quarta, 24 de julho de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Enfoque Eleitoral

Noemir Felipetto

Ensino fundamental incompleto é o maior percentual dos eleitores de Dourados

17 junho 2024 - 07h11

Números apurados

Após o fechamento do cadastro eleitoral, onde foi contabilizado o número de eleitores de Dourados para 2024, em 163.387, apurados em 31 de maio, revelam 38.357 eleitores tem o ensino fundamental incompleto, sendo o maior dos percentuais, 23,48%.

Mais números
Os analfabetos somam 2.724 eleitores. Os que tem curso superior são 29.677 eleitores. Os que tem superior incompleto são 15.654. Ainda os dados apontam que 7.014 sabem ler e escrever, 37.249 tem o ensino médio completo, 9.488 o fundamental completo e 23.255 o médio incompleto.

Balizamento
Os números divulgados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral e está servindo de base para entendidos em política fazerem cálculos e prognósticos para as eleições, além de estarem sendo montadas estratégias por marqueteiros visando atrair o voto dos eleitores, com os dados disponibilizados.

Vagas na Câmara
Esse ano, uma das novidades é o aumento do número de vereadores em Dourados, que passou de 19 para 21 vagas. Partindo-se do pressuposto que ficam pelo caminho de 30% a 35% dos votos (nulos, brancos e abstenções), a tendência é que sejam aproveitados entre 110 a 120 mil votos.

Coeficiente
Partindo-se desses números a tendência é que cada partido ou federação, caso queria eleger um vereador terá que fazer em torno de 5 mil votos dentre os até 22 nomes que podem ser lançados.

Sobras
A lei eleitoral também traz que caso o partido ou federação partidária, não atinja o coeficiente, tem direito a disputar uma das vagas das chamadas sobras eleitorais. Aí terá que somar em torno de 4 mil votos.

Só elogios
Faltando menos de 4 meses para as Eleições Municipais 2024, a presidente do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, destacou o trabalho de servidores da Corte, bem como os que estão lotados nos TRE’s e Fóruns Eleitorais. Afirmou que confia segurança e tranquilidade do pleito.

Acirrado
Historicamente as eleições municipais são dotadas de emoções e paixões. Candidatos estão mais próximos dos eleitores, e aí a disputa é sempre acirrada. Destacou a ministra que mesmo o país vivendo momentos de ódio e de incompreensões, os servidores têm de passar ao eleitor a certeza de que tudo correrá bem.

5.568 municípios
O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 acontece no dia 6 de outubro, e o segundo, onde for necessário, ocorre no dia 27. Mais de 156 milhões de eleitores irão às urnas eletrônicas escolher novos prefeitos e vereadores.

Horário da eleição 
Este ano a eleição também terá horário para começar e terminar entre 08h à 17h., no horário oficial de Brasília. No caso de MS, por exemplo, a eleição começa às 07h e termina as 16h.

Tocantins
Desmenbrado de Goiás em 1988, a região norte virou o estado do Tocantins, o mais novo dentre os 26 estados brasileiros. José Wilson Siqueira Campos, mais conhecido como Siqueira Campos, cearense nascido em 1928 e falecido em 2023, foi o primeiro governador daquele Estado no mandato 89/91. Depois foi eleito em outras duas oportunidades 95/2003 e 2011/2014.

Frase da semana
“Quem enriquece com dinheiro público não tem vocação para herói”.

Carlos Lacerda - deputado federal e governador do extinto estado da Guanabara (1960/65), hoje Rio de Janeiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ofendidos já podem requerer direito de resposta à Justiça Eleitoral

Convenções partidárias: para que servem?

TSE tem jurisprudência pacificada sobre fraude à cota de gênero

MS tem três municípios com mais eleitores que habitantes

Multa imposta a Lula e a turbinada na pré-candidatura de Boulos

Mais Lidas

DOURADOS

Mais de três anos depois, Exército finaliza obras na pista do Aeroporto

DOURADOS

Expo-Flor começa na próxima semana na Praça Antônio João

DOURADOS

Aeroporto tem parte burocrática adiantada, mas Anac solicita 'pequenas correções' na pista

DOURADOS

Corpo encontrado carbonizado em rodovia é de servidor aposentado; mulher é presa na ação