domingo, 13 de julho de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Enfoque Jurídico

Noemir Felipetto

O aumento do número de deputados federais e o impacto nas contas públicas

30 junho 2025 - 00h05

SANÇÃO

Segue para a sanção do presidente Lula, proposta aprovada no Senado e na Câmara dos Deputados que aumenta o número de parlamentares, a partir de 2027. A matéria correu no Congresso em paralelo a uma decisão do Supremo Tribunal Federal que deu prazo até o fim de junho para uma readequação no número de parlamentares.

DADOS
Baseado nos dados do Censo do IBGE, o STF tinha determinado uma redistribuição de cadeiras na Câmara. Estados onde a população cresceu passariam a contar com mais deputados; onde diminuiu, menos. Mas o projeto aprovado define que nenhum Estado vai perder lugares e amplia a quantidade de vagas de 513 para 531. 

MAIS DEPUTADOS
A proposta aprovada pelo Congresso Nacional, no entanto, mantém os atuais representantes desses estados e ainda cria mais 18 vagas para oito Estados:  Pará 4, Santa Catarina 4, Amazonas 2, Mato Grosso 2, Rio Grande do Norte 2, Paraná 1, Ceará 1 e Goiás 1. 

MENOS DEPUTADOS 
Já os estados que perderiam deputados, seria Rio de Janeiro 4, Rio Grande do Sul 2, Piauí 2, Paraíba 2, Bahia 2, Pernambuco 1 e Alagoas. Mas o lobby foi grande e em vez destes estados perderem parlamentares, simplesmente aumentou-se os que de fato teriam direito.   

CUSTOS
Com isso, o impacto sobre os cofres públicos, segundo estimativas será de 65 milhões de reais por ano, que foi estimado pela direção-geral da Câmara dos Deputados. Além disso ainda toda a estrutura física da Câmara teria que ser aumentada, para abrigar os novos parlamentares.

EXPLICANDO
A Câmara dos Deputados atualmente é composta por 513 deputados federais eleitos pelo povo, em cada estado e no Distrito Federal, através de voto direto e proporcional. O número de deputados por estado varia de acordo com a população.
 
MÍNIMO E MÁXIMO
De acordo com a legislação atual, o número de representantes na Câmara varia de 08 a 70 por estado, de forma que o número de cadeiras está ligado à quantidade de habitantes. Com base no texto do projeto, 13 estados dos 26 distritos brasileiros, ganhariam novas vagas para a Casa Legislativa. 

ASSEMBLEIAS 
A Constituição Federal determina que o tamanho da Assembleia Legislativa de um estado (deputados estaduais) deve atender uma proporcionalidade em relação ao número de deputados que aquele estado tem na Câmara dos Deputados. Em alguns estados, o efeito será o aumento também de deputados estaduais.

REPRESENTATIVIDADE
A regra constitucional estabelece que as assembleias legislativas devem sempre ter o triplo da representação do estado na Câmara. Se o número resultante ultrapassar 36, cada deputado federal acima de 12 adiciona mais um deputado estadual à assembleia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

O aumento do número de deputados federais e o impacto nas contas públicas

Redes sociais: liberdade de opinião ou canal de desinformação e ofensas

O que está por traz do regime de urgência na PEC que unifica as eleições no Brasil

Judiciário autoriza inclusão de gênero neutro em registro civil

Pais de filhos autistas podem ser beneficiados com direito a trabalho remoto

Mais Lidas

ITAHUM

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado

DOURADOS

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho

Homem sofre tentativa de homicídio na região central de Dourados

DOURADOS

Mulher denuncia motorista de aplicativo por furto de R$ 1,5 mil