sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Presidente do 7 tentará 'última cartada' para ter Douradão liberado na Sérir B

30 agosto 2024 - 00h04

Bola cheia...! A amizade entre uma pessoa com a outra não permite ter meio termo, ou seja, ela é ou não é sincera, verdadeira.

E assim demonstrou publicamente o hoje representante comercial e presidente do O.A.C (Operário Atlético Caarapoense) Giovani Giolando Marques, após ele ter seu nome citado na capital pela Justiça após investigação do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) para resultar em mais uma prisão de Francisco Cezário de Oliveira na manhã de quarta-feira última.

Francisco Cezário, que hoje é presidente licenciado da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) que por quase trinta anos esteve no comando da entidade que administra o futebol profissional do MS, foi afastado do cargo juntamente com outros dez envolvidos ligados a sua administração, após eles serem supostamente acusados de falcatruas em torno de dez milhões de reais, dinheiro este oriundos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Governo do Estado, via FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul).

Com a saída de Francisco Cezário após ser preso na operação “cartão vermelho” realizada na manhã do dia 21 de maio último, a CBF indicou -e nomeou- Estevão Antônio Petrallás para assumir no lugar dele o comando da “estuprada” entidade por 90 dias, e agora ganhou mais 90 de prorrogação.

Aqui vale lembrar que o nome de Estevão Petrallás no comando da FFMS mesmo que provisório, não é bem-vindo pela maioria dos dirigentes de clubes e de ligas amadoras filiados a entidade.    

Porém, com a nova prisão de Francisco Cezário em um espaço de 90 dias ocorrida nesta semana, os investigadores do GAECO alegaram a Justiça que o então presidente teria criado em sua residência, uma espécie de presidência da FFMS paralela.

Francisco Cezário inclusive segundo disse o GAECO veio a receber “visitas” de dirigentes de clubes profissionais e também de entidades de esportes amadores em sua residência, o que seria proibido por determinação da Justiça, e feriria o acordo feito para que o mesmo cumprisse a sua prisão munida de tornozeleira eletrônica.

Nesta nova denúncia contra Francisco Cezário, o GAECO alegou a Justiça que ele teria ido até a sede da CBF no Rio de Janeiro para indicar o nome do ex-presidente do Aquidauanense João Garcia, para assumir o comando da FFMS, e este fato foi veemente negado pela CBF em nota oficial.

Com relação a visita de dirigentes na casa de Francisco Cezário, cuja iniciativa por parte deles (dos dirigentes) estava proibida dele em recebe-los, Giovani Marques, presidente do O.A.C de Caarapó, ao ter o seu nome citado nos meios de comunicações, confirmou que esteve com ele, e acrescentou que assim o fez por ser muito amigo do hoje presidente licenciado da FFMS.

Francisco Cezário que responde hoje por supostamente comandar uma quadrilha na entidade que presidia há quase três décadas, por determinação da Justiça voltou para a cadeia. “Realmente fui visitar o Francisco Cezário por ser ele meu amigo. Tenho lado, não ficou em cima do muro como muitos dirigentes por aí. Muitos desses dirigentes de clubes foram pelo Francisco Cezário muito ajudado no passado recente, e hoje de forma lamentável, porque não covarde lhe viraram as costas, após explodir estas denúncias contra ele e seu grupo. O que ele fez ou deixou de fazer é problema dele com a Justiça. Não vou deixar de ser amigo dele jamais”, disse Giovani Marques acrescentando que não sabia que era proibida por determinação da Justiça, visitar Francisco Cezário, que reafirma tê-lo como seu amigo.

Giovani Marques concluiu a coluna na tarde desta quarta-feira que em decisão junto com a sua diretoria que deveria enviar um oficio a atual diretoria-tampão -leia-se Estevão Petrallás- da FFMS informando-o que a sua equipe, o O.A.C não irá disputar a série “B” deste ano por diversas razões.

Uma delas pelo alto custo de ter que registrar os jogadores, e outra por questão de planejamento para o próximo ano, quando o clube estará representando o MS na Copa São Paulo de futebol júnior e na Copa do Brasil.

