quarta, 17 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Enfoque Eleitoral

Noemir Felipetto

MS tem três municípios com mais eleitores que habitantes

01 julho 2024 - 00h03

Pouco comum

Algo pouco comum, mas real. Três dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul tem mais eleitores que habitantes. Os dados estão disponíveis pela Justiça Eleitoral (TER-MS), que fechou o cadastro em 30 de maio e do Censo do IBGE, de 2022. Coincidentemente estes três estão entre os 10 com menor população. 

Rochedo
Localizado na região central de Mato Grosso do Sul, próximo de Campo Grande, Rochedo registrou no censo de 2022, do IBGE, uma população de 5.199 habitantes. Já os dados da Justiça Eleitoral trazem cadastrados e aptos a votar 5.261 eleitores.

Jateí
Um dos maiores municípios em extensão territorial de MS, e localizado na região da Grande Dourados, Jateí registrou no censo de 2022 uma população de 3.586 moradores. Mas os eleitores chegam a 4.536, quase mil eleitores a mais que a população.

Taquarussu
Localizado na região Leste do Estado, próximo a Nova Andradina, quase na divisa com o Paraná, Taquarussu tem uma população de 3.625 habitantes, mas os eleitores cadastrados registram 4.109 eleitores.

Conceito de domicílio
Domicílio eleitoral é o lugar da residência ou moradia da pessoa que requere inscrição eleitoral, o lugar onde o interessado tem vínculos, sejam políticos, econômicos, sociais ou familiares. É um dado importante que define onde o eleitor irá exercer o direito de votar. 

E-Título 
Estamos a menos de 100 dias das Eleições 2024. Para votar, é preciso apenas um documento com foto. O aplicativo e-Título, se devidamente atualizado, é suficiente para o eleitor se identificar no pleito. Ele funciona como uma versão digital do título de eleitor e garante que seus dados estejam sempre disponíveis.

O aplicativo
Lançado em 2018, conta atualmente com mais de 45 milhões de usuários, de acordo com dados da Justiça Eleitoral. Assim que baixar o aplicativo no celular, basta preencher os dados solicitados – nome, data de nascimento, CPF e, se constar, nomes dos pais. Também é possível preencher os dados de maneira automática, por meio da leitura do QR Code do título de eleitor em papel comum.

Outras funções
Além de ser usado para se identificar no dia do pleito, o app oferece uma série de serviços e informações. Por meio dele, é possível gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros, tudo sem a necessidade de deslocamento a um cartório.

Título físico
Vale lembrar que não é possível votar apenas com o título eleitoral em versão física, pois esse documento não tem foto. Logo, é necessário apresentar um documento pessoal com fotografia, como RG, CNH, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

Biografia
João Leite Shimidt é advogado e produtor rural, foi deputado estadual por Mato Grosso (1975-1979), deputado federal por Mato Grosso do Sul (1979-1982) e estadual também por MS (1983-1988). Exerceu os cargos de secretário de Justiça (1979), chefe da Casa Civil (1979-1980), secretário de Estado de Fazenda (1980) e conselheiro do Tribunal de Contas (1988-1993). Nasceu em 03 de junho de 1936, em Aquidauana.


Frase da semana
"A primeira regra da boa briga é escolher o adversário certo" - Antonio Carlos Magalhães – Ex-governador e ex-senador pela Bahia

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Convenções partidárias: para que servem?

TSE tem jurisprudência pacificada sobre fraude à cota de gênero

MS tem três municípios com mais eleitores que habitantes

Multa imposta a Lula e a turbinada na pré-candidatura de Boulos

Ensino fundamental incompleto é o maior percentual dos eleitores de Dourados

Mais Lidas

DESAPARECIMENTO

Douradense desaparece após viajar a trabalho para Maracaju

CAPITAL

Grupo de funcionários responsável por furtar empresa de transporte é desarticulado

DOURADOS

UFGD oferece 293 vagas para transferência de outras universidades e portadores de diploma

CAPITAL

"MS ao vivo" traz o cantor Diogo Nogueira para apresentar novo show neste domingo