segunda, 04 de julho de 2022
Dourados
32°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

FFMS mantém silêncio em relação a denúncia de suposta 'venda de resultados'

17 junho 2022 - 10h49

Bola cheia...! Conhecida popularmente por muitos como bilhar ou como sinuca, esta prática de jogo está em todo os cantos do país e movimenta bares, lanchonetes, clubes e até mesmo em residências particulares.

Em muitos dos confrontos é claro, rola muito dinheiro entre os jogadores, e em muitos casos, alguns preferem disputar uma “cervejinha” numa rodada de melhor de três, fator este que é muito bom também para os donos dos estabelecimentos.

O jogo de sinuca muitos dizem que não se trata de um esporte, porém entendemos que sim, pois ela além de movimentar a mente de quem está com o taco nas mãos, também faz com que ele, o jogador, fique horas a fio circulando em torno da mesa.

Dito isso, em Dourados e nos distritos do município, nos diversos bares -ou seria botecos- e lanchonetes existentes ocorrem sempre nos finais de semana e também em dias de feriados diversas disputas ou grandiosos torneios individuais e até mesmo em dupla.

Muito destes jogos são regados a churrascos com mandioca ou tira-gostos, que na maioria são servidos pelos proprietários ou adquiridos através de “vaquinhas” feitas pelos frequentadores.

Com relação aos torneios, muitos deles contam com premiações em dinheiros além de troféus ou medalhas para os três  -muitas vezes cinco- primeiros colocados.

Como o ano é eleitoral, muitos destes torneios que já estão sendo marcados para acontecer em vários bairros, a maioria deles claro, nas periferias ou nos distritos estão contando com o apoio -ou seria patrocínio- dos pré-candidatos que já colocaram seus nomes para tentar a reeleição ou aqueles que estarão tentando a sua primeira vitória nas urnas em 03 de outubro, quer seja para presidente, governador, senador, deputado federal ou estadual.

Finalizando, o bilhar ou sinuca como dizem, com certeza é um esporte sim, pois não é qualquer um que aguenta ficar uma, duas, cinco e até dez ou 24 horas rodando em torno de uma mesa com um taco e giz branco e azul nas mãos. Haja preparo físico e vontade de jogar, e porque não, ainda ganhar uma grana regada a cerveja, refrigerante ou água, não é mesmo meu povo...!

Bola murcha...! A atual diretoria da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) bem que poderia fazer uma movimentação -ou seria uma vaquinha- entre os dirigentes de clubes para restaurar a frente do estádio Napoleão Francisco de Souza, que está muito deteriorada pelo tempo.

Vale ressaltar que a frente do estádio há muitos anos não recebe a atenção que faz por merecer, ou seja, uma nova pintura.

Bola cheia...! A bola vai para um jogo de futebol de campo beneficente que estará sendo realizado às 18 horas deste sábado na vizinha cidade de Caarapó.

O evento será realizado no estádio “Carecão” para arrecadar alimentos -menos sal- e leite para serem doados para famílias carentes do município.

Está de parabéns para as pessoas que idealizaram realizar este jogo festivo, que com certeza irá contribuir em muito com muitas famílias caarapoenses.

Bola cheia...! A Copa dos Comerciários de futebol suíço prossegue neste domingo nas categorias aberto e quarentinha.

Na quarentinha, às 8h30 entram em campo as equipes do Juralei A.C e Inter Flórida / Armazéns Naturais no campo 1 e no dois no mesmo horário a equipe do Loureiro F.C e Santo Antônio / Matoso.

No aberto às 8 horas entram em campo o Skoob Du/ Friosul Refrigera e H-20 e Loureiro F.C contra o Luster no mesmo horário.

 As 9h40 entram em campo Império /Trevão e Abevê e Nova Dourados contra o UD Almeria/Boca Motos.

No mesmo horário Marília E.C e Guanabara e Amigos do Arthur contra Jânio Miguel / Mercado Soares.

Bola cheia...! A bola volta a rolar neste sábado e no domingo no legendário estádio Napoleão Francisco de Souza nas categorias Sub-17 e no Amadorzão.

Pelas semifinais do Sub-17 às 10h15 entram em campo AEFA e Jabá/Projeto Maranata e no domingo às 12h45 LEDA/D-9 F.C e Meninos da Vila/ Getúlio Lanches.

Vale lembrar que em caso de empate nos dois jogos, a decisão para se saber que irá para a final será conhecida através de cobranças de penalidades máximas.

No Amadorzão, a rodada abre às 15 horas de sábado com o confronto entre o favorito Inter Flórida e a equipe Te´Ykuê Indígena de Caarapó pelo grupo “A”.

No domingo às 8 horas jogam Jabá/Marçal Filho e Golden Colções pelo grupo C, e às 10 horas Ubiratan E.C e Franco Resende de Maracaju pelo grupo D.

Às 15 horas estarão se enfrentando pelo grupo E as equipes do UND/Marçal Filho e Denis Silva/Ubiratan Esporte Clube.

Bola murcha...! Até o momento a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) por meio do seu TJD (Tribunal de Justiça Desportivo) ainda não se manifestou a quantas andas a denúncia de supostas “vendas de resultados” por parte de alguns clubes que disputaram o Estadual deste ano. Na suposta denúncia um dos clubes seria o Coxim da cidade do mesmo nome, e teria sido articulado pelos dirigentes e alguns jogadores.  

Bola cheia...! A quem interessar possa, o estado de saúde do professor Rubens Hissao Minagutti, o “Bim” ainda é instável.

“Bim” que vale a pena lembrar ao povo douradense foi o criador da então FUNCED (Fundação de Cultura e de Desporto) na década de 1.980. Ele ainda permanece internado sob observação na CTI (Centro de Tratamento Intensiva) do Hospital do Coração, porém de acordo com informações dos profissionais em educação física  Carlos Eduardo Stranieri, o “Goiaba” e José Ormezino, o “Bedeu” estaria até esta sexta-feira (17/06) lúcido e vem reagindo bem aos medicamentos e também realizando sessões diárias de hemodiálises.

Também vale a pena registrar que o professor que está desempregado há mais de um ano, antes de adoecer vinha ministrando gratuitamente no ginásio da escola Neil Fioravanti/CAIC, treinamentos de basquetebol para garotas de 12 a 17 anos.   

Os médicos aguardam uma maior melhora do professor que hoje está com 71 anos, para transferi-lo para um apartamento do hospital.      

Por hoje é só meu povo, e lembre-se que a busca pela felicidade, é uma eterna luta no cotidiano de uma pessoa...! Fé em Deus hoje e sempre e que possamos ter um final de semana com muita alegria e paz...! Fuiiii...!

      

Waldemar Gonçalves é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados) 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enquanto amador prospera, futebol profissional segue em baixa em Dourados

Vila Olímpica Indígena continua abandonada pelo poder público

Se dentro das quatro linhas o futebol de MS não é lembrado, fora delas a arbitragem se destaca

'Amadorzão' esquenta na Leda com goleada no final de semana

FFMS mantém silêncio em relação a denúncia de suposta 'venda de resultados'

Mais Lidas

DOURADOS

Idosa cai em golpe do falso sequestro, mas polícia consegue impedir transferência bancária

DOURADOS

Drogado, homem acaba preso após agredir filha e esposa

REGIÃO

Droga apreendida em veículo que capotou é avaliada em 1,5 milhão

RIO BRILHANTE

Caso de homem encontrado morto dentro de residência é investigado