Bola cheia...! Que frio que nada...!
O povo gosta mesmo é de prestigiar coisa boa, e isso foi possível registrar quando aconteceu neste domingo último tanto pela manhã como no período da tarde, mesmo com uma temperatura baixíssima na região da Grande Dourados.
O público prestigiou em massa as três finais de competições da Copa dos Comerciários pela manhã e no período da tarde, a grande final do campeonato estadual de futebol de campo na categoria sub-20, realizada no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.
Na sede campestre do Sindicato dos Comércio de Dourados, foi realizada a grande final da 21ª edição da Copa dos Comerciários de futebol suíço aberto, antes, porém, teve as definições das categorias 40 e 50tinha.
Na categoria 50tinha, na grande final entre Vidraçaria Meneses/AABB e Mercado Julifran de Fátima do Sul que teve seu início às 8 horas, a equipe fatimassulense levou a melhor e ficou com o título ao vencer o adversário pelo placar de um a zero.
Nesta categoria, em terceiro lugar ficou a equipe da Casa Nova E.C que recebeu o troféu e a premiação de 400 reais em dinheiro enquanto a vice-campeã, levou o troféu e mil reais e a grande campeã o troféu e dois mil reais. Neraldo foi o goleiro menos vazado enquanto Lindovan foi artilheiro. Os dois receberam 100 reais e troféus.
Logo após a definição do 50tinha, foi a vez da decisão da 8ª edição da categoria 40tinha, que teve seu início 9 horas entre o C.A.D.A (Clube Atlético Dallas Alimentos) e 21 de Abril / Telenet de Fátima do Sul.
Ao termino do jogo, o C.A.D.A conquistou o título ao vencer a equipe de Fátima do Sul pelo placar de 5 a 1. O goleiro André do C.A.D.A e Paulista do Mercado Super 10 / Camapi/ Ranzi como artilheiro desta categoria foram premiados com 100 reais cada mais troféus.
Já a equipe em terceiro lugar, o Mercado Super 10 / Camapi/ Ranzi recebeu 500 reais mais troféu enquanto a vice-campeã 21 de Abril / Telenet levou mil e 500 reais mais troféu e a grande campeã, o C.A.D.A levou três mil reais e o troféu.
Encerrando a manhã fria, porém de decisões quentes no futebol suíço das finais do Comerciários, na categoria aberto entre o Inter Flórida e Abevê/Comercial Mariano, teve seu início às 11 horas e deu a lógica.
Após um empate em um a um no tempo normal, o goleiro Wellington fez mais uma vez a diferença, e garantiu nos pênaltis por três a dois, a vitória do Inter Flórida, consequentemente o título.
Wellington recebeu 100 reais e o troféu como o goleiro menos vazado da categoria enquanto Ian do A.R.L F.C recebeu a mesma premiação como artilheiro.
Já por equipe, o Luster´s / Universo Confecções levou 800 reais mais troféu ao ficar em terceiro lugar enquanto o Abevê/Comercial Mariano embolsou dois mil reais e o troféu. O Inter Flórida, grande campeão levou mais um troféu para a sua galeria e a quantia de três mil reais em dinheiro.
Bola cheia...! Prosseguindo com o frio dominical esportivo douradense, após as finais na Copa dos Comerciários pela manhã, no período da tarde foi a vez do público comparecer nas arquibancadas do “gelado” estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” para prestigiar a grande final entre o DAC (Dourados Atlético Clube) e O.A.C (Operário Atlético Caarapoense).
Ao término do confronto entre a equipe que representa a cidade de Caarapó contra os douradenses, vale lembrar que o O.A.C, que é presidida pelo comerciante e representante comercial Giovani Giolando Marques, mantém sua matricula em Dourados conforme registra-se sobre as suas atividades de associações de defesa de direitos sociais -ensino de esporte-, ou seja, como uma associação privada com endereço à rua Santos Dumont, n.º 10, no Parque Arnulpho Fioravanti, no Jardim Paulista.
O O.A.C foi merecidamente o grande campeão ao vencer de virada a equipe douradense pelo placar de dois a um e ambas equipes estão garantidas na próxima edição da Copa São Paulo de futebol júnior. O O.A.C. também vai representar o MS na Copa Brasil de 2025 da categoria.
O lado bom deste confronto foi o comportamento das torcidas das duas equipes, assim como os trabalhos montados pelos seguranças de uma empresa privada, e pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Agetran. Top de linha, tanto que não foi registrado nenhum incidente ao longo do jogo e antes e pós jogo...!
