domingo, 26 de maio de 2024
Dourados
12ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Jogo do Estadual de base precisa ser suspenso por falta de ambulância

14 maio 2024 - 00h03

Bola murcha...! Em que pese o titular da coluna sempre fazer críticas a então “gloriosa e eterna” diretoria da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) sob o comando de Francisco Cesário de Oliveira, que por mais que tentem não consegue há anos deixar a entidade sair dos últimos lugares no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o certo mesmo é que muitos dirigentes de clubes fazem e muito também para contribuir com este triste histórico no futebol brasileiro.

O desleixo por parte de alguns dos dirigentes dos clubes pode ser registrado com o que aconteceu neste final de semana no Campeonato Estadual Sub-13 no estádio “Olho do Furacão” em Campo Grande, onde um jogo pela categoria entre a Associação Atlética Portuguesa e Ícaro F.C, teve de ser encerrado no intervalo do primeiro para o segundo tempo, simplesmente porque a ambulância que estava no local para do evento conforme manda a regra de competições oficiais promovidas por federações, teve de sair para atender uma ocorrência e não voltou.

Com a ausência da ambulância, o jogo entre as equipes que estava 1 a 0 para a Portuguesa, foi interrompido pelo árbitro, após ele esperar o tempo determinado pelo regulamento, que é de 30 minutos, para ela voltar ou ser substituída por uma outra qualquer, porém isso não ocorreu.

Tal fato com certeza é muito triste, revoltante, principalmente para a garotada que compareceram ansiosos no estádio para jogar por sua equipe bem como também para os seus familiares que foram prestigia-las, principalmente por se tratar de uma competição que incentiva elas (a garotada) a praticar o futebol e claro, com isso sonhar em ser jogador profissional em um futuro próximo.

Não podemos nos esquecer que esse tipo de mazela sempre acontece também no nosso pobre futebol profissional, com muitos jogos iniciando fora do horário, após as viaturas da gloriosa PM (Polícia Militar) ou as ambulâncias sempre chegando atrasadas nos estádios para atender o regulamento da competição conforme determina a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) as suas federações, essa é a mais pura realidade...!.   

A FFMS por sua vez deverá marcar uma nova data para que este confronto suspendido pelo árbitro simplesmente por falta de ambulância possa ser concluído em seu tempo regulamentar.

É lamentável com certeza, e ainda querem que o futebol profissional sul-mato-grossense cresça com esses dirigentes que são piores que os que atuam nos amadores tanto da capital como do interior...!  

Independente desse episódio, a competição continua com três grupos, com o “A” tendo o Ubiratan de Dourados em primeiro com 10 pontos, o Instituto Ismaily de Ivinhema com nove, o Clube Esportivo Naviraíense com três e o Instituto AEFA de Dourados com um ponto.

No “B” o Corumbaense lidera com 12 pontos, o União/ABC com nove, o Novo com três e o CEPAC que não pontuou ainda. Já no “C” o Náutico de Campo Grande tem 12, a Associação Portuguesa com seis, o Grêmio Santo Antônio e Ícaro com um ponto cada.

Vale lembrar que nesta classificação não estão computados os pontos do jogo suspenso por falta de ambulância acima citado.

Bola cheia...! E a equipe do LEC (Liga Esportiva de Caarapó) /OAC (Operário Atlético Caarapoense) fez na noite de sexta-feira última à noite o dever de casa na Arena Maracaju, na cidade do mesmo nome, ao vencer por 5 a 4 o jogo de ida da Copa do Brasil de futsal a forte equipe do ADS / Sapezal de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

Com o resultado obtido jogando em seus domínios, O LEC/OAC com três gols de Rodrigo Melo, e de Madruga e Chico, vai agora em busca de pelo menos um empate no Mato Grosso no próximo dia 25, para tentar chegar as quartas de finais da competição nacional.

Bola cheia...! Ela vai para a equipe de futsal para cegos do ISMAC (Instituto Sul-mato-grossense para cegos) que vai para Brasília (DF) para participar da fase classificatória para a série “B” do Brasileiro.

A competição que é regional centro/norte e começa na data de hoje e vai até o dia 18 com o campeão e o vice garantindo as vagas para a série “B” será realizada na poliesportiva Vera Cruz contará com oito equipes distribuídas entre os estados do Amazonas, Distrito Federal, MT, MS, Pará, e Goiás, é uma das mais importantes do cenário nacional da categoria, com cada uma delas podendo registrar 12 pessoas entre atletas e comissão técnica.

Vale lembrar que o Brasil é uma referência mundial na modalidade, pois atualmente ostenta os títulos de pentacampeão paralímpico e também mundial.

Bola murcha...! Como era de esperar, o CREC (Costa Rica Esporte Clube) que é representante do Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de futebol profissional da série “D” voltou a levar mais uma piaba na competição.

Desta feita a “cobra do Norte” que pelo jeito está sem veneno perdeu por dois a zero neste final de semana último no estádio Willian David, em Maringá, no Norte do Paraná, para a equipe da casa, o Maringá Futebol Clube e com o resultado continua a segurar juntamente com a Patrocinense de Minas Gerais, a lanterna do grupo-7 com apenas um ponto ganho.

