Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Laticínios pedem intervenção para reduzir alíquota do ICMS

24 outubro 2008 - 15h47
Representantes das indústrias de laticínios de Mato Grosso do Sul reuniram-se na manhã desta sexta-feira (24/10), na Casa da Indústria, com o senador Valter Pereira (PMDB/MS) para solicitar a intervenção do parlamentar junto ao Governo do Estado para reduzir a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor.

O presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul), Edgar Rodrigues Pereira, apresentou ao senador as necessidades do setor para que a atividade seja mantida no Estado e destacou a importância de reduzir, ou mesmo zerar, a alíquota do ICMS.

“Precisamos que, a exemplo de São Paulo e Paraná, haja esse benefício para que tenhamos condições de competitividade”, apontou Edgar Pereira, argumentando que atualmente Mato Grosso do Sul ocupa a 12ª posição no ranking nacional de produção leiteira e que a indústria de laticínio está presente em quase todos os municípios do Estado com mais de 100 unidades de beneficiamento e industrialização, sendo responsável pelo emprego direto de mais de 2,5 mil pessoas.

Edgar Pereira ressaltou que, além da carga tributária, o setor também precisa administrar altos custos de frete e combustível. “Só este mês houve o desaparecimento de pelo menos uma indústria e este é um cenário preocupante”, informou, lembrando que, além dos empregos diretos gerados pela indústria de laticínios, inúmeras famílias dependem da permanência dessas empresas.

Diante dos números apresentados, o senador Valter Pereira comprometeu-se em marcar uma audiência com o governador André Puccinelli para que a reivindicação seja analisada. “Este não é um assunto que se resolve com uma reunião ou duas, pois é um processo que demanda tempo. Vamos neste primeiro momento retomar a conversa com o governador, que é muito determinado nas questões que envolvem a arrecadação, mas também é sensível quanto aos problemas. Paralelo a isso, eu também me comprometo a estudar medidas legislativas que possam contribuir”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na 'bandeira vermelha', Dourados não deve ter grandes mudanças na flexibilização de atividades
Alimentos fontes de ferro
Campeões nas urnas: meteóricos e sem herdeiros!

Mais Lidas

DOURADOS
Marido de mulher executada em emboscada é encaminhado para prestar depoimento
EXECUÇÃO
Bilhete ajuda SIG a prender suspeita de atrair detetive e atirador é localizado no MT
CAMPO GRANDE
Homem é espancado e confundido com serial killer depois de ser abandonado em rodovia
DOURADOS
Relacionamento conturbado e bens patrimoniais teriam motivado execução de Zuleide