Bola cheia...! E uma das torcidas organizadas do DAC (Dourados Atlético Clube) responsável pela execução na arquibancada descoberta da “charanga desafinada” em dia de jogo do clube no “Douradão”, de acordo com informações, está literalmente proibida de adentrar no estádio com as cornetas, uma vez que elas podem se transformar em uma arma em uma eventual confusão. Já os demais instrumentos de som da “charanga” estão liberados.
Se essa informação for verdade, as orelhas dos torcedores com certeza vão agradecer, se vão, pois eita som das cornetinhas chatas sô...!
Bola murcha...! Em estado de semiabandono há anos, diga-se de passagem, o estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, que é o maior patrimônio do município com certeza parece que é uma pedra nos sapatos dos administradores da cidade.
A coluna por exemplo apurou que para fazer a manutenção do gramado para que o DAC (Dourados Atlético Clube), único representante da cidade no Campeonato Estadual de futebol profissional e um dos representantes do MS na Copa do Brasil possa utilizá-lo, a diretoria do clube -leia-se Marcos Araújo, o presidente- tem que tirar dinheiro do bolso para pagar uma pessoa para fazê-lo, é mole.
Segundo consta, o município por meio da FUNED (Fundação de Esportes de Dourados), que é a pasta responsável pelo Frédis Saldivar deveria acionar a SEMSUR (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) para fazer a manutenção e limpeza do estádio em um todo, inclusive no trato ao gramado, todavia, pelo menos neste início de administração, não está digamos assim, sendo feito.
A coluna apurou que os serviços de limpezas nas arquibancadas, inclusive das velhas cadeiras de latas; banheiros; cabines de imprensa; saguão de acesso aos bares entre outros além da manutenção do gramado, estariam sendo realizados a conta gotas, sob alegação de que a SEMSUR possui outras demandas mais importante a executar na cidade.
Com apenas um servidor a cuidar do prédio que é o maior patrimônio do município e o segundo maior estádio do MS, o que é um absurdo, seria de suma importância que nossa classe política em geral -prefeito, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores-, mirem seus olhos em prol de buscar meios para investir em melhorias estruturais e mão de obras para cuidar desta importante praça esportiva.
Bola murcha...! Em enquete que está sendo realizada pelo douradosnews.com.br, a maioria dos internautas não acreditam na vitória do DAC (Dourados Atlético Clube) no jogo da próxima quarta-feira às 15 horas no estádio “Douradão” frente a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Rio Grande do Sul pela 1ª fase da democrática Copa do Brasil. Vale lembrar que em caso de empate a decisão para se saber quem vai faturar mais de um milhão e meio de reais e prosseguir na competição, será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.
Bola cheia...! E a diretoria do DAC (Dourados Atlético Clube) já definiu os valores a serem cobrados para o jogo inédito da equipe douradense contra o Caxias de Rio Grande do Sul pela democrática Copa do Brasil que será realizado às 15 horas da próxima quarta-feira no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.
De acordo com informações do empresário e presidente do clube Marco Araújo sobre os valores, para o setor da arquibancada coberta aonde fica as cadeiras o ingresso custará 30 reais e na descoberta 20 reais.
O interessado em querer adquirir o ingresso antecipado, ele está à venda desde terça-feira última na loja Salim Esportes e na Camisa 10.
Bola cheia...! Pela 8ª rodada do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de futebol profissional, a tabela marca os seguintes confrontos para este próximo final de semana.
Amanhã em confronto marcado para acontecer às 15 horas no estádio “Noroeste” em Aquidauana, a equipe do Aquidauanense vai receber o ex-todo poderoso Operário Futebol Clube enquanto às 18 horas em Corumbá o Corumbaense vai ter pela frente o Coxim que é o vice lanterna da competição no estádio Arthur Marinho.
Para domingo a tabela marca às 16 horas o confronto entre a Portuguesa/FC Pantanal contra o desesperado Águia Negra no acanhado estádio Jacques da Luz enquanto no mesmo horário o Costa Rica Esporte Clube vai receber no estádio “Laertão” o DAC (Dourados Atlético Clube) e fechando a rodada em Naviraí o CEN (Clube Esportivo Naviraiense) vai fazer o clássico regional contra o líder Ivinhema no estádio “Virotão”.
Com os resultados da última rodada realizada no fim de semana passada, independentemente da posição, quatro clubes já estão com vagas garantidas para a sequência da competição, sendo elas, o líder isolado Ivinhema, com 16 pontos; a seguir a Portuguesa/FC Pantanal e o DAC (Dourados Atlético Clube), ambas com 14 pontos e o Operário Futebol Clube, com 13 pontos.
Ainda alimentam com as maiores chances o Costa Rica Esporte Clube que é a equipe quinta colocado com dez pontos e o Corumbaense vindo a seguir com oito pontos.
