terça, 09 de agosto de 2022
Dourados
16°max
12°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Ano novo, alimentação nova!

contatonutrifernanda@gmail.com

27 dezembro 2021 - 00h03

Ano novo, um novo começo, momento que inspira mudanças positivas na saúde para alguns. Falando em qualidade de vida e alimentação saudável, aproveite o ano que está iniciando para modificar seus hábitos alimentares, pois é possível mudar a relação com a comida e manter uma vida mais saudável.

Para esse processo de mudança, primeiramente evite métodos radicais, eles levam ao insucesso a mudança do estilo de vida. Se deseja modificar os hábitos alimentares de forma sustentável, o mais aconselhável é fazê-lo gradualmente. Assim, procure identificar os erros alimentares mais frequentes no seu quotidiano e depois de analisar o seu dia alimentar, será mais fácil reconhecer o que é necessário alterar. 

Estabeleça metas que lhe pareçam realistas e fáceis de atingir. Como exemplo, reduza o tamanho das porções das refeições, deixe de adicionar açúcar às bebidas, substitua farinhas refinadas em excesso por cereais integrais, evite o sal de mesa nos alimentos e aumente a ingestão de frutas e verduras. 

Para novos hábitos, procure experimentar novos alimentos, para isso escolha um dia da semana para sempre conhecer novos sabores e até novas texturas de alimentos que você não aprecia. No mais, escolha um alimento saudável por vez. Mudar radicalmente os hábitos alimentares é difícil, pode desanimar e até fazer desistir em adquirir estilo de vida saudável. Pode ser feita uma troca por semana, como exemplo substitua o refrigerante pelo suco, depois as frituras pelos assados, cozidos e grelhados e assim por diante.

Enfim, mudar hábitos não é nem um pouco fácil, é um processo devagar e contínuo, então não será do dia para a noite que se muda tudo o que há de errado! Por isso é muito importante que você tenha sempre em mente seus objetivos. Torna-se responsável pela sua saúde, seu trabalho, sua vida em família independente dos acontecimentos externos, reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença. Pense nisso! 

 

*Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo de validade de vegetais e frutas: Como saber?

Entenda a diferença entre iogurte e bebida láctea

Dicas de nutrição para controlar a diarreia

Como diminuir a ingestão de sal na alimentação?

O uso de termogênico é seguro?

Mais Lidas

BR-376

Lutador de MMA douradense é preso com mais de 40 quilos de cocaína

TRAPALHADA

Ladrão esquece mochila aberta e dinheiro roubado voa durante fuga

Adolescente fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MS-141

COXIM

Casal de idosos foi morto por menores que levaram R$ 20