Menu
Busca quarta, 21 de abril de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Abacate: a fruta do momento

contatonutrifernanda@gmail.com

29 março 2021 - 00h03

O abacate é apreciado não apenas por seu sabor, mas também por seu alto valor nutricional e efeitos benéficos à saúde, contendo vários nutrientes, vitaminas e fitoquímicos que previnem o câncer, hipertensão e danos hepáticos. 

É considerado um fruto rico em gorduras monoinsaturadas, benéficas ao organismo por contribuir para a redução dos níveis de triglicérides e colesterol, elevando o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim. Além disso possui altos níveis de antioxidantes e apresenta ainda outros nutrientes que podem ser benéficos à saúde, como potássio e luteína, que podem ajudar a manter níveis adequados da pressão arterial e a controlar o estresse oxidativo.

Estudos têm testado os benefícios do óleo de abacate, demonstrando resultados iniciais positivos. Trabalhos realizados em humanos e em animais revelam que o óleo de abacate pode contribuir no controle do peso e redução do risco de diabetes.

De sabor neutro, o óleo do abacate pode incrementar diversos pratos, especialmente na finalização. A fruta apresenta diversas variedades e pode ser encontrada o ano todo, então aproveite para experimentar formas diferentes de introduzir o abacate na alimentação, como em saladas, patês e a tradicional guacamole. 

Para armazenagem, se o alimento não for consumido inteiro, leve o que sobrou à geladeira com o caroço e algumas gotas de limão. Isso atenua a oxidação e o escurecimento. 

Contudo, não é porque o abacate é gordura boa que você deve exagerar. Como qualquer alimento rico em gordura, seu consumo deve ser moderado. Por isso, nada de adicionar açúcar, já que isso tornaria o consumo da fruta excessivamente calórico. Use a criatividade na cozinha e acrescente o abacate na sua alimentação, o abacate é cremoso e amanteigado, ótimo para criar pratos que vão de mousses, a sorvetes, pastas e até mesmo molhos para pratos quentes.

 

*Mestranda do Programa de Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Grupo de Pesquisa em Biologia Aplicada à Saúde - UFGD, Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O disfarce do açúcar nas indústrias: como o açúcar pode se esconder nos rótulos?
Descongelar alimentos de forma correta garante mais sabor e qualidade do alimento
Afinal, suplementação de colágeno funciona?
Abacate: a fruta do momento
O papel da nutrição na enxaqueca

Mais Lidas

DOURADOS/ITAPORÃ
Produtor rural morto em acidente na MS-156 voltava de aniversário em pesqueiro
DOURADOS
Perícia não encontra sinais de violência e morte de mulher pode ter sido por causas naturais
DOURADOS
Mãe de menor que organizou festa clandestina com mais de 40 pessoas é presa
TIRADENTES
Comércio, vacinação e bancos; veja o que funciona no feriado em Dourados