Bola cheia...! Está confirmado para acontecer somente a partir do dia 08 próximo em razão do gramado estar degastados por falta e chuva, as quartas de final da 20ª edição do Amadorzão da LEDA.
Todos os confrontos serão realizados no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense Amadores).
Vale lembrar que em todos os confrontos das quartas de finais, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão para se saber quem vai avançar na competição será conhecida por meio de penalidades máximas.
Bola cheia...! E vem aí a realização da 21ª edição do Campeonato Interdistrital de futebol de campo.
A competição está marcada para ser aberta às 14 horas do próximo dia 8 com o perfilhamento das equipes no estádio Fradique Corrêa, em Vila Vargas.
A competição é realizada pela prefeitura por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).
O Campeonato Interdistrital terá como primeiro jogo logo após a abertura o clássico local, Associação Atlética Vila Vargas e Esporte Clube Nacional.
Estão na competição os seguintes Distritos douradenses: Grupo “A”: Colonial de Indápolis; Esporte Clube Vila São Pedro; Esporte Clube Nacional e AAVV (Associação Atlética Vila Vargas). No grupo “B” estão: AAVF (Associação Atlética Vila Formosa); E.C Cooperativa da Vila São Pedro Veteranos Panambi e Santo Antônio Futebol Clube da Picadinha. Todas as equipes jogam contra todas de seu grupo e as duas primeiras de cada um serão os semifinalistas d competição.
Vale lembrar também que o jogo da final será realizado em ida e volta, com a equipe que fez a melhor campanha decidindo em casa o título da competição.
Bola murcha...! E o imbróglio envolvendo o nome de quem de fato será o presidente da hoje falida e 'estuprada' FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) continuará por mais noventa dias por decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A entidade máxima do futebol brasileiro indicou por noventa dias como interventor da FFMS o nome de Estevão Antônio Petrallás em substituição a Francisco Cezário de Oliveira, após o então presidente ser preso com seu grupo pelo GAECO na operação “cartão vermelho” em maio último acusado de corrupção entre outros delitos que culminou em um prejuízo de mais de dez milhões.
Com o prazo dado pela CBF estando por quase acabar, ela prorrogou por mais 90 dias o cargo de presidente interino a Estevão Petrallás, ou seja, pelo visto de 90 em 90 dias ele vai continuar no cargo como mandatário da entidade máxima do nosso pobre futebol profissional sul-mato-grossense.
Bola murcha...! Foi a multa de dez mil reais imposta pelo TJD/MS (Tribunal de Justiça Desportivo / Mato Grosso do Sul) ao O.A.C. (Operário Atlético Caarapoense) após o incidente envolvendo o técnico do DAC, Mateus Sabatine, que foi agredido com uma cacetada na cabeça desferida pelo segurança Wesley Ivan Polinário, da empresa Caarapó Segurança Privada.
Com a multa devido ao fato de agressão após o acusado ter sido supostamente ser chamado de “macaco” segundo ele, ainda cabe recurso por parte da diretoria do clube que por ser o mandante do jogo teria que disponibilizar segurança aos presentes. Porém, por ironia do destino, foi um dos contratados para prestar segurança, o acusado desta lambança toda, que após ser filmada, viralizou para o mundo inteiro via redes sociais.
Bola cheia...! A CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) divulgou a 3ª Taça Brasil sub-14 que neste ano será realizada de 21 a 27 de setembro em João Pessoa, na Paraíba.
Na competição nacional, o MS estará sendo representado pela equipe do AAEP/Escolinha Pato de Campo Grande. Alojado no grupo “A” o representante sul-mato-grossense terá como adversário o Sport Recife (PE); Medianeira (PR) e Benfica (PB).
A competição que será realizada na Arena APCEF é formada por quatro grupos com quatro equipes, dos quais classificam dois cada um para a próxima fase que será na mata a mata.
Bola murcha...! Ela vai novamente pela falta de serviço de bar nas dependências do estádio “Douradão” durante o jogo da final do Estadual sub-20 realizado no domingo à tarde.
Embora estivesse muito frio nas dependências do estádio, parte do bom público presente nas arquibancadas chiaram uma barbaridade pela falta do serviço de bar, o que é lamentável, com certeza...!
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana com muita luz, paz, e claro saúde...! Fui, mais volto se Deus quiser na sexta-feira...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)