segunda, 11 de dezembro de 2023
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Rivalidade entre equipes de base extrapola as quatro linhas em Dourados

07 novembro 2023 - 00h04

Bola murcha...! Com esses excessos de competições entre categorias de bases Sub-09, 11, 13, 15 e 17 anos que estão sendo realizadas nos últimos meses em pelo menos dois locais do município, sendo um no distrito da Picadinha e o outro no majestoso estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores), a maioria das equipes participantes são compostas por digamos assim, supostas  escolinhas de ensinamentos de futebol.

Todavia, os confrontos entre as equipes passaram a ter grandes rivalidades nas quatro linhas, o que é normal, pois ninguém quer perder, porém, na torcida que envolve os pais e demais familiares além de amigos dos atletas, estaria ocorrendo uma intensa rivalidade com ofensas morais e promessas de agressões físicas entre eles com treinadores das equipes rivais.

Com relação a rivalidade entre as quatro linhas, diga-se de passagem, ela é bem-vinda, pois no futebol sempre existiu rivalidade, todavia, entre duas escolinhas que estão nestas competições, as rivalidades já saíram do campo da bola e estrapolaram para as agressões verbais e porque não, até ameaças de agressões físicas entre um dos pais com um dos treinadores que foi registrado durante um confronto neste final de semana último, fato este que é muito ruim para a formação destas crianças e dos adolescentes.

O fato está tão ruim que até mesmo um dos envolvidos que seria pai de um dos atletas que atua em uma das escolas particulares que já é famosa na cidade, teria feito supostas ameaças e ofendido verbalmente o treinador e os jogadores de uma outra escolinha, que é ligada a um tradicional clube da cidade.

Tal fato de troca de farpas entre os adultos envolvidos, levou o pai desta criança até mesmo a contratar seguranças para atuar nos jogos entre as duas equipes, o que é lamentável, pois violência por causa de uma partida de futebol ou em momento algum, justifica, principalmente quando se envolve no caso jogos entre crianças e adolescente.

Que os ânimos sejam serenados entre os envolvidos e que possamos ver a bola rolando nos campos dos distritos e na sede do município com sempre acompanhamos os veteranos, amadores e claro, principalmente com as crianças e os adolescentes que estão aí correndo atrás dela, independente se elas ou eles serão ou não no futuro, um Neymar ou um Endrik da vida.

Bola cheia...! A 4ª rodada do campeonato estadual da série “B” teve seu final neste último final de semana e o Corumbaense assumiu a ponta da tabela com 07 pontos após vencer em casa, no estádio Arthur Marinho pelo placar de 2 a 1 a Portuguesa da capital.

No outro confronto que teve o Águia Negra de Rio Brilhante de folga na tabela, o São Gabriel Esporte Clube foi até ao Jacques da Luz, nas Moreninhas em Campo Grande e passou pelo União/ABC pelo placar de 2 a 1 enquanto o Misto de Três Lagoas perdeu em casa, no “Madrugadão” pelo placar de 3 a 1 para o Náutico da capital.

Com sete equipes disputando as duas vagas para a série “A” do ano que vem, a também marca além da liderança do Corumbaense, o São Gabriel, a Portuguesa e o Náutico com 06 pontos; o Águia Negra com 04; Misto de Três Lagoas 02 e o União/ABC segurando a lanterna com nenhum ponto conquistado.

Bola cheia...! Neste final de semana foi disputado no distrito da Macaúba, em Dourados, o 2º torneio de voleibol feminino.

Com oito equipes, sendo elas de Dourados, Deodápolis, Vila Formosa e Porto Vilma, a equipe Amigas do Vôlei de Macaúba conquistou o título e ficou com o troféu, medalhas e a quantia de 400 reais em premiações.

O segundo lugar teve a DNA de Vila Formosa que embolsou 300 reais, troféu e medalhas e em terceiro a Fênix de Deodápolis que levou 200 reais mais troféu e medalhas.

Bola cheia...! Essa também vai lá para as bandas da reserva indígena de Dourados com mais uma rodada do 4º campeonato guerreiras do terrão de futebol suíço da Bororó.

Com seis confrontos realizados no campo do “Pyto” em dois períodos, pela manhã a Escola Araporã venceu por 3 a 0 o Tempestade Azul; em seguida o Atlético Benfica perdeu de 3 a 2 para o PSG F.C e depois a MB Ritz perdeu de 4 a 3 para a Kunha Mbarete.

No período da tarde, o ABC Sport aplicou uma goleada de 5 a 0 na Escola Augustinho; o Juventude GK fez 3 a 1 no Águia Negra e fechando a rodada o Esporte BRK empatou em 2 a 2 com o Kunha MQV.

Bola cheia...! Com um único jogo neste final de semana, no sábado o Ivinhema F.C aplicou 6 a 0 na equipe do DS/Ubiratan pela Copa Picadinha de futebol de campo.

Agora os organizadores deverão divulgar ainda nesta semana quais serão os confrontos da próxima fase da competição que está a cada rodada que passa pegando fogo, claro, nas quatro linhas né...!

Bola cheia...! Independentemente da pancadaria que comeu solta nas praias cariocas entre os torcedores do Fluminense e do Boca Júnior da Argentina na quinta e sexta-feira, o lindo mesmo foi a abertura realizada no sábado à tarde do confronto entre as duas equipes que lutavam pelo título das Libertadores deste ano.

No final do confronto, prevaleceu o sorrido da torcida tricolor carioca pela vitória pelo placar de 2 a 1 em cima da equipe portenha e claro, o choro dos Los Hermanos.

Bola murcha...! O ano vai se findando e até o momento não se tem notícia por parte do município (leia-se prefeitura via Fundação de Esportes de Dourados) sobre algum investimento no majestoso estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”. Vale lembrar também que o DAC (Dourados Atlético Clube) vai iniciar seus trabalhos no início de janeiro visando a conquista do título do Estadual de 2024, porém a equipe terá de ter o estádio literalmente liberado para que possa ter seus confrontos como mandante aqui na cidade.      

Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana, claro, na paz de Deus...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira.

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bola cheia...! Bola murcha...!

Com representante de MS, CBF define datas da Copa Verde de 2024

Rivalidade entre equipes de base extrapola as quatro linhas em Dourados

Dirigente lamenta falta de estádios e grandes nomes no futebol de MS

Bola Murcha vai para o jogador da série "B" do MS, preso transportando droga

Mais Lidas

ANASTÁCIO

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos

DOURADOS

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

DOURADOS 

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual 

TRÁFICO DE DROGAS

Operação da PF cumpre mandados em restaurante de Dourados