quinta, 11 de agosto de 2022
Dourados
25°max
13°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Colágeno funciona para a elasticidade da pele?

contatonutrifernanda@gmail.com

06 dezembro 2021 - 00h03

O envelhecimento da pele tornou-se uma preocupação recorrente até mesmo para os jovens, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida. Composto por aminoácidos essenciais, o colágeno é a proteína mais abundante do organismo humano. Muitos fatores diferentes agravam o processo de envelhecimento da pele, o organismo gradualmente produz menos colágeno à medida que envelhecemos, mas a produção de colágeno diminui mais rapidamente devido ao excesso de exposição ao sol, fumo, excesso de álcool e falta de sono e exercícios. 

Pesquisas revelam que a redução dependente da idade na síntese de colágeno pode ser revertida pela administração oral de peptídeos bioativos de colágeno específicos e o seu uso na forma de suplementação oral com o intuito de minimizar os sinais do envelhecimento cutâneo não é recente. No entanto, existem poucos estudos e publicações nesse contexto, o que coloca em dúvida o seu real efeito, pois carecem de regulamentações sobre qualidade, absorção e eficácia. Os contrastes em quantidade e qualidade do colágeno utilizado, assim como os aditivos adicionados, demonstram a necessidade de determinar a formulação e dosagem adequada de colágeno para cada indicação dermatológica, com a hipótese de que pacientes com comorbidades múltiplas podem requerer uma dosagem mais alta de colágeno ativo. 

Um ponto que cabe a ser destacado é que nem todos os suplementos de colágeno são desenvolvidos de forma semelhante. A concentração e composição dos peptídeos bioativos de colágeno deve ser considerada. Os suplementos de venda livre disponíveis frequentemente incluem ácido hialurônico, vitaminas e minerais, adicionando assim outra camada de complexidade às discussões médico-paciente sobre o suplemento de colágeno. 

No entanto, quando a suplementação de colágeno é realizada adequadamente pode atenuar os efeitos do envelhecimento da pele, mas para isso é importante associar a suplementação a uma alimentação que forneça os nutrientes adequados para a saúde da pele e uma boa hidratação.

Acrescente-se, ainda, que para a suplementação de colágeno é necessário que se tenha disponível no organismo humano os cofatores da síntese endógena, que são a vitamina C, o ferro, o zinco, a vitamina A e o silício. Portanto, é preciso ter uma alimentação equilibrada, caso contrário, não haverá matéria-prima para a produção de colágeno, pois ingerir colágeno não significa em mais colágeno na pele, mas caso o corpo esteja funcionando adequadamente e com toda matéria-prima necessária (aminoácidos, vitaminas e minerais), o colágeno será sintetizado e assim funcionará efetivamente. 

É importante a supervisão nutricional e dermatológica, especialmente em mulheres grávidas ou lactantes que utilizam suplementação de colágeno. Em síntese, cada caso deve ser analisado individualmente para uma avaliação e prescrição correta, uma vez que as fórmulas e produtos fitoterápicos utilizados podem conter elementos químicos que, em excesso, podem apresentar riscos para a saúde e causar efeitos secundários. A suplementação de colágeno deve ser prescrita por um especialista.

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo de validade de vegetais e frutas: Como saber?

Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea

Dicas de nutrição para controlar a diarreia

Como diminuir a ingestão de sal na alimentação?

O uso de termogênico é seguro?

Mais Lidas

TRAUMATISMO CRANIANO

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

ÁGUIA

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

BR-376

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos

POLÍCIA

Menor é apreendido com cigarros de maconha em escola de Dourados