sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Final do Estadual fica manchada com acusação de racismo e violência

20 agosto 2024 - 00h04

Bola murcha...! Era para ser apenas uma partida de futebol com gosto de festa do interior na tarde de sábado último no estádio do “Carecão” na pacata cidade de Caarapó por se tratar de um confronto de ida da decisão do Estadual Sub-20 entre a equipe da casa, o O.A.C (Operário Atlético Clube) e o DAC (Dourados Atlético Clube), de Dourados.

Em campo, os “meninos” fizeram uma ótima apresentação digna de uma final de campeonato, cujo placar final ficou em um a um, todavia, ao apito final do árbitro, o caldo entornou de vez quando as duas equipes se dirigiram para os vestiários, que ficam um ao lado de outro.

O caldo desandou quando um dos jogadores da equipe visitante, que seria um dos goleiros, arremessou uma garrafa contra a janela -vitro- do vestiário da equipe da casa, vindo a provocar danos no interior dele, com alguns estilhaços acabando por atingir um membro da comissão técnica e alguns jogadores que já estavam se despindo para tomar sua ducha.

Com a confusão armada por este atleta segundo apurou a coluna, no lado exterior dos vestiários teve o início da confusão maior envolvendo o técnico do DAC, Mateus Sabatine, 40 anos, que levou a pior ao ser agredido “covardemente” por trás por um golpe de cassetete na cabeça deferido por um dos integrantes da equipe de uma empresa de segurança privada da cidade que foi contratada pela diretoria do O.A.C para trabalhar no evento.

Vale lembrar que a cena do momento da agressão ao treinador do DAC foi gravada e lançada nas redes sociais e em sites da região e também da capital, o que é lamentável, deprimente pelo fato de ter ocorrido em um evento que é feito somente para proporcionar alegria e entretenimento para quem comparece no estádio.

O técnico foi socorrido encaminhado ao hospital da cidade, onde teria levado uma sutura na cabeça, cujo resultado lhe concedeu cinco pontos, e em seguida após ser liberado, veio com a delegação para Dourados, aonde registrou a agressão sofrida no estádio na DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento).

Em nota, o agressor teria segundo consta agredido o técnico da equipe douradense, após este ter lhe ofendido no momento em que agia com seus companheiros de trabalho para controlar o clima entre os dois planteis que estavam se insultando mutuamente, inclusive com altas ofensas morais.

Ainda de acordo com declarações do agressor -nome não sabido pela coluna- que também teria depois dos fatos comparecido na delegacia de Caarapó para registrar uma ocorrência de injuria racial, o técnico Mateus Sabatine foi quem provocou toda essa “patifaria” quando teria segundo ele, teria lhe dito: “Seu nego macaco, não sabe com quem está mexendo”, oportunidade em que ele foi atrás e ao perder o equilíbrio emocional veio a cometer a agressão, que por muito pouco não se transformou uma tragédia.

Dito isso, o presidente do O.A.C Giovani Marques afirmou que tomou todas as providências exigidas pela FFMS (Federação e Futebol de Mato Grosso do Sul) para receber a partida, porém não esperava que logo após o termino dos 90 minutos de um grande jogo de final de campeonato iria ocorrer essa confusão, que somente veio para estragar a festa. “Nem tudo que a gente tenta controlar, consegue. Contratamos essa empresa de segurança para atuar no jogo, agora, o caso lamentavelmente parou na polícia que vai investigar tanto a agressão sofrida pelo técnico do DAC por parte do segurança, como a denúncia de que ele, o segurança, tenha sofrido o crime de injuria racial. Somente lamento o caso, por tratar-se de uma agressão contra um profissional, o que não justifica essa violência em um jogo de futebol. Este tipo de acontecimento é uma coisa que eu e a nossa diretoria somos terminalmente contra. Mas temos também que investigar o outro lado, que é o crime de injuria racial que teria sofrido o segurança por parte do treinador. O segurança que é ligado a empresa legalmente documentado, ao ser desacatado com a injúria racial pelo treinador,  deveria sim que comunicar a Polícia Militar o fato, e essa a de detê-lo e encaminha-lo em seguida para a delegacia para que ele pudesse se explicar sobre a acusação que lhe foi imputado” disse Giovani Marques reafirmando que o caso agora está nas mãos da Polícia Civil tanto de Caarapó como de Dourados que deverá apurar os fatos.

O presidente do DAC Marcos Araújo por sua vez em nota no Instagram de seu clube e nas redes sociais também lamentou o episódio. “É lamentável, mas o treinador de minha equipe foi covardemente agredido no estádio em Caarapó. É triste, mas vamos cobrar providencias sobre este lamentável fato que deve ser apurado e o autor unido. É dever do mandante do jogo segundo o regulamento da competição coordenar e dar suporte e segurança para quem está nas arquibancadas torcendo e principalmente quem está envolvido na realização do jogo” frisou o presidente do DAC insinuando que não havia segurança no estádio, o que não seria verdade, mas que um fato isolado teria provocado toda esta patifaria após o final do jogo.     

Por outro lado, a FFMS (Federação e Futebol de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira emitiu uma nota afirmando ter tomado conhecimento dos fatos e que irá encaminha-los para o TJD (Tribunal de Justiça Desportivo) para que possa tomar as medidas cabíveis.

Finalizando, as duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 15 horas, no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” e quem vencer será a grande campeã, e em caso de empate, a decisão será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.

Com este episódio triste e lamentável ocorrido no jogo em Caarapó na tarde de sábado último, é de se esperar que no jogo de volta neste próximo domingo às 15 horas no “Douradão”, agora sob a responsabilidade da diretoria do DAC,  tal fato não volte a repetir para o bem do futebol sul-mato-grossense  que necessita com urgência ressurgir das cinzas como um Fênix, após os episódios de corrupções que foram detonados pelo GAECO em 21 de maio último na sede da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), cujo resultado final mandou Francisco Cezário de Oliveira que comandava a entidade havia mais de 26 anos e seu grupo para atrás das grades, acusados de um rombo de mais de 6 milhões de reais. Não custa lembrar que a FFMS hoje está sob a presidência interina de Estevão Antônio Petrallás, cujo prazo de 90 dias estão se expirando.       

Com relação ao O.A.C e o DAC, vale lembrar que as duas equipes já conquistaram as vagas para a Copa São Paulo de futebol júnior em janeiro, e a campeã vai representar o Mato Grosso do Sul na Copa Brasil da categoria.

Bola cheia...! No topo do mundo está o paratleta sul-mato-grossense e   multicampeão de canoagem Fernando Rufino que vai em busca do ouro nas Paralimpiadas de Paris, que terá a sua cerimônia de abertura em 28 próximo.

Natural de Itaquirai, no Cone Sul do MS, Fernando Rufino é hoje um dos destaques da delegação brasileira que estará em Paris com 279 paratletas para disputar 20 das 22 modalidades que estarão em disputas. Ouro em 2020 em Tóquio; e ouro no Pan-americano 2018; no Mundial de 2021 e ouro nas Paralimpiadas de 2000, Fernando Rufino conseguiu já feitos que poucos paratletas conquistaram. As provas de Fernando Rufino serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de setembro.    

Bola cheia...! Vem aí o Amadorzinho da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores), com competições nas categorias 12, 14 e 16 anos.

Os valores das inscrições segundo Eurides Castilho, o “Tubaína”, presidente da LEDA serão de 250 reais para o Sub-12; 400 para o 14 e 500 reais para o 16. Para mais e melhores informações sobre as competições poderão serem obtidas pelo telefone: 9-9941-6341 - Tubaína.

Bola cheia...! Infelizmente sem a presença de uma equipe representando Dourados, a segunda maior cidade do MS, a FFMS (Federação e Futebol de Mato Grosso do Sul) realiza às 14 horas desta terça-feira em sua sede em Campo Grande uma reunião técnica com dirigentes de clubes femininos de futebol de campo que estarão disputando o estadual.

Foram convidados os dirigentes do O.F.C (Operário Futebol Clube), que é a equipe atual campeã; do Esporte Clube Comercial; A.A Portuguesa e CEFAC/ Esquerdinha, todos da capital, além do SEINTER de Dois Irmãos do Buriti; Costa Rica Esporte Clube; Corumbaense; São Gabriel D´oeste e Aquidauanense. A reunião definirá os critérios e o regulamento da competição que terá nove finais de semanas para os confrontos e que está marcada para ter o seu início na segunda semana de outubro.

Bola cheia...! E a Copa dos Comerciários de futebol suíço de Dourados definiu as três finais das categorias 40tinha; 50 e aberto.

Na categoria 50tinha, a grande final entre Vidraçaria Meneses/AABB e Mercado Julifran de Fátima do Sul será realizada às 08 horas deste próximo domingo.

Logo a seguir será a vez da decisão da 8ª edição da categoria 40tinha marcado para às 09 horas entre o CADA (Clube Atlético Dallas Alimentos) e 21 de Abril / Telenet de Fátima do Sul. Encerrando a programação das finais do Comerciários, em seguida vai acontecer a categoria aberto entre o Inter Flórida e Abevê/Comercial Mariano, em confronto marcado para às 10 horas.

Bola cheia...! Com inicio programado para acontecer somente a partir do dia 08 de setembro em razão do gramado estar degastados por falta e chuva, foi definido na tarde deste último domingo no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza com o jogo entre o Ubiratan Esporte Clube 3, DS/Ubiratan Sub-17 anos 1, as quartas de finais da 20 edição do campeonato amador da LEDA (Liga Esportiva Douradense Amadores).

De acordo com a tabela, as quartas de finais terão os seguintes confrontos: No dia 08 de setembro às 8h40 entram em campo o Luster´s/Confecções Universos e ás 14h40 Esporte Clube Vila São Pedro e PãoZão.

No dia 15 de setembro, às 8h40 entram em campo o Ubiratan Esporte Clube e Nova Dourados e às 14h40 o favorito ao título Inter Flórida e Real Oviedo. Vale lembrar que em todos os confrontos das quartas de finais, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão para se saber quem vai avançar na competição será conhecida por meio de penalidades máximas.

Bola cheia...! Vem aí, até que enfim, a realização da 21ª edição do Campeonato Interdistrital de futebol de campo, competição esta que está marcada para ser aberta às 14 horas do dia 08 de setembro, no estádio Fradique Corrêa, em Vila Vargas.

Realizada pela prefeitura por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), o Interdistrital terá como primeiro jogo logo após a abertura com o perfilhamento das equipes inscritas, o clássico local, Associação Atlética Vila Vargas e Esporte Clube Nacional. Estão na competição os seguintes Distritos douradenses: Grupo “A”: Colonial de Indápolis; Esporte Clube Vila São Pedro; Esporte Clube Nacional e AAVV (Associação Atlética Vila Vargas). No grupo “B” estão: AAVF (Associação Atlética Vila Formosa); E.C Cooperativa da Vila São Pedro Veteranos Panambi e Santo Antônio Futebol Clube da Picadinha. Todas as equipes jogam contra todas de seu grupo e as duas primeiras de cada um serão os semifinalistas d competição.

Vale lembrar também que o jogo da final será realizado em ida e volta, com a equipe que fez a melhor campanha decidindo em casa o título da competição.

Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na sexta-feira...!

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados) 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Há 23 anos, Ubiratan conquistava o bicampeonato sul-mato-grossense

No horário eleitoral gratuito, candidatos nada falam sobre investimento no Douradão

Cinco times começam a disputa por duas vagas na Série A do Estadual

Após anunciar desistência, Operário de Caarapó volta atrás e disputará Série B

Presidente do 7 tentará 'última cartada' para ter Douradão liberado na Sérir B

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos