Menu
Busca quinta, 15 de abril de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Instalação do BRDE em MS será debatida em reunião do Parlasul na Assembléia

01 outubro 2007 - 13h59
Está programada para o dia 4 de outubro, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a reunião do Parlasul (Parlamento do Sul), que acontecerá a partir das 9 horas, no plenário. Entre os assuntos de destaque está pautada a discussão sobre a instalação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) no Estado.

O presidente do Parlasul, deputado Maurício Picarelli (PMDB), é o precursor da instalação do banco no Estado. O parlamentar alega que “o BRDE deverá ser o maior banco de investimentos em Mato Grosso do Sul, estando apto a financiar a produção e o desenvolvimento econômico da região sul-mato-grossense”.

A carta de intenção para a implantação do banco já foi assinada pelo governador André Puccinelli (PMDB), abrindo as portas para que o projeto seja definitivamente viabilizado. Os governadores dos outros três Estados que compõem o Parlasul e integram o BRDE – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná – também já assinaram cartas de intenção em igual teor.

Atualmente, o BRDE tem gerado 558 empregos diretos e alcança um ativo total de R$ 4,6 bilhões, com R$ 3,6 bilhões em operações de crédito. Criado em 1961 pelos governadores Celso Ramos (SC), Leonel Brizola (RS) e Ney Braga (PR), durante seus 46 anos de existência, como instituição financeira pública de fomento, já financiou mais de 50 mil projetos e investiu mais de 20 bilhões de dólares.

O presidente do banco, Casildo Maldaner, vem à Campo Grande participar da reunião e já garantiu ao deputado Picarelli que a instalação de uma agência no Estado já não é mais sonho e sim, realidade. Ele vai fazer uma breve explanação sobre as atividades do órgão, explicando seus objetivos e benefícios ao setor produtivo.

Também vai participar da reunião o doutor em Direito Internacional e diretor de Inovação Tecnológica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Luiz Otávio Pimentel. Ele ministrará uma palestra sobre inovações tecnológicas, bem como sobre o desenvolvimento tecnológico que o banco vai garantir ao Estado, após sua implantação.

Parlasul – No dia 13 de setembro, o deputado Picarelli, juntamente com o deputado Márcio Fernandes (PSDB), esteve em Florianópolis participando de reunião do Parlasul na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Ele foi novamente conduzido ao cargo de presidente do órgão e empossou o deputado tucano ao cargo de membro especial do Parlamento.

Para a reunião do Parlasul em Mato Grosso do Sul, também serão discutidas frentes de atuação que estão sendo vislumbradas pelo Parlamento, bem como assuntos relacionados à integração em ciência, tecnologia e inovação dos quatro Estados da região sul com o Mercosul.

Deputados estaduais e governadores dos quatro Estados foram convidados por Picarelli a participar da reunião.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado se irrita e fala em perseguição após proposta arquivada
Descongelar alimentos de forma correta garante mais sabor e qualidade do alimento
Senado: sai Simone, entra Tereza Cristina?

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Soldado da Polícia Militar é encontrado morto no interior de residência
CASA PRÓPRIA
Prefeitura abre recadastramento habitacional em Dourados
DOURADOS
Homem encontrado morto pode ter envolvimento em esquema de agiotagem internacional
DOURADOS
Polícia prende suspeito de tentar matar homem a tiros no Parque do Lago II