quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

O que é Kefir?

01 outubro 2017 - 23h02

A palavra kefir é derivada da palavra, em Turco, keif a qual pode ser traduzida como “sentir-se bem”, sensação experimentada após ingeri-lo. Kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos microrganismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. É um probiótico muito parecido com o iogurte. E assim como o iogurte, o kefir tem muitos benefícios a saúde já comprovados.


Para se obter o produto fermentado, é necessário adicionar os grãos de kefir (também chamados de grumos ou grânulos) em algum alimento (denominado substrato) para ocorrer a fermentação. Dessa maneira, o kefir pode ser produzido por meio de diversos tipos de leite (vaca, ovelha, cabra, búfala e égua) – sendo o leite a base mais utilizada há milênios, suco de frutas, açúcar mascavo e água. Os grãos também contêm um aspecto gelatinoso, textura macia e firme e tamanho irregular. 


Devido ao processo de fermentação, o kefir possui um sabor ácido e é uma bebida levemente gaseificada, principalmente pela produção de lactato/acetato e gás carbônico, respectivamente. A cada processo, os grânulos podem apresentar um ganho de massa por volta de 25% em relação ao seu peso inicial, assim, permitindo sua produção caseira. Com isso, a propagação dos grãos por meio da doação entre os consumidores e interessados em cultivar a bebida tornou-se tradicional em todo o mundo.


As propriedades nutricionais do kefir são devido aos componentes químicos como as vitaminas, proteína e minerais sendo que o processo de fermentação induz o aumento do seu perfil nutricional. Rico em vitamina B1, B12, cálcio, aminoácidos essenciais, ácido fólico e vitamina K . O consumo de kefir muito provavelmente confere os mesmos benefícios observados com a ingestão de iogurte.  E talvez ainda mais, uma vez que a diversidade de microrganismos presente no kefir é superior à encontrada nos iogurtes convencionais.


Contudo, estudos apontam que, o consumo de laticínios em geral, está diretamente associado a diversos benefícios na saúde. O iogurte, entre esses alimentos, é o que merece maior destaque, já que sua associação positiva é a mais consistente na literatura científica. O maior consumo de iogurte e derivados do leite magro está diretamente relacionado à redução no peso e ao menor risco de diabetes, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.


Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Compulsão alimentar: como controlar?

O que são probióticos?

Descubra a melhor opção de óleo na cozinha

Não utilize óleo de coco para cozinhar

Vegetais crucíferos: o que são e quais seus benefícios?

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida