sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Interino faz reunião com clubes e muda estatuto da Federação de Futebol

09 agosto 2024 - 16h08

Bola cheia...! De um simples radialista de uma emissora AM a cartola de futebol, e posteriormente já no seu segundo mandato consecutivo como prefeito da cidade sul-mato-grossense que escolheu para morar com a sua família.

Estamos falando -ou seria escrevendo- do paranaense Valdomiro Sobrinho, um dos fundadores do URSO (União Recreativo Social Olímpico) da cidade de Mundo Novo, município este que fica localizado entre as fronteiras do Paraguai (Salto del Guairá) e do Paraná (Guaira).

Fundado em 01 de janeiro de 1.997, o URSO por entender o folclórico e irreverente radialista e amante do futebol Valdomiro Sobrinho de que a cidade necessitava de ter um clube para promover entretenimento a população no futebol profissional sul-mato-grossense, em rápido estágio sagrou-se campeão da 2ª divisão ao vencer o ABC/União da capital por 1 a 0 (gol de Batata) em 2016, e desde então de lá pra cá fez história na 1ª, até sucumbir até a data de hoje fora das quatros linhas.

Neste espaço de tempo, Valdomiro Sobrinho, com poucas pessoas sabendo, apadrinhado por nada mais, nada menos pelo hoje megaempresário e apresentador de televisão Carlos Massas, o “Ratinho”, se candidatou e ganhou há quase oito anos atrás, a prefeitura do município que o acolheu junto com a sua família.

Após os seus quatro anos de mandato concluídos, ele veio a reeleição e novamente foi mantido no cargo por decisão dos eleitores. O seu segundo mandato será concluído no dia 31 de dezembro próximo com um alto índices de aprovação.

Quando se pensava que o irreverente radialista e cartola então eleito prefeito iria investir forte na sua cria, o URSO e que é denominado como “tricolor do Cone Sul), eis que Valdomiro Sobrinho  simplesmente passou a cuidar da cidade e principalmente da área rural pertencente ao município, deixando o comando do seu clube de coração ao filho, Jandaia Caetano, cuja administração do rapaz que também fazia papel de atleta do clube como zagueiro/médio volante, deu como resultado, a queda para a 2ª divisão, lugar que até os dias de hoje se encontra.

Com o término do seu segundo mandato como prefeito, acredita-se que para o ano que vem, Valdomiro Sobrinho voltará ao microfone, que é também uma das suas paixões desde criança, e claro, vai em busca de resgatar o URSO de volta ao futebol profissional primeiramente atuando na 2ª divisão de 2025, com um só objetivo, que é o de reconduzir a sua cria de volta a elite do nosso pobre futebol profissional em 2026.

É esperar para ver o futuro do URSO, todavia, o importante é ressaltar que Valdomiro Sobrinho com a sua irreverencia, coragem e simplicidade e agora forte politicamente no MS, além de estar sendo considerado como um dos melhores prefeitos da história da pequena cidade de Mundo Novo, com certeza é sim hoje um dos dirigentes de futebol que já tem seu nome marcado, carimbado na história do futebol profissional sul-mato-grossense, disso não há nenhuma dúvida...!

Bola cheia...! Com certeza vai para o quadro de arbitragem da hoje 'estuprada' FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) que vem se destacando em competições nacionais.

Um deles trata-se do auxiliar de arbitragem Eduardo Gonçalves da Cruz, que atuou no confronto entre o Red Bull Bragantino e Athlético Paranaense neste meio de semana em jogo de volta pela Copa do Brasil, cujo resultado final consagrou para a próxima fase o clube paranaense.

No confronto realizado no estádio Nabi Abi Chedi que terminou em 3 a 2 para o time paranaense sobre os paulistas, o trio de árbitros composto por Wilton Pereira Sampaio (Fifa) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e o sul-mato-grossense foram elogiados pelas suas atuações pela crônica esportiva paulista, fator este que é sim muito ótimo para a arbitragem sul-mato-grossense...!

Bola cheia...! “Melzinho na chupeta” ...! É assim que podemos dizer o que o Estevão Antônio Petrallás, presidente interino da hoje 'estuprada' e pobre FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) por determinação da poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com o aval do TJD/MS (Tribunal de Justiça Desportivo do Mato Grosso do Sul) passou em reunião aos dirigentes de clubes profissionais, amadores e de ligas amadoras, quando da apresentação das mudanças do estatuto da entidade máxima do futebol profissional sul-mato-grossense neste início de semana.

Na reunião que aconteceu no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho -auditório do M.I.S- na capital, por unanimidade, o presidente tampão por 90 dias no comando da entidade desde o final de maio último (Os 90 dias de interinidade será encerrado neste final de mês), em substituição legal, ao hoje licenciado e preso por uma tornozeleira Francisco Cezário de Oliveira e seu grupo. Francisco Cezário e seu grupo foram acusados pelo GAECO de um rombo estimado em cerca e 10 milhões ou mais.

Com relação a reunião do “melzinho da chupeta” digamos assim, Estevão Petrallás apresentou aos dirigentes dos clubes profissionais e amadores e ligas, as mudanças propostas no estatuto da entidade que passará a valer após o final deste conturbado mandato que somente trouxe mais uma vergonha, porque não nacional para o nosso querido Mato Grosso do Sul.

