Bola murcha...! Lá nos meados da década de 80 já dizia o então mestre Telê Santana, recém-chegado a fazer uma mudança geral no São Paulo Futebol Clube, a de que uma boa partida de futebol para uma equipe técnica ou não para agradar os torcedores, começaria por um bom gramado.
Para Telê Santana, um gramado em ótima condições de jogar bola seria uma ferramenta fundamental tanto para a equipe da casa, no caso, o São Paulo, como para seus adversários, e assim foi feito, com a diretoria do “tricolor paulista” vindo a investir alto na manutenção do gramado do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o glorioso “Morumbi”.
Com essa iniciativa partindo de Telê Santana sendo prontamente atendida pela diretoria do “tricolor paulista” na época, é evidente que outros clubes também fizeram, e a partir deste momento os torcedores paulistas passaram a assistir grandes jogos tanto na capital como no interior.
Dito isso, voltando ao nosso pobre futebol profissional Sul-mato-grossense que há anos capenga no cenário brasileiro, com o recém final da série “A”, e agora com a inicial realização da “B” com apenas cinco clubes, o que se pode ver -ou seria ouvir- são os reclames tanto por parte dos participantes como da crônica esportiva, é a má qualidade dos gramados dos acanhados estádios, como o Jacques da Luz, nas Moreninhas na capital; do “Chavinha” em Itaporã; do “Virotão” em Naviraí e claro, o do “Ninho da Águia”, em Rio Brilhante.
Com gramados judiados pela grande temporada de seca que assola o MS bem como o excesso de uso por parte de equipes amadoras que utilizam os estádios, somado com as qualidades dos atletas profissionais que estão atuando no futebol Sul-mato-grossense, que já não é boa, a tendência com certeza, é os torcedores -ou testemunhas- terem de presenciar jogos horríveis tecnicamente simplesmente por que a bola não rola como queria digamos assim lá trás, o grande mestre Telê Santana, que chegou no “Morumbi” e por meio de sua iniciativa revolucionou os clubes nos tratos com os seus gramados.
Aqui em Dourados não podemos deixar de registrar, o gramado do hoje “abandonado e mal cuidado” estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, está “morto” há mais de dez anos pelo seu tempo de uso e de sua manutenção (poda).
Há mais de dez anos temos que registrar aqui, o piso do estádio “Douradão”, que hoje possui um moderno sistema de irrigação para molhar a grama, deveria ser trocado, porém entra administração, sai administração -leia-se FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) -, e esta troca não é realizada.
Portanto...!
Para fazer com que o futebol profissional Sul-mato-grossense volte a ser forte como outrora, seria necessário não só clubes montarem grandes planteis, com jogadores técnicos, com qualidades, mas sim, com o apoio inclusive do Poder Público, a realizar um amplo trabalho de manutenção nos gramados de seus respectivos estádios, caso contrário continuaremos a ver a bola pular ou seria quicar, mais do que “pipoca em banha quente”, em ver dela rolar nas hoje judiadas quatro linhas, que fazem parte das ferramentas, para que os torcedores -ou testemunhas- possam assistir um bom espetáculo, como sempre assim desejou lá atrás o grande mestre Telê Santana...!
Bola cheia...! E com chuva intensa neste último domingo a bola rolou em dois distritos douradenses pela 21ª edição do Campeonato Interdistrital de futebol de campo.
No estádio Joaquim Ramos, no distrito de Vila Vargas, o Esporte Clube Nacional recebeu o Esporte Clube São Pedro da vila do mesmo nome, e levou uma sapecada ao perder dentro de seus domínios pelo elástico placar de 7 a 1. O destaque ficou para o jogador Peterson que marcou quatro gols para a sua equipe.
Já no distrito da Picadinha, o Santo Antônio Futebol Clube em sua estreia levou também dentro de casa uma piaba de 6 a 2 para o Esporte Clube Cooperativa da Vila São Pedro. O destaque ficou para o jogador Juninho “Ceart” que balançou a rede três vezes para a sua equipe, que vale ressaltar, também fez a sua estreia na competição.
Bola cheia...! Pelo Campeonato Amador da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) que está nas quartas de final, no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza no sábado à tarde, o Luster´s / Confecções Universo passou de fase nos pênaltis após empatar em 1 a 1 com o Marília Esporte Clube.
Nos tiros livres diretos, o Luster´s / Confecções Universo venceu pelo placar de 6 a 5.