Agora o Costa Rica volta a atuar em seu estádio, o Laerte Paes Coelho, popular “Laertão” às 16 horas do próximo domingo contra o Pouso Alegre e com isso tentar sair da última colocação e porque não dar ao início de uma arrancada para a próxima fase da competição, o que venhamos e convenhamos, está muito difícil, pois os adversários do seu grupo são muito mais e melhores estruturados do que a equipe sul-mato-grossense.

Bola cheia...! E o CREC/Juventude de Dourados estreia neste próximo sábado contra o ADS/Sapezal do Mato Grosso na 1ª edição do Brasileiro de futsal pelo grupo “A” da competição.

O confronto será realizado na Arena Maracaju, em Maracaju, uma vez que a poliesportiva Ulisses Guimaraes em Dourados passa por uma ampla reforma. Vale lembrar que o CREC/Juventude irá mandar seus cinco jogos pela fase de classificação em Maracaju. Na chave além da equipe douradense e do Mato Grosso, consta ainda como adversários o Estrela do Norte (AM); Vasco (RJ); Fortaleza; Náutico; CRB (AL); Cruzeiro futsal (MG); Passo Fundo (RS) e América Futsal de Minas Gerais. Os jogos desta chave tiveram seu início no sábado passado. A equipe douradense conta com o apoio do Governo do Estado por meio da FUNDESPORTE (Fundação de Esporte e Lazer do MS); prefeitura municipal através da FUNED (Fundação de Esportes de Dourados) e grupos empresariais.

Bola murcha...! A coluna apurou que dirigentes de clube da região da grande Dourados está assediando jogadores da categoria Sub-20 de equipes adversárias para a competição estadual com proposta de salário mínimo para fazer parte de sua equipe.

Nesta guerra de montagem para a sua equipe que irá participar da competição, cujo o campeão e o vice estarão na Copa São Paulo de futebol júnior de 2025 representando o MS, o dirigente não se faz de rogado e teria mandado mesmo a proposta para o atleta da outra equipe, que no caso seria o Operário Atlético Caarapoense, para que ele viesse a fazer parte de seu plantel.

Isso é no mínimo um golpe baixo, se for verdadeira a informação, com certeza.

O titular da coluna vai apurar mais essa denúncia e com isso ampliar melhores e maiores informações sobre esse suposto assédio a atletas de outras equipes por parte deste dirigente...!

Bola cheia...! No último sábado aconteceu no estádio municipal de Fátima do Sul dois jogos beneficentes visando arrecadação em prol de uma associação ligada ao combate ao câncer.

Neste evento que contou com o DS/Ubiratan de Dourados e Seleção da Cidade na categoria Sub-17, a equipe douradense venceu pelo placar de 5 a 0 enquanto no confronto de fundo o eterno e saudoso clube 21 de Abril que tanta história fez nas décadas de 60 e 70 e parte de 80 no futebol amador regional, perdeu na categoria amadora para o 9 de Julho Futebol Clube pelo placar de dois a um.

Contando com a presença de um bom público no estádio, cada integrante das equipes levaram um quilo de alimentos não perecível para serem entregues a entidade assistencialista que há anos atua na causa de apoio as pessoas que contraíram essa terrível doença.

Bola cheia...! Com sua equipe técnica montada, tendo como técnico Igor Moraes, que foi preparador físico da equipe profissional do Ivinhema Futebol Clube no recém encerrado Estadual do futebol profissional; Antônio Carlos, o “Madalena” como massagista e Valter Gil preparador de goleiros, o “azulão do vale do Ivinhema” concluiu a montagem do seu plantel para participar do Sub-20 que iniciará no próximo dia 1º. De acordo com Douglas Ricardo, um dos integrantes da diretoria do clube, o objetivo da equipe é conquistar uma das vagas para a Copa São Paulo do ano que vem. “Estamos ainda avaliando alguns jogadores da nossa região e outro que estão vindo de fora por meio de amigos que conquistei no futebol. Acredito que faremos uma ótima campanha” disse Douglas Ricardo a coluna lembrando que a estreia da equipe será contra o C.D 7 de Setembro no dia 1º próximo no estádio “Saraivão”. Neste grupo consta além do Ivinhema e o 7 de Setembro, as equipes do DAC (Dourados Atlético Clube) e O.A.C (Operário Atlético Douradense).

Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana, e claro, com muita fé em Deus sempre para que ele proteja e dê forças às milhares de vítimas do nosso querido Rio Grande do Sul, que estão sendo castigadas é claro pela natureza. É vida que segue meu povo e que elas, as vítimas superem o mais rápido possível esse trauma, e que restabeleça em um futuro breve, a normalidade de suas vidas e de seus familiares nos seus cotidianos. Parei e fui, mas volto...!

*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)          

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bola cheia...! Bola murcha...!

Chegando as eleições, pré-candidatos já começam a 'aparecer' em partidas amadoras na Leda

'Chegada' em jogadores causa atrito entre diretorias às vésperas do Estadual Sub-20

Jogo do Estadual de base precisa ser suspenso por falta de ambulância

Sondagem ao Douradão; Juventude perto da estreia no Brasileiro de Futsal e "amadorzão" da Leda sem rodada

Mais Lidas

'SEGURANÇA LEGAL'

Empresas clandestinas de segurança são alvos de Operação da Polícia Federal em MS

DOURADOS 

Alerta de Frio: Temperaturas em Dourados devem cair no final de semana

NOVIDADE

Dourados poderá ter corredor gastronômico na avenida Weimar Torres

TEMPO

Inmet divulga alerta de tempestade para Dourados e região