Em uma das mudanças que ainda falta ser registrado em cartório, Estevão Petrallás colocou que o próximo presidente terá quatro anos de mandato prorrogado por mais quatro, e que não poderá haver nepotismo na entidade, como parentes até de terceiro grau.

Prosseguindo no seu “melzinho na chupeta” aos dirigentes, no futuro novo estatuto terão direito a votos os seguintes dirigentes: Clube profissional da série “A”, três votos; clubes profissionais, incluindo os que estão na 2ª divisão, dois e os clubes amadores e ligas, apenas um voto.

Segundo o inteligente presidente interino que espera lá na frente se eleger como presidente legal sob a vigência do estatuto atualizado por ele, “o objetivo destas mudanças visa resgatar a credibilidade do hoje pobre futebol profissional sul-mato-grossense, que está há mais de quinze anos entre as três piores federações do país conforme ranking da entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF”.

Independentemente dessas mudanças anunciadas no estatuto da FFMS, com mel ou sem, uma coisa é mais do que certa, Estevão Petrallás a priori conseguiu contornar a rejeição da indicação de seu nome feita pela CBF dos dirigentes dos clubes profissionais e dos amadores e algumas ligas legais dadas no início, e contando até mesmo com o apoio do governador Eduardo Riedel, tem tudo para que lá na frente, venha a montar uma chapa para assim então concorrer e assumir legalmente, a entidade máxima do futebol profissional do MS, é esperar para ver...!.

Lá na frente então vamos ver se as colheres de sopa de mel dadas na interinidade por Estevão Petrallás aos dirigentes de futebol presentes na reunião onde apresentou e abordou as mudanças do estatuto da FFMS deram certo ou não, é esperar pra ver, isso é, com certeza o tempo dirá...!

Bola cheia...! Será hoje a 7 horas da noite nas dependências do estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores), o Congresso Técnico do campeonato de futebol suíço categoria 50tinha que será realizado no campo do Santo Antônio F.C do distrito da Picadinha...!

Bola cheia...! E a 21ª edição da Copa dos Comerciários definiu os semifinalistas da categoria aberto, que será realizada no dia 18 próximo, já que neste próximo domingo por ser o Dia dos Pais não haverá rodada.

Na disputa para ir à final, às 9h40 o Luster´s/Universo Confecções terá pela frente o sempre favorito ao título Inter Flórida e logo a seguir o Abevê/Comércio Mariano/ vai enfrentar o Cartola #16.

Bola cheia...! E o portão do estádio Napoleão Francisco de Souza não estará aberto neste final de semana em razão do Dia dos Pais para a realização dos últimos dois jogos da fase da mata a mata.

Para o dia 18 próximo então estará em campo às 8h40 o Ubiratan E.C e DS/Ubiratan e às 14h40 o favorito ao título Inter Flórida e Brasil F.C. Nestes dois confrontos em caso de empate a decisão para se saber quem prosseguirá na 20 edição da competição será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.

Bola cheia...! Amanhã a partir das 15 horas será o dia “D” para dois clubes da capital e dois do interior no estadual Sub-20 para a busca das duas vagas destinadas ao MS para a disputa da tradicional Copa São Paulo de futebol júnior e para a única vaga da Copa do Brasil, ambas competições a serem realizadas no início de 2025.

No estádio “Carecão” em Caarapó, o O.A.C (Operário Atlético Caarapoense) do representante comercial Giovani Marques terá pela frente o pentacampeão União/ABC.

Neste jogo que terminou em 0 a 0 em jogo conturbado de ida no estádio “Olho do Furacão” em Campo Grande, quem vencer garantirá a vaga a final e consequentemente para ir para a Copa São Paulo e por que não também para a Copa do Brasil. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.

Já no majestoso, porém abandonado estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, o DAC (Dourados Atlético Clube) do empresário Marcos Antônio de Araújo terá uma missão mais “espinhosa” pois terá de reverter a vantagem do então ex-todo poderoso Esporte Clube Comercial.

Na oportunidade em jogo de ida no domingo passado também no acanhado estádio “Olho do Furacão” a equipe douradense perdeu a invencibilidade ao ser derrotado por 1 a 0 para o “colorado” em jogo de ida na semana passada também na capital.

Neste jogo de volta, o DAC terá de vencer por dois ou mais gols para ir a final; e em caso de devolver o placar a decisão será também conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.

Já o “colorado” jogará por um empate para voltar a disputar pela segunda vez a Copa São Paulo.

Se der o DAC, a equipe douradense estará assim conquistando a sua primeira participação na competição paulista.

Com relação a Copa do Brasil, a equipe campeã da competição estará representando o MS na competição nacional da categoria.

Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter um excelente final de semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima terça-feira...!

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Há 23 anos, Ubiratan conquistava o bicampeonato sul-mato-grossense

No horário eleitoral gratuito, candidatos nada falam sobre investimento no Douradão

Cinco times começam a disputa por duas vagas na Série A do Estadual

Após anunciar desistência, Operário de Caarapó volta atrás e disputará Série B

Presidente do 7 tentará 'última cartada' para ter Douradão liberado na Sérir B

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos