Bola murcha...! Com certeza ela é mesmo murcha porque até agora os entendidos do futebol profissional de Mato Grosso do Sul ainda não digeriram a vitória nas urnas de Estevão Antônio Petrallás, então presidente interino da hoje falida FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).
Estevão Petrallás venceu o pleito realizado no auditório de um hotel de luxo na capital pelo placar de 48 a 39 sobre o seu principal adversário André Delgado Baird, então presidente do CREC (Costa Rica Esporte Clube).
Na eleição para presidir a FFMS que lamentavelmente há mais de duas décadas vem ocupando a penúltima colocação no ranking nacional conforme informações da toda poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por incrível que pareça, deu a presidência a Estevão Petrallás, até então ocupante do cargo interino por força da prisão do então presidente Francisco Cezário de Oliveira e seu grupo, ocorrida em maio do ano passado pelo GAECO ( Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com os votos dos clubes e Ligas do futebol amador.
Os resultados dos votos “estranhos" que foram dados pelos dirigentes “amadores” e não dos clubes profissionais que deram a vitória por dez deles de diferencia a Estevão Petrallás, chamaram e muito a atenção dos seus opositores e de vários profissionais da imprensa e cronistas esportivos, assim que foram sacramentadas a totalidade das contagens.
Segundo consta, os adversários do eleito, em especial André Baird deverão recorrer e contestar na Justiça o resultado do pleito, agora, se eles vão ganhar ou não a parada, aí será outra história, com certeza...!
Repetindo os placares dos votos quando da eleição que contou com sete candidatos, na série profissional “A” Estevão Petrallás perdeu de 18 a 12 para André Baird. Na “B” um placar apertado a seu favor em 18 a 16 e por fim um placar elástico dos “amadores” que lhe deram 18 contra cinco votos ao seu adversário.
Os votos dos “amadores” que sacramentaram a vitória de Estevão Petrallás sobre o seu adversário que estava a sua frente por cinco votos, são os que chamaram a atenção dos envolvidos no pleito bem como na maioria dos profissionais que militam na crônica esportiva em todo o MS.
Um adendo:
Brigar pelo cargo de presidente da então falida FFMS vale a pena, pois segundo consta, a toda poderosa CBF sob o comando Ednaldo Rodrigues, recém reeleito até 2030, inclusive com o voto de Estevão Petrallás, para comandar a entidade máxima do futebol brasileiro, pagará 215 mil reais por mês de salário a todos os presidentes estaduais de federações do país, mais o do DF, é mole...!
Bola cheia...! Alheia as “manobras” reais registrados na semana passada quanto à eleição para a presidência da hoje estagnada FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), que manteve o até então interino Estevão Petrallás no comando da entidade até 2027, o campeonato estadual de futebol de campo teve no sábado último o seu prosseguimento na categoria Sub-13 no último sábado, com 40 gols marcados.
Esse total registrado consta um alto índices em média na quarta rodada, com 5,7 gols por jogo, o que não deixa de ser positivo em se tratando de confrontos entre os clubes de categoria de base.
Em sete confrontos realizados, pelo grupo “A” o URSO/PróGol venceu o Clube Esportivo Naviraiense por 3 a 1, no estádio “Chavinha” em Itaporã.
Pelo mesmo grupo, o Águia Negra de Rio Brilhante foi goleado em casa, no estádio “Ninho da Águia” pelo atual campeão da categoria, o Instituto Ismaily de Ivinhema, pelo placar de 6 a 0.
Nos jogos únicos dos grupos “B” e “D”, em Anastácio, o Instituto SEDUC e Corumbaense, empataram em 2 a 2 e em Ponta Porã, a equipe da casa, o Ponta Porã Sociedade Esportiva jogando no estádio Aral Moreira levou uma “piaba” de 8 a 0 do DS/Ubiratan Esporte Clube de Dourados.
Na capital com três jogos realizados, pelo grupo “C” a Portuguesa/Pantanal SAF, que havia estreado com uma sonora goleada de 8 a 0 frente ao CREC (Costa Rica Esporte Clube) na terceira, voltou a golear pelo mesmo placar o Ícaro Futebol Clube e com isso já garantiu a sua classificação para à próxima fase.
