Bola cheia...! Com certeza ela vai para a realização da 5ª edição do Passeio Ciclístico Novembro Azul - Unimed que será realizado na manhã deste próximo domingo em Dourados, com um percurso de 30 quilômetros, sendo três deles em estrada de chão batido.
Com as inscrições já encerradas, com os 450 primeiros inscritos vindo a receber uma camiseta padronizada sobre do evento como prêmio, vale ressaltar que os que estarão participando tiveram que doar um brinquedo novo com o valor mínimo de 15 reais.
Esses brinquedos segundo os organizadores do evento serão doados as instituições de caridades.
No evento que terá a sua largada às 7 horas da manhã em frente à sede da Unimed vale ressaltar, os organizadores contarão com o apoio e o suporte ao longo do percurso -saída e chegada- do conceituado grupo do Dourados- MTB -Montain Bike Trilha- raiz, que atualmente conta com 440 integrantes, sendo que onze deles atuam como diretores nas coordenações das atividades que praticam ao longo do ano em que envolve o ciclismo.
Com certeza esse é mais um evento social e filantrópico que a cada ano fortalece mais a pratica do ciclismo no município douradense.
Bola cheia...! Ela vai para a então sul-mato-grossense árbitra Daiane Carolina Muniz dos Santos, hoje ligada ao quadro da arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol), que comandou a grande decisão do Campeonato Paulista feminino realizado nesta quarta-feira última no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Na decisão entre Palmeiras e Corinthians, vencida nos pênaltis pela primeira equipe, Daiane dos Santos que teve seu início de carreira como auxiliar e depois como árbitra central em Mato Grosso do Sul nos estaduais e em campeonatos amadores, teve uma atuação de excelência, vindo a ser elogiada e muito pelas duas equipes e principalmente pela criteriosa crônica esportiva paulista. Nota mil para essa guerreira Sul-mato-grossense com certeza...!
Bola murcha...! Essa bola será confirmada “murchíssima” caso ocorra o que a atual diretoria do Esporte Clube Águia Negra de Rio Brilhante está prometendo caso não consiga atingir a meta de aporte financeiro para montar e levar a equipe, que recém subiu para a 1ª divisão, após se sagrar vice-campeã na 2ª divisão.
A coluna teve acesso as informações sobre uma reunião da diretoria realizada nesta quarta-feira última em Rio Brilhante, onde os integrantes delas fizeram um balanço financeiro e administrativo da série “B”, em especial sobre as despesas que tiveram que arcar para participar da deficitária competição.
Visando montar a comissão técnica -técnico, auxiliar, preparador físico, treinador de goleiros e massagista-, e principalmente o plantel que geralmente é sempre acima de 22 jogadores, incluindo os goleiros, a diretoria do Águia Negra decidiu que iria ainda nesta semana atrás de apoio do Poder Público Municipal e do setor comercial e empresarial da cidade para buscar manter a equipe na competição que terá o seu início em início de janeiro próximo.
Na reunião, os integrantes da diretoria do Águia Negra deixam bem claro que caso não viabilizar os recursos para manter o plantel em campo e também nos custeios do alojamento, alimentação, viagem entre outros gastos, eles terão como única alternativa, a desistência do campeonato, e assim aguardar um momento melhor lá na frente, ou futuramente, para voltar as atividades no futebol profissional.
Ou seja...! Se a diretoria do Águia Negra que ostenta na atualidade em sua história a conquista de quatro títulos estaduais, e com participações em competições nacionais como Copa do Brasil, Série “D” e Copa Verde não conseguir um apoio financeiro para manter a comissão técnica e o plantel, com certeza estará anunciando -ou seria comunicando- a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) ainda neste mês de dezembro que mansamente vem chegando, o seu afastamento do estadual de 2025...!
Uma coisa é mais do que certa é o velho ditado de que “não se faz um omelete sem quebrar o ovo” e se a atual diretoria não obter êxito no apoio do Poder Público e patrocínios, será realmente uma “bola murcha” pois ela entende que sem aporte financeiro não há futebol, e com terão que vir a público e anunciar a desistência da competição do representante da “pequena cativante” como é carinhosamente chamada a cidade de Rio Brilhante.
