quinta, 11 de agosto de 2022
Dourados
25°max
13°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Carne vermelha: consuma com moderação

contatonutrifernanda@gmail.com

15 novembro 2021 - 00h04

O consumo de carne vermelha é comum no dia a dia dos brasileiros. Contudo, a frequência desse hábito vem sendo questionada.

Primeiramente vale esclarecer que as carnes vermelhas são as carnes de bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e coelhos. Já a carne branca é proveniente de aves como o frango e peixes. As carnes brancas possuem menor teor de gordura total e saturada, que se consumidas em excesso são prejudiciais à saúde.

Convém salientar, que o consumo de carne vermelha é importante e indispensável devido ao seu alto teor nutricional. Considerada uma das principais fontes de proteínas e ferro na alimentação brasileira, uma vez que o consumo de carne vermelha é altamente necessário para a nutrição do organismo, pois seus componentes são indispensáveis à vida e devem estar presentes na dieta diária para compor uma vida saudável. Mesmo que não haja a ingestão de carne é necessário que se faça reposição destas proteínas por outros alimentos.

Por outro lado, estudos apontam que consumir carne vermelha, especificamente a bovina, pode estar associado a um pequeno aumento no risco de doenças cardiovasculares e de mortalidade por todas as causas. Ademais, o consumo descontrolado de carne vermelha pode trazer danos graves à saúde, pois rica em ferro e gorduras saturadas, possui influência em ampliar riscos de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e alguns tipos de cânceres. 

Vale destacar que as carnes brancas não oferecem o mesmo risco que a carne vermelha, por terem menos gordura em sua composição. Desde que preparadas com pouco sal e gordura, o ideal é incluir na dieta mais carnes brancas e não deixar de consumir leguminosas (feijões, lentilhas grão de bico, ervilha e soja), ovos e cereais integrais no dia a dia, como pães, arroz e massas integrais, pois a recomendação é consumir de até 500 gramas de carne vermelha por semana. 

Por fim, no Mato Grosso do Sul, culturalmente há um consumo elevado de carne vermelha por conta do hábito de comer churrasco, o que colocou o estado como campeão na ingestão de carne gorda. Cuide-se! Tenha equilíbrio na dieta. Tudo com moderação.

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo de validade de vegetais e frutas: Como saber?

Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea

Dicas de nutrição para controlar a diarreia

Como diminuir a ingestão de sal na alimentação?

O uso de termogênico é seguro?

Mais Lidas

TRAUMATISMO CRANIANO

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

ÁGUIA

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

BR-376

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos

POLÍCIA

Menor é apreendido com cigarros de maconha em escola de Dourados