terça, 10 de dezembro de 2024
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Estadual 2025: FFMS anuncia premiação de várzea para clubes profissionais

15 novembro 2024 - 00h04

Bola murcha...! A atual administração da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) sob o comando hoje de Estevão Antônio Petrallás, presidente interino graças à intervenção da poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em início de junho último em substituição a Francisco Cezário de Oliveira, que foi defenestrado do cargo após ser preso pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) acusado de diversas falcatruas quando estava no comando da entidade, ignorando o próprio novo estatuto; a tal da Lei Pelé e o dito cujo Estatuto do Torcedor, realizou na tarde da quarta-feira última, o Congresso Técnico visando o próximo campeonato estadual de futebol profissional que tem como data base a ser iniciado em 19 de janeiro próximo com dez clubes, sendo eles segundo entendidos da legislação esportiva do país, a maioria todos irregulares perante das leis.

Entre os debates e mudanças com os dirigentes sobre como a competição vai acontecer, o que mais chamou a atenção do titular da coluna foi o anuncio tão “comemorado” por parte de Estevão Petrallás e a sua diretoria, de que nesta competição haverá de forma “inédita” segundo ele, o valor de 80 mil reais em premiação para ser fatiado entre os três primeiros colocados; ao artilheiro e ao goleiro menos vazado além é claro, dos troféus  medalhas, como se fosse uma grande conquista, um grande feito.

Pelo visto, o titular da coluna entende que parece ser uma brincadeira por parte destes dirigentes que estão agora a frente da FFMS após a tempestade que resultou na prisão de Francisco Cezário e a maioria do seu grupo.

Se Estevão Petralhas e seu grupo sonham em querer resgatar o futebol profissional do caos na qual se encontra há anos graças segundo o GAECO a administração de Francisco Cezário de Oliveira e seu grupo, esse valor de 80 mil fatiados tão comemorado por ele que é hoje presidente interino da entidade que se encontra pobre e 'estuprada'.

Vale ressaltar que Estevão Petrallás e seu grupo que estão a frente dessa entidade máxima do futebol profissional sul-mato-grossense, que teria hum milhão e meio de subsidio anual para gastar e não se sabe dá onde vem essa grana toda, com certeza deve saber que 80 mil reais já há algum tempo, é dinheiro de premiação paga proporcionalmente em muitos campeonatos de várzeas, amadorzão e também em grandes torneios que sempre são realizados em diversas cidades do estado, inclusive na capital como o famoso do “terrão”.

Pela “alegria” dos que estão à frente da FFMS, os 80 mil tão propagado por eles serão distribuídos da seguinte forma:

O clube campeão levará 45 mil reais em prêmio mais troféu e medalha; o segundo lugar 25 mais troféu e medalha e o terceiro colocado 10 mil reais mais troféu e medalha enquanto o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição receberá dois mil e 500 reais.

Resumo: O titular da coluna entende que esse valor tão propagado -e comemorado- pelo presidente interino da FFMS Estevão Petrallás como inédito nos estaduais do futebol profissional já realizados, com certeza é um dinheiro de pinga -ou seria cachaça- dado como premiação aos três primeiros clubes na classificação geral da hoje pobre competição, como diz o adágio popular...!   

Somente para efeito de comparação, o campeonato Mato-Grossense que também terá dez equipes e terá o seu início no dia 21 de janeiro, sendo uma delas hoje na série “A” do Brasileiro, que é o Cuiabá e uma outra na série “D”, o Luverdense, a federação mato-grossense já entregou 50 mil reais para cada equipe iniciar os trabalhos de montagem do seu plantel, e mais 100 mil reais no final para quem mais levou torcedores em seus estádios em média ao longo da competição.

Como se vê, é por aí que se vê do porque o futebol do MS está entre os três piores do país, pois não dá para comparar nem mesmo com o do estado vizinho que está há mais de dez anos em alta, inclusive no cenário nacional, não é mesmo...!         

Bola cheia...! Vai para a abertura da Copa Picadinha Sub-07 de futebol suíço que está marcada para acontecer neste sábado (16/11) no distrito da Picadinha.

Na competição pelo grupo “A” estão as equipes do Franco Resende de Maracaju; Atlético Guaicurus; Santo Antônio F.C e DS/Ubiratan Esporte Clube enquanto pelo “B”, a APAEFS; o I’Sport e o Euro Sport.