Entendemos que por mais pobre que seja em todos os aspectos dada a falência do futebol profissional no MS há anos, com certeza esperamos que a diretoria do clube consiga ter êxito em conquistar apoio do Poder Público e de empresários como ela tanto espera, para que assim às tardes de domingo, o estádio “Ninho da Águia” volte a abrir seus portões para receber público, em especial, a apaixonada torcida da equipe rubro-negra sul-mato-grossense...!
Bola cheia...! Neste fim de semana acontece os jogos de volta das quartas de final do Estadual Sub-17 com os seguintes confrontos: Às 13 horas de sábado no estádio “Olho do Furacão” em Campo Grande o União/ABC recebe o Náutico. No jogo de ida ocorreu um empate em 2 a 2. Logo a seguir, o Operário Futebol Clube recebe o São Gabriel D´oeste, que jogando em seu estádio no jogo de ida, passou por 4 a 2 pelos “meninos do galo”.
No estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” o Instituto AEFA recebe às 15 horas de sábado também a equipe do Águia Negra de Rio Brilhante.
No jogo de ida a equipe douradense venceu no “Ninho da Águia” por 2 a 1 o adversário e no estádio “Saraivão” em Ivinhema, o Instituto Ismaily recebe o Aquidauanense.
Jogando no estádio “Noroeste” em confronto de ida a equipe do “Vale do Ivinhema” venceu o adversário pelo placar de 3 a 2.
Portanto, desta rodada sai os quatro semifinalista da competição...!
Bola cheia...! Neste domingo pela manhã vai para a última rodada da fase de classificação para a semifinal do 21º Campeonato Interdistrital de Dourados.
Em confronto marcado para as 8h45 no distrito de Panambi o Veteranos Panambi terá pela frente o Cooperativa da Vila São Pedro, e no mesmo horário a A.A.V.V (Associação Atlética Vila Vargas) vai ter pela frente o Esporte Clube São Pedro. Essa competição é realizada pela prefeitura municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).
Bola cheia...! Na tarde deste sábado está marcado para acontecer no distrito da Picadinha, a abertura da Copa Sub-07 de futebol suíço.
A competição que estava marcada para acontecer no dia 16 passado, a pedido de alguns dos clubes inscritos, foi transferida para acontecer amanhã.
De acordo com Antônio Faccin, coordenador dos eventos esportivos do S.A.F.C (Santo Antônio Futebol Clube) da Picadinha, a competição está dividida em dois grupos, sendo eles. No “A” as equipes do Franco Resende de Maracaju; Atlético Guaicurus; Santo Antônio F.C e DS/Ubiratan Esporte Clube enquanto pelo “B”, a APAEFS; o I’Sport e o Euro Sport.
À abertura dos jogos marcam os seguintes confrontos: Às 15 horas, a equipe do DS/Ubiratan enfrentará o Santo Antônio Futebol Clube; em seguida a APAEFS terá pela frente o Instituto AEFA e o Franco Resende de Maracaju encerrarão a rodada contra o Atlético Guaicurus.
I´Sports e Euro Sport também vão estrear na competição, porém em data ainda a ser confirmada.
Bola murcha...! E lá se vai encerrando a atual administração municipal e a tão sonhada reforma no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” ficará mesmo sob a responsabilidade do futuro prefeito -leia-se Marçal Filho- e a equipe que ele vai colocar para estar à frente do comando do esporte douradense via FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).
Necessitado de uma ampla reforma e readequações em sua estrutura físicas, como nos vestiários, sanitários, cabines de rádios e Tvs, e principalmente no restabelecimento das torres de iluminações, que pasmem, tiveram as suas fiações furtadas, o trato com o maior patrimônio que está sob a responsabilidade da administração da FUNED e de outras secretarias municipais por parte desta atual administração que estará indo embora no dia 31 de dezembro, infelizmente foi pífio, para não dizer uma vergonha, o que é lamentável, se é...! Depois dessa, parei e fui...!
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter um excelente final de semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima terça-feira...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)