CONVENCEU? “Não são as estrelas que vão me guiar. São as escolhas que vão me levar”. Essa frase de efeito na abertura do último programa do PMDB teve o objetivo de alertar o Planalto das consequências - se não der maior espaço ao partido.
NA PRÁTICA a gente sabe como funciona essa política do ‘é dando que se recebe’. O PMDB levou o carimbo de mero coadjuvante e quer mais em troca da governabilidade. Quando Renan diz que a coligação com o PT ‘capenga’, está dado o recado.
‘APLAUSOS’ Enquanto o povo esperneia, a Câmara Federal reajusta verba de gabinete, auxílio moradia, conta telefônica e facilita as viagens aéreas dos deputados e mulheres. Mais uma decisão entre amigos com os custos pagos por nós, é claro!
A PROPÓSITO Entre janeiro de 2007 e outubro de 2008 o deputado Dagoberto Nogueira usou essa cota de passagens para 40 voos internacionais ( Paris, Milão, Miami, Nova York e Buenos Aires). Em 22 deles levou a mulher e a filha.
DAGOBERTO se defendeu na mídia: “A gente fica até envergonhado porque entra na vala comum, que me revolta. Mas nunca me locupletei do dinheiro público.” Em tempo: essas viagens do deputado do PDT e familiares custaram R$92.629,60. De leve...
O EPISÓDIO enseja o convite ao leitor para refletir sobre os argumentos dos políticos para justificar sua conduta. Alegam que é direito, que tem amparo na lei. Mas esquecem a ética. Ora! Nem tudo que é legal é moral. E pensar que eles representam você!
RESPEITO quem opta por escrever perfumarias, mas é preciso também motivar o leitor ao exercício de reflexão. Infelizmente, de modo geral, o legislador municipal, estadual e federal, adota a ‘Lei de Gerson’. Só visa vantagens pessoais. E só!
‘PIZZA’ Difícil acreditar num bom trabalho da CPI da Petrobrás na Câmara Federal. Já nasceu com duas coleiras: no presidente – do PMDB - e no relator do PT. Aliás, o deputado Marum, integrante dela, deve se cuidar para não sair desgastado.
A TORCIDA mesmo é para a criação da CPI dos empréstimos do BNDES. Dizem que os rombos seriam muito superiores ao caso Petrobrás e do Mensalão. E pensar que o PT pregou ( disse pregou) transparência e ética na administração pública.
ELOGIOS O prefeito petista Heitor Miranda – (Porto Murtinho) elogiou ao cronista a equipe de Reinaldo, em especial a Eduardo Riedel e Jaime Verruck. Disse ainda que o estilo pessoal do governador facilitará as relações prefeitura-Estado.
ESTILO Cada governante tem o seu e reflete na equipe. Aliás, prefeitos e vereadores tem saído da governadoria elogiando a postura do chefe da Casa Civil Sergio de Paula. É na Casa Civil que um governo começa a ser avaliado pelos agentes políticos.
A NORMA Quando um vereador, prefeito. representante de entidade se dirigem à governadoria, esperam um tratamento cordial. Claro, difícil atender a todos os pedidos, mas vale como a justificativa é feita. No mínimo saem bem impressionados.
É PRECISO ter paciência para ouvir os reclamos. Mas é necessário que o governante também tenha sabedoria ao dizer não aos pedidos. Na política isso é fundamental, sob pena desta insatisfação se transformar em estigma de governo insensível e duro.
GIROTO Sua nomeação se deu pela sua competência profissional (rara atualmente) e pelo fato do PR comandar o Ministério dos Transportes. Sorte de Reinaldo e dos nossos municípios. Ele conhece a nossa malha viária como a palma da sua mão.
CARÊNCIA Como bem observa o publicitário Ariosto Barbieri; bastaram alguns dias de greve dos caminhoneiros para ficar exposta a fragilidade logística do país nos transportes - sem outros canais alternativos como ferrovias e hidrovias.
CONVENHAMOS Esse pessoal dos transportes parece não ter a dimensão do poder de fogo que tem. Basta fechar meia dúzia de rodovias que o Brasil trava. E as ameaças do ministro da justiça é um desastre político ao PT. A Venezuela é aqui?
CADEIA De vez em quando os poderosos provam de seu veneno e sentem os efeitos. Compare as imagens de João Paulo, Zé Dirceu, Valdemar Costa Neto e Zé Dirceu – antes e depois da prisão. Sumiu o orgulho e envelheceram precocemente.
IMAGINE a humilhação deles junto aos familiares e vizinhos. Seus filhos sabem o teor da opinião pública sobre o caso. Vejam os empreiteiros presos na ‘Lava Jato’. A exemplo do pessoal do Mensalão, se julgavam intocáveis, acima de tudo.
ESPERANÇA Não digo que o país esteja mudando, porque os políticos continuam os mesmos. Mas graças ao apoio da mídia, a opinião pública tem conseguido alguns porta vozes na justiça para apenar políticos e poderosos corruptos. Já é um consolo.
BOQUINHAS Nomeações recentes de parentes e apaniguados de políticos em vários segmentos do serviço público demonstram a insaciabilidade de poder. Neste item não há distinção entre os partidos. Como se diz: pregam uma coisa, fazem outra.
BOM SINAL Com a demissão de 260 funcionários terceirizados, o Tribunal de Contas do Estado prepara-se para convocar 20 auditores de controle externo aprovados em concurso. Uma das metas prometidas pelo presidente Waldir Neves.
“A gente quer paz, mas sabemos brigar”. (Lula – sobre a Petrobras)