A abertura da competição será às 15 horas com o jogo entre a equipe do DS/Ubiratan e o Santo Antônio Futebol Clube; em seguida a APAEFS enfrentará o Instituto AEFA e o Franco Resende de Maracaju encerrará a rodada enfrentando o Atlético Guaicurus. I´Sports e Euro Sport vão estrear somente na tarde do dia 23.

Bola cheia...! Neste final de semana prossegue a 21ª edição do Interdistrital de futebol de campo.

A rodada da competição que é realizada pela Prefeitura Municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) marca os seguintes confrontos no domingo pela manhã: No estádio Tácito Pace em Indápolis, o Colonial Esporte Clube recebe o E.C Nacional de Vila Vargas enquanto no campo da Vila Formosa a Associação Atlética Vila Formosa terá pela frente o Santo Antônio da Picadinha.

Na competição já estão classificados para as semifinais as seguintes equipes: Pelo grupo “A” a A.A.V.V (Associação Atlética Vila Vargas) e Esporte Clube São Pedro e pelo “B” o Panambi Veteranos do Panambi e Associação Cooperativa da Vila São Pedro.

Bola cheia...! Será entre amanhã e domingo na capital do MS a realização do 2º torneio centro-oeste de futebol de mesa.

O evento que será o maior do MS organizado pela FEFUMEMS (Federação de Futebol de Mesa do MS) contará com 32 botonista (atletas) de oito estados -SP, DF, GO, RS, PR, SC, RG e MS-.

Os confrontos serão realizados nas dependências do shopping Bosque dos Ipês divididos em quatro divisões, sendo elas, ouro, prata e bronze, vida incentivar e fortalecer a modalidade no estado.

Bola cheia...! Com muita festa, alegria e claro, confraternização entre as equipes, encerrou-se no domingo passado a 5ª edição do campeonato guerreiras do terrão de futebol suíço na aldeia indígena Bororó, e a equipe do Juventude GK sagrou-se tricampeã da competição ao vencer por 7 a 0 o Inter F.C. Em terceiro lugar ficou a Império que enfiou 3 a 0 na UFG Sport. A equipe campeã levou o troféu mais mil e 500 reais, a vice mil reais e a terceira colocada 500 reais. A goleira e a artilheira levaram 100 reais cada uma mais o troféu. Os jogos que são realizados há anos pelo desportista Jorge Roberto foram realizados no campo do Pyto na aldeia Bororó.

Bola cheia...! Para a imprensa na capital, o presidente do DAC (Dourados Atlético Clube) Marcos Araújo disse que sua equipe já está trabalhando; que já conta com treinador e mais de 13 jogadores que farão parte do plantel a partir de janeiro para estrear no estadual e jogar a Copa do Brasil. Agora, quando ele vai apresentar o seu povo a imprensa douradense só Deus saber. Uma coisa é certa...!

O DAC corre o risco de mandar o seu jogo tanto pelo Estadual como pela Copa do Brasil/2025 em outra cidade do MS, pois “graças a competência” da atual administração, leia-se FUNED (Fundação de Esportes de Dourados)”, dificilmente o hoje majestoso, porém abandonado estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” estará liberado para receber jogos e público neste início de ano que mansamente vem chegando...!                           

Bola murcha...! Como era de esperar, os reclames quanto as condições do estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, que é utilizado para receber jogos do estadual do campeonato de futebol profissional e também amador da Capital são muitos. Além das condições do gramado, informações constam que o banheiro do vestiário dos visitantes está literalmente podre, com o piso e os bancos dos atletas imundos e os vasos sanitários entupidos com fezes digamos assim, antigas. Esse registro foi possível registrar no último jogo entre o Comercial de Campo Grande e C.D 7 de Setembro de Dourados pela última rodada da série “B” do nosso pobre futebol profissional...! Depois dessa, parei...!             

Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter um excelente feriado e claro, um final de semana com muita paz e luz...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima terça-feira...!

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados) 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bola cheia...! Bola murcha...!

Com time douradense em campo, Liga Terrão terá final matinal no domingo

Com premiação maior que o Estadual, Liga Terrão será decidida no domingo com portões fechados

Bola cheia...! Bola murcha...!

Se não conseguir apoio público e privado, time não disputará Série A do Estadual

Mais Lidas

POLÍCIA

Homem é preso acusado de abuso sexual contra enteada de 13 anos 

POLÍCIA

Perseguição policial com helicóptero chama atenção no centro de Dourados e traficante é preso

DOURADOS

Concurso da UFGD tem inscrições prorrogadas até janeiro

ACIDENTE

Motorista embriagado causa acidente, fica ferido e durante atendimento médico agride profissional