O Costa Rica e o Corumbaense completam a zona de classificação para a próxima fase, mas ainda não possuem vagas garantidas, pois estão ameaçados pelo Águia Negra de Rio Brilhante que tem sete pontos e o Naviraiense, com seis.
Por fim, o Coxim e o Aquidauanense, ambos com quatro, lutam para sair da zona de rebaixamento.
Bola cheia...! A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) por meio do seu departamento de competições sob o comando de Marcos Tavares, um dos vice-presidentes da entidade e 20 representantes de clubes definiram a realização do Campeonato Sul-Mato-Grossense na categoria Sub-13 deste ano.
A competição que contará com sete equipes da capital e as demais do interior terá 78 confrontos e traz para este ano como novidade, a presença de equipes mistas conforme estabelecido no arbitral realizado na sede da entidade.
A competição estará assim abrindo oficialmente o calendário das categorias de base no estado deste ano.
Divididas em seis grupos, os clubes foram regionalizados por meio de sorteio, todavia, a FFMS não definiu ainda a data do início da competição.
Os clubes confirmados no arbitral para a disputa serão os seguintes: O Instituto Ismaily, de Ivinhema; E.C Águia Negra/FUNCERB de Rio Brilhante;
Urso/Pró Gol de Mundo Novo; Terenos E.C/Falcões de Terenos; Corumbaense F.C de Corumbá; A.A SEDUC de Anastácio; Costa Rica E.C, de Costa Rica; Ícaro F.C de Água Clara; DS/Ubiratan E.C de Dourados; Ponta Porã Sociedade Esportiva de Ponta Porã e as equipes da capital, sendo elas a A.A Portuguesa/F.C Pantanal; Vitória E.C; Clube União/ABC; Grêmio Santo Antônio; E.C Comercial; Náutico F.C e Operário F.C.
Bola cheia...! Com o tema “o futuro do futebol começa aqui” será realizado hoje e amanhã na Capital do Estado o 1º Fórum Estadual de Futebol de Base.
A iniciativa que é inédita é da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) visa com isso tentar transformar o cenário esportivo de Mato Grosso do Sul que nos últimos 20 anos é péssimo e está estagnado à nível nacional em todas as categorias de bases, em especial no profissionalismo.
De acordo com informações, a programação do evento que será realizado no auditório do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande para 125 pessoas inscritas, será recheada de palestras e mesas-redondas.
No evento grandes nomes do futebol brasileiro estarão palestrando, como Admilson Oliveira, o Tico, que é observador técnico do Clube Athletico do Paraná; Gustavo Ferreira, coordenador de base do Santos Futebol Clube; Júlio César Ramos, do Náutico F.C; Rodrigo Azevedo, da SERC (Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão) de Chapadão do Sul e Wilson Santana, da Associação Atlética SEDUC de Anastácio.
Bola cheia...! Neste final de semana pela oitava rodada do Campeonato Estadual de futebol profissional, dois clubes estarão estreando técnicos nos respectivos bancos de reservas. O Corumbaense depois de demitir Charles de Almeida anunciou a volta de Francisco Oliveira, de 57 anos.
O anúncio foi feito nas redes sociais do clube, que informou o desligamento de Charles de Almeida na segunda-feira última, após a equipe levar uma sapatada para o Ivinhema, por 6 a 1 um dia antes no estádio “Saraivão”.
O técnico fará a sua estreia às 18 horas deste sábado no estádio Arthur Marinho contra o vice lanterna Coxim Atlético Clube.
Já o CEN (Clube Esportivo Naviraiense) vai fazer a estreia de Edmar Heiler após a demissão de Fernando Lopes na semana passada.
Vale lembrar que na última rodada contra o DAC (Dourados Atlético Clube) no “Douradão” a equipe do “Jacaré do Cone Sul” que perdeu por 2 a 0, foi comandada interinamente por Fernando Ramos, que é técnico das categorias de base do clube.
Edmar Heiler atuou pela última vez no CAC (Caçador Atlético Clube), de Santa Catarina, porém ele já trabalhou no futebol Sul-Mato-Grossense como técnico no Itaporã Futebol Clube, em 2012.
O presidente do CEN Carlos Talão lembra que é reta final de campeonato e que espera que o novo técnico possa tentar pelo menos buscar a classificação para a próxima fase, mas o objetivo maior é livrar o clube do perigo de rebaixamento.
O novo técnico do CEN fará a sua estreia neste domingo às 16 horas no estádio “Virotão” em Naviraí no clássico regional. A equipe jogará contra o líder da competição, o Ivinhema Futebol Clube necessitando de uma vitória para fugir da zona da degola.
Bem, por hoje é somente isso meu povo! Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz e luz...! A coluna volta agora na terça-feira próxima meu povo amigo...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)