Já na manhã de domingo sob muita chuva, o Ubiratan Esporte Clube passou fácil pelo Nova Dourados Futebol Clube, ao vencer pelo placar de 5 a 1.
No período da tarde, às 14h40 o Inter Flórida, atual campeão da competição e novamente franco favorito ao título, atropelou ao vencer por 9 a 0, a equipe do Real Oviedo de Rio Brilhante.
Para fechar as quartas de final resta agora o último confronto marcado para às 14h40 do próximo domingo entre o Esporte Clube São Pedro e PãoZão Futebol Clube.
Bola cheia...! Neste próximo sábado no distrito da Picadinha haverá as semifinais do campeonato que leva o nome da comunidade, na categoria Sub-13.
De acordo com a tabela, às 8h30 entram em campo o DS/Ubiratan “B” e Instituto AEFA e logo a seguir a Associação Bellini de Rio Brilhante vai ter pela frente o DS/Ubiratan “A”. Por outro lado, a diretoria do Santo Antônio Futebol Clube que realiza e coordena os campeonatos de bases, anuncia para o início de outubro, com as inscrições abertas, o campeonato Sub-15.
Para maiores e melhores informações, com Antônio Faccin por meio do telefone (67) 9-9675-8577, e a competição premiará os três primeiros com troféus e medalhas assim como para o artilheiro e o goleiro menos vazado.
Bola cheia...! E as quartas de finais da 14ª Copa Cachoeirinha de futebol de campo foram definidas neste domingo último no campo do José da Silva.
Em um dos confrontos, a Conveniência Amigos F.C venceu por 4 a 3 o Cartola #16 F.C enquanto no segundo confronto o Ashad 1804 F.C venceu nos pênaltis o PãoZão por 5 a 4 após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
No próximo domingo haverá a disputa de mais dois jogos que definirão os classificados para a sequência da competição.
Bola cheia...! E a FBMS (Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul) definiu as datas das finais do estadual de categorias de bases da modalidade Sub-14 feminino a ser realizado na moderna Arena Maracaju.
De acordo com a FBMS, estarão em quadra entre 11 e 14 próximo, às equipes do CAIC e Erasmo Braga de Dourados, Ponta Porã e Campo Grande. Os confrontos serão todos contra todos até que seja conhecida equipe campeã e vice da competição.
Bola murcha...! Vai para o andar da carruagem sobre a operação “cartão vermelho” deflagrada em maio que resultou na prisão do então presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) Francisco Cesário de Oliveira e seu grupo.
O hoje presidente licenciado após ser preso pela segunda vez por determinação da Justiça no dia 28 último, está de volta em casa, claro, munido de tornozeleira eletrônica.
Francisco Cesário foi liberado novamente pela Justiça após passar mal, com seus advogados alegando ter ele sofrido um suposto quadro de desidratação na última quinta-feira.
A liberação de Francisco Cesário foi assinada pelo juiz plantonista Marcelo Ivo de Oliveira no sábado.
Às 16h30 o presidente licenciado da hoje falida e humilhada FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) foi levado para casa pelos seus advogados.
Uma coisa é triste neste país, onde a mesma Justiça que manda prender, manda soltar e assim a vida segue neste país infestado de tantas e tantas denúncias de grupos empresariais e políticos, ligados a carteis, formações de quadrilhas e corrupções, que mesmo com as autoridades policiais, a maioria federais e GAECOS da vida entre outros órgãos investigativos comprovando os milhões desviados do Poder Público principalmente, acaba sempre dando em nada, ou melhor, acabam em pizza...!
Bola cheia...! E o projeto “gandula Down” criado entre a presidência interina da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) por meio de Estevão Petrallás em parceria com a Associação Juliano Varela, de Campo Grande, foi colocado em prática no jogo entre o Esporte Clube Comercial e Águia Negra de Rio Brilhante.
No confronto em que a equipe do interior venceu a então toda poderosa da capital pelo placar de 2 a 0 no acanhado estádio Jacques da Luz, nas “Moreninhas” pela segunda rodada do estadual da série “B”, atuaram como “gandula Down” os alunos Igor Cézar Chaves de Freitas e Alisson Romeiro Gonçalves.
Os dois foram os primeiros a atuarem em jogos oficiais da FFMS.
Além desta parceria, a empresa A3DG conta junto no projeto que deverá ser mantido até o final da competição e que retornará na série “A” da competição do ano que vem...!
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter todos nós uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na sexta-feira, acho né...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)