Todavia, a coluna apurou que até ontem à tarde, a FFMS não havia recebido nenhum ofício sobre a desistência da equipe caarapoense da série “B.

Vale lembrar que o O.A.C recentemente conquistou o Estadual sub-20, da competição, ao vencer de virada e em pleno “Douradão” por 2 a 1 o DAC (Dourados Atlético Clube). O DAC também vale ressaltar, também estará representando o MS na Copa São Paulo de futebol júnior.  

Bola cheia...! Ela vai para o torneio de futebol suíço no distrito da Cruzaltina, marcado para acontecer com o limite de 14 equipes para o dia 29 de setembro.

Com realização do grupo ligado ao Cruzaltina Esporte Clube, os jogos serão comandados pelos árbitros da AEDA (Associação Esportiva Douradense de Árbitros) no campo da comunidade, com as seguintes premiações: Campeão mil e 500 reais mais troféu; vice 700 reais mais troféu e terceiro colocado 500 reais mais troféu. Para maiores informações os interessados poderão manter contato pelo telefone (67) 9-8119-8855, com o desportista “Biju”.

Bola murcha...! Ela vem lá do longínquo distrito de Itahum, que fica pouco mais de 60 quilômetros da sede do município, onde a rapaziada há anos “sonha” com um campo de futebol gramado com direito a vestiários e alambrados, porém esta área de lazer fica sempre na promessa das classes políticas principalmente.

A coluna apurou que no distrito onde tinha um campo para a garotada e a rapaziada jogar, virou uma praça pública e que o único local disponível para a pratica do futebol está situado na área da igreja católica, porém o padre segundo dizem às más línguas, não se sabe o porque, não permite utiliza-lo, é mole...!

Quem sabe agora com a política em andamento para eleger o futuro prefeito e para os 21 cargos a vereadores, algum filho de Deus venha com a promessa de construir esse tão sonhado campo de futebol para que a garotada e a rapaziada possam bater a sua bolinha nos finais de tardes ou em finais de semana e em dia de feriados...!

Bola cheia...! Será neste sábado pela manhã mais uma rodada do campeonato sub-13 de futebol de campo no distrito da Picadinha.

Na programação, às 8h30 o Instituto AEFA terá pela frente o DS/Ubiratan “A” e em seguida o DS/Ubiratan “B” contra o “C” e às 9h30 o Euro Sport contra o Tapiraiense e fechando a rodada A Associação Bellini de Rio Brilhante e DS/Ubiratan “B”.

Bola cheia...! E o C.D 7 de Setembro sob o comando do técnico Valdir Fortini continua os seus preparativos para disputar o campeonato estadual da série “B”.

A equipe que tem como presidente o gestor de esporte Tony Montalvão, à principio tem seus jogos como mandante no “acanhado” estádio “Chavinha” em Itaporã, porém a coluna apurou que o grupo treinou nesta quarta-feira no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.

A coluna apurou também que Tony Montalvão assim que chegar de Portugal, onde encontra-se a trabalho, deverá ter um encontro com o prefeito e com o diretor da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) Luís Arthur, visando a liberação do “Douradão” para que ele possa mandar os seus jogos.

É esperar para ver no que vai dar essa tratativa entre o Poder Público Municipal e o diretor/presidente do 7 de Setembro, que diga-se de passagem, é o último clube douradense a trazer o título da 1ª divisão para a cidade em 2016,  vindo a enfiar 2 a 0 no então ex-todo poderoso Esporte Clube Comercial, em pleno acanhado estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande...!

Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz, luz e saúde...! Fui, mais volto na próxima terça-feira...!

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Há 23 anos, Ubiratan conquistava o bicampeonato sul-mato-grossense

No horário eleitoral gratuito, candidatos nada falam sobre investimento no Douradão

Cinco times começam a disputa por duas vagas na Série A do Estadual

Após anunciar desistência, Operário de Caarapó volta atrás e disputará Série B

Presidente do 7 tentará 'última cartada' para ter Douradão liberado na Sérir B

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos