domingo, 13 de outubro de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Há 23 anos, Ubiratan conquistava o bicampeonato sul-mato-grossense

13 setembro 2024 - 00h04

Bola cheia...! Viajar no tempo, principalmente quando este tempo foi ótimo e faz com que a história vivida por uma ou mais pessoas venha a fazer sentido, e claro, ser constantemente a ser lembrada com muita alegria.

Dito isso, este mês, há exatos 23 anos, o então glorioso UEC (Ubiratan Esporte Clube) de Dourados sob o comando do então vereador Joaquim Soares conquistava o seu segundo título de campeão estadual do futebol sul-mato-grossense no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” após aplicar um sonoro e inconteste 3 a 0 em cima da forte equipe da SERC (Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão) de Chapadão do Sul.

Naquela épica tarde de 6 de setembro perante um público divulgado pela então diretoria em 7 mil pessoas -com certeza foi mais- o “Leão da Fronteira” com dois gols do artilheiro Fialho, que encerrou a competição com 19 bolas nas redes, e um de Marco Antônio, a cidade parou para ver os bicampeões estaduais desfilarem pelas principais avenidas em cima de uma guarnição do CB (Corpo de Bombeiros), foi lindo demais, muito emocionante para a época com certeza.

Essa mesma alegria vale lembrar o primeiro título do “Leão da Fronteira”, na época comandado pelo então deputado estadual Roberto Razuk, conquistado em 29 de julho de 1.990 em pleno estádio “Virotão” em Naviraí após arrancar um suado empate em 0 a 0 frente a também poderosa SEN (Sociedade Esportiva Naviraiense).

Jogando pelo empate após vencer no “Douradão” na tarde de 25 de julho pelo placar de 1 a 0, gol de Tadeu, assim como há 23 anos, os jogadores e comissão técnica do “Leão da Fronteira” também desfilaram pelas avenidas principais douradenses, vindo assim a marcar o nome do clube até os dias de hoje com três conquistas estaduais em sua história, após é claro, conquistar também com Joaquim Soares no comando, o seu terceiro troféu em 1.999.

Infelizmente nos dias atuais, os torcedores do “Leão da Fronteira” somente vivem de lembranças destes bons momentos, que com certeza foram vistos e vividos por eles ao longo das três competições gloriosas nas quais estiveram presentes nas tardes das gloriosas e eternas conquistas.

Finalizando, com certeza o hoje futebol profissional do Ubiratan Esporte Clube, o eterno “Leão da Fronteira” adormece; seus torcedores envelheceram e claro, muitos já partiram para outro lado da vida.

O clube que tem como presidente o “eterno” Joaquim Soares e a sua sede na Cabeceira Alegre, somente tem como atividades, os bailões no seu salão social que realizados nos finais de semanas e feriados, e também mantém em parceria a DS/Ubiratan, que é uma escolinha de futebol que é paga por sinal. A escolinha mantém a parceria com o ex-jogador e bicampeão estadual pelo clube, Dênis Silva.

Essas duas atividades são o que mantém ainda vivo o nome do glorioso clube douradense, inclusive com participações com o futebol em campeonatos de categorias de bases e também no amadorzão que é promovido pela LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores).

Bola cheia...! Será neste domingo a realização das 4ª de finais da 14ª edição da Copa Cachoeirinha de futebol de campo, com três jogos.

Às 8 horas entram em campo Cartola# 16 F.C e Conveniência Amigos da Cachoeirinha e em seguida às 10 horas a equipe do PãoZão vai ter pela frente a Ashad 1804.

No período da tarde, às 15 horas o Enforcados FC/Destak Conveniência vai enfrentar o NL Pinturas/Bom Sucesso. O quarto jogo da fase que seria entre o Nova Dourados e Jardim Itália não tem data ainda para ser realizado.

Bola cheia...! E a 21ª edição do Interdistrital de futebol de campo prossegue na manhã deste domingo com mais dois jogos.

Às 8h45 no campo do Nacional em Vila Vargas, a equipe da casa, o Esporte Clube Nacional tentará se recuperar da derrota na estreia contra o Esporte Clube São Pedro enquanto no distrito da Picadinha no mesmo horário haverá as estreias do Santo Antônio Futebol Clube e Esporte Clube Cooperativa da Vila São Pedro.

Bola cheia...! Em Caarapó a LEC (Liga Esportiva Caarapoense) abriu nesta semana para oito vagas as inscrições para o 2º campeonato sub-15 de futebol de campo. O valor da inscrição 250 reais por equipe, com isenção de taxas de arbitragens. Haverá premiações em troféus e medalhas aos três primeiros e também troféu ao artilheiro e goleiro menos vazado.

O Congresso Técnico da competição segundo Paulo Cáceres, um dos diretores da LEC será realizado às 18h30 da próxima quarta-feira na sede da entidade.

Bola cheia...! E a FFMS divulgou os árbitros e seus assistentes e suplentes que estarão atuando neste final de semana pela segunda rodada do Estadual da 2ª divisão.

O destaque vai para o jogo entre o C.D 7 de Setembro, que buscará a sua reabilitação na competição contra o estreante O.A.C (Operário Atlético Caarapoense), que terá três mulheres nos trabalhos em campo, sendo duas como assistentes e uma como 4ª árbitra.

Fábio Silva de Oliveira será árbitro central desta partida que até o fechamento desta edição a FFMS ainda não tinha um estádio definido para este jogo, porém, é mais provável que será no acanhado “Chavinhas” em Itaporã.

O árbitro será auxiliado pela assistente 1 Elita Maria da Silva e Fabiana Nunes Fabrao. A 4ª arbitra será Karina Carvalho Rocha. Vale lembrar que a Grande FM 92,1 vai transmitir o confronto, com narração de Daniel Santos; comentários do grande Fábio “Kaxote” Dorta e reportagem de Paulo Wagner e Cristiano Cícero e na técnica central Izael Silva.   

Já no não menos acanhado estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas em Capo Grande, o Esporte Clube Comercial vai também em busca da reabilitação contra o líder Águia Negra de Rio Brilhante.

A arbitragem central será de Luiz Eduardo da Silva Duarte. Ele terá como assistentes Eduardo Gonçalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo e como 4º árbitro Kelven Taques da Silva.

Bola cheia...! Adiada por três semanas em razão do clima muito quente que afetou o gramado do estádio Napoleão Francisco de Souza, a diretoria da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) marcou para este final de semana a largada das quartas de final da 20 ª edição do Campeonato Amador/Taça Invictus Sports de futebol de campo.

Amanhã às 14h40 o Luster´s/Confecções Universo terá pela frente o Marília Esporte Clube.

Já no domingo a programação marca dois confrontos, sendo eles:

Às 9h10 o Ubiratan Esporte Clube enfrentará o Nova Dourados e às 14h40 o atual campeão e favorito mais uma vez ao título, o Inter Flórida vai enfrentar o Real Oviedo de Rio Brilhante.

Fechando essa etapa, às 14h40 do dia 22 o Esporte Clube São Pedro vai enfrentar o PãoZão.

Em todos os confrontos em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão para se saber quem seguirá para a semifinais serão conhecidos por meio de cobranças de penalidades máximas.

A diretoria da LEDA informa que nos jogos a seguir nesta fase no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, somente serão permitidos a entrada de veículos da Polícia Militar, ambulância, portadores de deficiência física e também da imprensa.

Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter um excelente final de semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima terça-feira...!

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol de MS, mais uma vez, nas páginas policiais

Jogo da Série B do Estadual tem gandulas improvisados

FFMS marca reunião que pode colocar fim a 'Era Cezário'

7 de Setembro vai mal em campo, mas faz golaço fora dele com campanhas

"Bola cheia...! Bola murcha...!" dá uma pausa e retorna nos próximos dias

Mais Lidas

11 E 12 DE OUTUBRO

Comércio, bancos, repartições públicas; veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

VILA ROMA II

Mulher registra ocorrência após ter residência invadida enquanto dormia

DOURADOS

Suspeito de assassinato em conveniência mandou mensagem para vítima antes do crime

DOURADOS

Homem é assassinado a tiros após discussão em conveniência