No outro confronto pelo grupo “E” o Vitória Esporte Clube enfiou 4 a 1 no então favorito Grêmio Santo Antônio enquanto o CEFAC/Esquerdinha acabou levando uma “paulada” ao perder por 5 a 0 do favorito União/ABC.
Por outro lado, fechando a quarta rodada, o confronto entre o Operário Futebol Clube e Náutico está marcado para acontecer nesta quarta-feira no estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas. em Campo Grande.
Bola murcha...! Com o falecimento ocorrido no último dia de quarta-feira,09/04, do gremista e desportista Antônio Faccin, que atuava como diretor de esporte do glorioso e tradicional Santo Antônio Futebol Clube, do Distrito da Picadinha, a diretoria dentro em breve vai se reunir para definir o futuro das competições de categorias de bases que era até então coordenadas por ele.
Antônio Faccin que sempre esteve participando em eventos esportivos tanto amadores como em categorias de bases e nos torneios realizados pela diretoria do Santo Antônio e que veio a falecer em consequência de lesões pelo corpo provocadas pela diabete, deixou em aberto duas competições, sendo elas, uma de sub-13 e a outra 15 anos.
As competições das categorias de bases que estavam sendo coordenadas e realizadas no campo do distrito da Picadinha nos finais de semana por Antônio Faccin deverão pôr meio da diretoria do clube nos próximos dias, após a sua morte, a decidir se elas deverão ou não dar continuidades...!
Bola cheia...! E vamos aguardar -ou estaremos- no decorrer desta terça-feira ou até amanhã o resultado da reunião entre o gestor de esporte Tony Montalvão e sua diretoria sobre o futuro do C.D 7 de Setembro de Dourados. O gestor assegurou a coluna que está na luta em transformar o clube douradense em SAF (Sociedade Anônima de Futebol), porém depende desta reunião que acontecerá para que possa então montar o processo para poder sacramentar o seu objetivo. “Vamos primeiro realizar essa reunião com a nossa diretoria, e após decidido ser a favor de se criar a SAF, vamos dar ao início da montagem do processo para regulamentar ela” disse Tony Montalvão a coluna...!
No MS vale ressaltar a Portuguesa que outrora era uma equipe amadora da capital, posteriormente se profissionalizou, é hoje o primeiro clube a se transformar em SAF, que diga-se de passagem, já virou uma realidade entre muitos clubes, alguns deles poderosos, do país...!
Aí vem uma pergunta...!: O C.D 7 de Setembro se transformando em SAF, quem -ou qual grupo- deverá se colocar à disposição à adquirir e investir financeiramente no clube, que bem ou mal não custa lembrar, é o último representante douradense, a conquistar em 2016, o título sul-mato-grossense de futebol profissional...?
Bola cheia...! Com o nome modificado, diga-se de passagem, pois sai a até então tradicional “Festa do Peixe” e entra por determinação da nova administração municipal, a 1ª Festa da Páscoa, que será realizada a partir desta quinta-feira até o domingo próximo nas dependências do Parque Antenor Martins, no Grande Flórida.
No evento, a FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) hoje -ainda- sob o comando do diretor/presidente Salim Raidan Neto e sua equipe de trabalho, estará realizando dois eventos esportivos para a comunidade douradense, sendo um no sábado e o outro no domingo.
Um deles que será no domingo, será a 1ª Corrida da Páscoa com um percurso de cinco quilômetros com largada às 7 horas e chegada na entrada do parque.
Haverá neste evento premiações aos três primeiros colocados das categorias 19 a 19; 20 a 29; 30 a 39; 40 a 49; 50 a 59; 60 a 69 e 70 anos acima.
Os 200 corredores que concluírem a prova receberão medalhas de participação dela.
Já o outro será a realização do 1º Torneio da Páscoa de Voleibol de Areia Misto 4 por 4, ou seja, com a equipe sendo formada por dois jogadores masculinos com duas femininas.
O evento está marcado para acontecer a partir das 13h30 de sábado, e terá apenas nove equipes inscritos, e com set único de 21 pontos.
Como se vê, o pessoal da FUNED após quatro anos praticamente inativos, pelo visto voltaram sob novo comando da autarquia de esportes a trabalhar em prol do esporte para a comunidade, o que é muito bom, ou melhor, excelente, se é...!.
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira meu povo amigo, fui...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)