quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Mau cheiro paira sobre a cidade e volta a incomodar douradenses

18 novembro 2015 - 06h36
Justiça - O governo do Estado alegou que entrará até a próxima semana com agravo contra a liminar da Egelte Engenharia, que se recusou a retomar as obras do Aquário do Pantanal. Os trabalhos no local foram paralisados na segunda-feira.

Sessão fraca - Ao contrário dos debates e manifestações observados ao longo das duas últimas semanas contra o aumento de impostos, a sessão da manhã de ontem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi bem tranquila. De tão ‘parada’, as considerações começaram um pouco antes das 10h e o expediente foi encerrado menos de 2h depois.

IPVA - O contribuinte terá que gastar mais em Mato Grosso do Sul com os temidos e assustadores impostos de início do ano. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) terá menos desconto em 2016, segundo publicado ontem em Diário Oficial.



Valores - O percentual a ser cobrado na tributação é de 5%, porém, há anos os governantes concedem abatimento. Em 2015, por exemplo, o veículo de passeio era tarifado em 2,5% de seu valor de tabela, desconto de 50%. Para 2016, essa dedução diminuiu, elevando para 3,5% a tarifa sobre o mesmo veículo. Caminhões, ônibus e micro-ônibus, assim como ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos serão cobrados 2%. Para carros de passeio ou utilitários movidos a óleo diesel foi fixada tributação de 4,5% sobre o valor do bem.


Saúde - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é aguardado em Dourados no dia 1º de dezembro para o repasse de novos equipamentos para o Hospital da Vida. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também deve anunciar quando dará início o funcionamento do Hospital São Luiz, lançado no meio do ano para atender cirurgias eletivas.

Investigação - Apesar das duas boas notícias, muita gente ainda sofre com os problemas da saúde pública no município, tanto que o Ministério Público Federal, vai investigar o governo federal sobre os repasses realizados através do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são mais de 5,8 mil pessoas nas filas para procedimentos de ortopedia na cidade.

Fedentina - O mau cheiro voltou a ser ‘debatido’ por moradores de diversas regiões de Dourados na manhã de ontem. O odor, insuportável segundo as pessoas, teve início por volta das 11h e se estendeu até o início da tarde. Já passou da hora dos órgãos fiscalizadores buscarem os responsáveis pelo fato e tomarem as medidas cabíveis.

Recall - O Procon/MS alerta para o recall de veículos e do recolhimento de alguns brinquedos com lotes defeituosos no Estado. Segundo o órgão de defesa do consumidor, os chamamentos se dão aos proprietários da marca Honda, modelo HR-V modelo 2016, para resolução de problemas nas rodas traseiras e modelo FIT 2015, para tratar de problemas na transmissão do motor. Nos veículos da marca Toyota, modelo Hillux o problema está no airbag do motorista.

Brinquedos - Ainda conforme nota publicada pelo Procon, também há chamamento da empresa Amacom comércio exterior, que pretende recolher celular de brinquedo Disney Princesas e caminhão de fricção Power Rangers, totalizando mais de 2,9 milhões de unidades com defeito. Quem se encaixar nos recalls descritos podem entrar em contato com as empresas pelos telefones: Honda – 0800 702 5188, Toyota – 0800 703 02 06 e Amacom – 0800 772 2164.

Balanço - A Secretaria Municipal de Assistência Social apresenta na próxima sexta-feira durante audiência pública, a prestação de contas dos investimentos realizados no setor em Dourados durante o ano. O balanço será mostrado na Câmara de Vereadores, às 8h.

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeito que levou esposa à excursão com dinheiro público terá que devolver valores

Desistência de Doria à presidência deixa palanque tucano ‘livre’ para Bolsonaro em MS

Prefeito anunciará nome de adjunto e novas mudanças nos próximos dias

Alegando fazer política, pré-candidato ‘atropela’ e leva governador para passear

Deputados querem que corregedoria avalie cena de ‘bangue-bangue’ protagonizada em sessão da Assembleia

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida