domingo, 19 de janeiro de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Enfoque Eleitoral

Noemir Felipetto

Processos eleitorais não julgados ficarão para 2025

23 dezembro 2024 - 12h15

RECESSO 
Desde o dia 20 de dezembro a Justiça Eleitoral está em recesso. Durante este período, que segue até o dia 6 de janeiro de 2025, não haverá expediente regular. Já prazos processuais ficam suspensos até o dia 19 de janeiro. Dia 20 serão reabertos para eventuais defesas ou recursos a tribunais superiores.

CASSADOS
Três vereadores do PP de Alcinópolis tiveram seus mandatos casados pela 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica, por fraude a cota de gênero. A ação foi movida por um policial militar que questionou judicialmente e que o partido teria utilizado candidatura fictícia (gênero feminino) para garantir quota de gênero na eleição, mínimo de 30%.

02 VOTOS
De acordo com a sentença uma candidata do partido obteve apenas dois votos. Também foi observado que ela não fez campanha. “As provas demonstram que a candidata apenas compareceu em atos públicos promovidos pelo partido, a exemplo de comícios e caminhadas, todavia com intento de endossar a candidatura da chapa majoritária, na qual o vice-prefeito eleito (“Waldemar Pezão”) também é do Partido Progressistas (PP), e não propriamente para convencer os eleitores a lhe confiarem o voto”. destacou a sentença.

REDE SOCIAL
O juiz eleitoral Francisco Solimam, responsável pela sentença, ainda trouxe que a candidata, de nome de urna “Marcela da Parabólica” não utilizou rede social na campanha, e seu sua página trazia a informação anterior ao registro de candidatura, esta como pré-candidata “além de ser perfil fechado, ou seja, bloqueado para usuários que não pertencem à sua rede de amizade, o que foi confirmado por ela própria em seu depoimento pessoal”.

GASTOS
No tocante aos gastos, outro motivo que pode evidenciar a fraude, a sentença ainda destacou que não houve investimento financeiro na campanha da candidata. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.

RECONTAGEM
Caso tribunais superiores confirmem a fraude a cota de gênero será feita nova recontagem dos quocientes eleitoral e partidário em relação à eleição proporcional de 2024 no município de Alcinópolis e a Câmara, com nove integrantes, será modificada.

BANDEIRANTES
É grande a polêmica sobre a eleição em Bandeirantes, região central de MS. Entre vai e vem, o prefeito eleito Alvaro Urt (PSDB) não assumirá o cargo. Quem deve dirigir o município será o presidente da Câmara.

NEGOU
O ministro André Mendonça, em decisão monocrática, voltou a deixar o prefeito eleito. A decisão suspende liminar concedida no dia 2 de dezembro, pelo ministro do STJ, Paulo Sérgio Domingues, que suspendia a cassação do prefeito eleito e o deixava elegível. Mendonça, ministro do TSE, alegou que a elegibilidade deve ser verificada na data da eleição, conforme entendimento já firmado pelo STF em decisão sobre ação direta de inconstitucionalidade e marcou o julgamento para o dia 3 de fevereiro.

ASSUMIU O RISCO
De acordo com informações, Urt assumiu o risco de concorrer às eleições, mesmo estando inelegível. Tentou reverter a situação, mas entre idas e vindas, acabou se elegendo, mas não foi diplomado.

JUSTIFICATIVA
Termina no dia 7 de janeiro o prazo para quem não compareceu para votar no 2º turno das Eleições Municipais 2024, ocorrido em 27 de outubro, justifique a ausência. Vale para eleitorado faltoso para o qual o voto é obrigatório. A justificativa pós-eleição pode ser feita em casa ou no cartório, presencialmente.

AGRADECIMENTO
A coluna volta ano que vem, mas com nova roupagem, onde serão abordados outros assuntos do cotidiano dos direitos e deveres do brasileiro. Aguardem. Novidades virão. Em fevereiro voltaremos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Processos eleitorais não julgados ficarão para 2025

Eleitos tem que ser diplomados até dia 19 de dezembro

Fraude a cota de gênero preocupa partidos e vereadores eleitos

Eleitos aguardam ansiosos pela cerimônia de diplomação

Abstenção perto a 30% é o maior desafio para as próximas eleições

Mais Lidas

BARBÁRIE

Após estuprar a avó de 76 anos, homem é preso entre Dourados e Itaporã

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

VIOLÊNCIA

Acusado de roubar e sequestrar mulher em saída de casa noturna é preso em Dourados

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados