Menu
Busca sábado, 06 de março de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Aprenda a ler rótulo nutricional: valorize a lista de ingredientes

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

25 janeiro 2021 - 11h11

Além da tabela nutricional, os produtos obrigatoriamente apresentam uma lista de ingredientes e muitos não dão importância. Vale esclarecer que, independentemente de qual produto for consumir, leia a lista de ingredientes, pois nela contém elementos que compõem o produto. Ao listar, o consumidor verifica presença de elementos como açúcar (sacarose, glicose ou dextrose), gorduras e aditivos químicos. 

Fique atento, pois a lista de ingredientes está em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade e o último em menor. Nesta lista pode-se identificar também se o produto realmente é integral, tendo que conter a farinha integral como primeiro ingrediente. O consumidor consegue ter uma boa ideia se o produto tem muito açúcar ou algum outro constituinte que ele não queira consumir em excesso. 

A tabela nutricional e a lista de ingredientes são duas informações importantes do rótulo, portanto, fique atento não só na tabela nutricional, mas também na lista de ingredientes do produto.

Contudo, saiba que o rótulo que apresentar menos ingredientes e nomes remetentes a um produto químico, além de não apresentar açúcar como primeiro ingrediente, é um forte candidato para ser levado para casa. Não se deve esquecer que a indústria alimentícia sabe como manipular o consumidor a confiar em produtos quase que “milagrosos”, neste sentido, a orientação é desembalar menos e descascar mais, pois nada substitui um bom prato de arroz e feijão ou frutas porcionadas para serem levadas na bolsa, ou seja, consuma mesmo comida de verdade!

*Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde. Possui especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Diabéticos podem consumir frutas?
Frutas secas e oleaginosas: uma excelente opção para lanches intermediários
A importância do inhame na alimentação
Por que emagrecer fica mais difícil com a idade?
Romã: uma fruta potente!

Mais Lidas

PONTA PORÃ
Casal é assassinado na fronteira e corpos são deixados um ao lado do outro
EXECUÇÃO
Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados
DIÁRIO OFICIAL
Guarda municipal de Dourados condenado por tráfico em SP é demitido
MATO GROSSO DO SUL
Ministro da Justiça lamenta morte de coronel Adib e posta foto antiga do GOF