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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Branqueamento de vegetais: aprenda essa técnica de conservação

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

13 abril 2020 - 00h02

Diante do atual panorama de covid-19 no país, é notório que o consumidor necessita de alimentos que sejam práticos, de fácil consumo, atrativos, mais saudáveis e que tenham maior vida útil de prateleira, para tanto, faz-se necessário o uso de algumas técnicas de processamento que modificam a matéria-prima transformando-as no produto desejado.

Ao contrário que o nome pode sugerir, o branqueamento é uma técnica que além de preservar o valor nutricional dos alimentos, preserva também a coloração e o sabor. Essa técnica utiliza o choque térmico como fator principal, empregada para conservar alguns legumes e folhas, que permite armazenar alimentos por até três meses congelados, prolongando o tempo de vida do alimento, sendo uma solução quando ocorre o exagero nas compras ou até mesmo quando não se consegue consumir legumes e folhas em tempo hábil, que acabam indo para o lixo ou estragam.

A técnica do branqueamento é simples, consiste em lavar bem as folhas e legumes, cortar em pedaços uniformes e não muito grossos. Em seguida mergulhar o vegetal em uma panela com tampa e água fervente em fogo alto. Esperar que a água volte a ferver (deixar ferver por 1 a 3 minutos, dependendo do alimento), com o auxílio de uma peneira ou escumadeira, retirar o alimento colocando imediatamente em uma vasilha com água gelada e gelo para o resfriamento por 2 minutos, ou até estar totalmente gelado. Logo após, retirar o alimento do gelo, escorrer a água e colocar em pequenas quantidades em saquinhos apropriados culinários, removendo todo excesso de ar. Importante adicionar uma etiqueta indicando a data dessa etapa antes de congelar.

A maior preocupação em relação ao congelamento é a perda de nutrientes. No entanto, se o processo for feito de forma correta, o alimento tem cor, sabor, textura e nutrientes preservados, apenas uma pequena parte de algumas vitaminas e minerais são perdidos.

Não é indicada para folhas muito macias como alface por exemplo, essa é uma técnica adequada para ser utilizada com vegetais mais consistentes, caso o alimento tenha uma consistência mais macia, é necessário que o branqueamento seja realizado por um período menor de tempo, do contrário, se desmancham facilmente.

Verduras de talo, como couve-manteiga, couve-flor ou brócolis são indicados. Do mesmo modo, existem vários outros exemplos de alimentos para a utilização do branqueamento, como: abóboras, aspargo, batatas, berinjela, espinafre, beterraba, cenoura, milho verde, vagem. 

Para o descongelamento dos vegetais que foram submetidos ao branqueamento, o ideal é que estejam descongelados antes de serem utilizados, e a melhor forma para fazer o descongelamento é colocá-los na geladeira um dia antes do uso. Se preferir realizar um descongelamento mais rápido, coloque o saquinho de legumes em água fria. Após o descongelamento, os vegetais branqueados ficam mais saborosos no preparo de ensopados, refogados e caldos. 

Por fim, seja criativo! Experimente a união de ingredientes, analise e varie nos complementos, nos acompanhamentos, abuse na combinação das cores. Inovar é preciso!

*Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde. Possui especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

 

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