Fryer
Ingredientes
2 peras tipo Williams, sem casca e sem miolo, cortadas ao meio
2 colheres sopa de mel
Suco de 1 limão- siciliano (45 ml)
1/2 colher chá de canela em pó
Raspas da casca de 1 laranja pera 

Modo de preparo: Em uma tigela coloque o mel, o suco de limão, a canela e as raspas de laranja e misture bem. Corte as peras ao meio no sentido do longitudinal e elimine o miolo. Passe as peras nessa mistura, coloque em uma assadeira refratária e leve à air fryer por 25 minutos a 160°C. Não deixe a fruta murchar demais. Depois consuma com uma deliciosa sobremesa ou até mesmo como acompanhamento de carnes e preparações salgadas. 

*Fernanda Viana é mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Índice glicêmico: saiba como controlar o açúcar no sangue

Nutrição e doenças neurodegenerativas

Alimentação para gastrite: o que consumir e o que evitar

Como consumir frutas nos dias frios?

Seletividade alimentar: saiba como lidar

Mais Lidas

DOURADOS

Idosa cai em golpe do falso sequestro, mas polícia consegue impedir transferência bancária

DOURADOS

Drogado, homem acaba preso após agredir filha e esposa

REGIÃO

Droga apreendida em veículo que capotou é avaliada em 1,5 milhão

RIO BRILHANTE

Caso de homem encontrado morto dentro de residência é investigado