domingo, 23 de janeiro de 2022
Dourados
38°max
24°min
Campo Grande
35°max
23°min
Três Lagoas
39°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Ano novo, alimentação nova!

contatonutrifernanda@gmail.com

27 dezembro 2021 - 00h03

Ano novo, um novo começo, momento que inspira mudanças positivas na saúde para alguns. Falando em qualidade de vida e alimentação saudável, aproveite o ano que está iniciando para modificar seus hábitos alimentares, pois é possível mudar a relação com a comida e manter uma vida mais saudável.

Para esse processo de mudança, primeiramente evite métodos radicais, eles levam ao insucesso a mudança do estilo de vida. Se deseja modificar os hábitos alimentares de forma sustentável, o mais aconselhável é fazê-lo gradualmente. Assim, procure identificar os erros alimentares mais frequentes no seu quotidiano e depois de analisar o seu dia alimentar, será mais fácil reconhecer o que é necessário alterar. 

Estabeleça metas que lhe pareçam realistas e fáceis de atingir. Como exemplo, reduza o tamanho das porções das refeições, deixe de adicionar açúcar às bebidas, substitua farinhas refinadas em excesso por cereais integrais, evite o sal de mesa nos alimentos e aumente a ingestão de frutas e verduras. 

Para novos hábitos, procure experimentar novos alimentos, para isso escolha um dia da semana para sempre conhecer novos sabores e até novas texturas de alimentos que você não aprecia. No mais, escolha um alimento saudável por vez. Mudar radicalmente os hábitos alimentares é difícil, pode desanimar e até fazer desistir em adquirir estilo de vida saudável. Pode ser feita uma troca por semana, como exemplo substitua o refrigerante pelo suco, depois as frituras pelos assados, cozidos e grelhados e assim por diante.

Enfim, mudar hábitos não é nem um pouco fácil, é um processo devagar e contínuo, então não será do dia para a noite que se muda tudo o que há de errado! Por isso é muito importante que você tenha sempre em mente seus objetivos. Torna-se responsável pela sua saúde, seu trabalho, sua vida em família independente dos acontecimentos externos, reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença. Pense nisso! 

 

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Não tire o feijão da sua alimentação!

Planejamento alimentar

O que fazer para controlar a vontade de comer toda hora?

Ano novo, alimentação nova!

Exageros do final de ano: como lidar?

Mais Lidas

REGIÃO

Grave acidente deixa oito mortos em rodovia

DOURADOS

Morto em confronto, além de ser suspeito de morte de menor, tinha extensa ficha criminal

DOURADOS

Dois são flagrados com droga na PED

TRÁFICO DE DROGAS

Cocaína que saiu da região de fronteira do MS é interceptada em SP